Cinta de Apoio Lombar – Quando Ela é Indicada?

Uma cinta de apoio lombar pode ser um elemento eficaz de um plano de tratamento abrangente para certas doenças da coluna vertebral e pode fornecer suporte para a coluna durante a cura após uma cirurgia nas costas.

Cintas de suporte lombar podem ser úteis em certas circunstâncias, mas não são a solução definitiva para todos os problemas de coluna lombar.

Continue a leitura deste artigo para saber mais informações sobre o uso de uma cinta de apoio lombar, quais são as situações em que ela está indicada e os cuidados que precisamos ter durante sua utilização.

Objetivos de Usar uma Cinta de Apoio Lombar

Coletes e cintas lombares comprimem o abdômen, o que aumenta a pressão intra-abdominal. Este ato permite que a pressão na coluna vertebral seja reduzida, proporcionando algum alívio.

Uma cinta de apoio lombar pode ser prescrita pelo seu médico, para alcançar alguns destes objetivos:

  • Reduzir a tensão muscular e a dor lombar;
  • Melhorar a postura para redistribuir o peso na coluna;
  • Fornecer um ambiente de cura saudável para as estruturas da coluna vertebral;
  • Aumentar a função durante a atividade diária.

Indicações

Os objetivos acima são alcançados pelos mecanismos básicos da cinta dorsal durante o uso. Os mecanismos de alívio da dor variam um pouco pelo design da cinta, mas, em geral, uma cinta é capaz de:

  • Fornecer suporte adicional para a coluna. Uma cinta dorsal pode adicionar estabilidade quando a região lombar está instável devido a estruturas espinhais lesionadas ou enfraquecidas. Ao segurar o dorso em uma postura segura e de apoio, um suporte para as costas pode ajudar a fornecer um ambiente de cura saudável para a lesão atual e prevenir lesões adicionais;
  • Reduzir a pressão nas estruturas da coluna vertebral. Uma cinta dorsal pode ajudar a descarregar parte do peso normalmente colocado na parte inferior das costas, reduzindo a pressão nas articulações, discos e músculos da coluna. Ao reduzir a pressão espinhal, uma cinta dorsal pode diminuir a tensão muscular dolorosa, que é uma reação protetora comum após uma lesão;
  • Reduzir a amplitude de movimento durante a cura. Uma cinta para as costas é usada para prevenir ou restringir movimentos dolorosos, como torcer a coluna ou inclinar-se para a frente, para trás ou para o lado. Limitar os movimentos e posturas dolorosas também pode ajudar a melhorar a percepção do posicionamento do corpo (propriocepção), o que permite ao usuário ajustar conscientemente a postura para melhorar a saúde das costas;
  • Reduzir o micromovimento entre os segmentos vertebrais. Os suportes também limitam o excesso de micromovimentos em um segmento espinhal específico ou fratura vertebral. Limitando assim a dor causada pela tensão muscular e articulações irritadas ou raízes nervosas.

Alguns estudos demonstraram que a adição de uma cinta dorsal a um regime de tratamento melhora a mobilidade e os escores de dor melhor do que apenas fisioterapia e analgésicos.

Cuidados e Precauções

É importante reconhecer que uma cinta dorsal quase nunca é uma parte permanente de um plano de tratamento. Um colete lombar é geralmente prescrito para ser usado por um certo número de horas por dia. E o regime pode variar de alguns dias a várias semanas.

O período de tempo para uso é delineado e monitorado pelo médico. Isso é importante para limitar a dependência, prevenir a atrofia muscular e mitigar outros efeitos negativos do uso prolongado, garantindo a máxima eficácia.

Além dessas precauções, considere que o uso prolongado de cintas de suporte lombar pode levar ao enfraquecimento dos músculos da região lombar e abdominal, uma vez que esses músculos não são utilizados tanto quanto deveriam.

E lembre-se de que o uso de uma cinta lombar não deve ser considerado um substituto para o tratamento adequado, como fisioterapia ou medicamentos, e deve ser utilizado apenas como uma medida temporária para aliviar a dor.

Mais informações sobre este assunto na Internet: