Como a Obesidade Pode Prejudicar sua Coluna

Como a Obesidade Pode Prejudicar sua Coluna

Obesidade Prejudica a Coluna. Em geral, as pessoas com sobrepeso correm um risco muito maior de sofrer de dores nas costas e quaisquer problemas musculares ou articulares.

Basicamente, o excesso de peso carregado por uma pessoa obesa coloca pressão e tensão adicionais na coluna, assim, aumentando o potencial de lesão na coluna e nas costas.

Há uma variedade de condições diferentes que podem ocorrer na região posterior por causa da obesidade, que serão discutidas em detalhes neste artigo. Acompanhe.

Como a Obesidade Prejudica a Coluna

Pessoas que sofrem de obesidade têm um risco aumentado de problemas especificamente na região lombar (parte inferior das costas). Como há excesso de peso na seção média, a pelve é puxada para a frente, forçando a parte inferior das costas e criando muita dor e problemas médicos.

Se você tem excesso de gordura na barriga, é provável que apresente sintomas em sua coluna. Seu núcleo é o centro de gravidade e mudará com o excesso de peso. Essa mudança puxará seu corpo para a frente e potencialmente forçará suas costas. A mudança também fará com que seu corpo mantenha uma postura não natural que, ao longo do tempo, causa problemas nas costas.

Consequências do Excesso de Peso para a Coluna

Hérnia de Disco

As chances de sofrer de uma hérnia de disco aumentam se você estiver com sobrepeso, entre outras coisas. Se você está carregando excesso de gordura corporal, ainda mais pressão é colocada em seu disco intervertebral. Fazendo assim com que a deterioração do disco do seu corpo aconteça em um ritmo muito mais rápido.

Abaulamento do Disco

Da mesma forma que uma hérnia de disco, o excesso de peso ou a obesidade aumentam a tensão nas costas e na coluna. Um disco protuberante ocorre quando o disco vertebral sai de sua posição normal e começa a invadir o espaço dos nervos espinhais. Isso é mais comum em pessoas obesas por causa da tensão já aumentada que é colocada nas costas e na coluna devido ao excesso de peso.

Fratura por Compressão

As fraturas por compressão podem ocorrer em qualquer parte da coluna, mas mais comumente na coluna torácica inferior e na coluna lombar superior. O excesso de peso causa maior pressão nessa área, tornando-a mais propensa às fraturas.

Doença Degenerativa do Disco

A doença degenerativa do disco se refere ao enfraquecimento de um ou mais discos intervertebrais. Assim como em outras condições da coluna, tudo gira em torno do peso que é colocado sobre ela. Essencialmente, esta condição é mais comum em pessoas obesas porque o excesso de peso acelera o processo de envelhecimento.

Osteoartrite da Coluna Vertebral

Assim como acontece com as outras doenças da coluna, o excesso de peso está colocando mais tensão na coluna. No entanto, a osteoartrite das mãos também é mais comum em indivíduos com sobrepeso. Alguns especialistas acreditam que suas chances de osteoartrite aumentam quando você é obeso devido à reduzida capacidade do corpo de circular o sangue, reduzindo a oxigenação dos tecidos.

Acentuação da Lordose

A hiperlordose é uma condição em que a coluna vertebral na parte inferior das costas apresenta uma curvatura excessiva. Uma barriga proeminente puxará naturalmente sua pélvis para a frente, o que criará uma curva maior em sua coluna. Provavelmente, isso causará grande tensão e dor nos músculos das costas.

Benefícios da Perda de Peso para a Coluna

Perder alguns quilos pode reduzir seus problemas nas costas, diminuir o risco de certos tipos de câncer e, por fim, acrescentar anos à sua vida.

Contudo, é importante entender o que realmente está acontecendo com seu corpo quando você começa a perder peso, especialmente se você está sofrendo de um problema nas costas causado por peso excessivo.

Quando você começa a cortar o excesso de gordura em seu corpo, seus músculos não precisam trabalhar tanto. Essencialmente, as tarefas diárias tornam-se mais fáceis para o seu corpo lidar, o que resulta em menos dor. Quanto menos você forçar as articulações, músculos e ossos, mais saudável se tornará. Embora a tarefa de perder peso seja difícil, é possível.

Referência: Current reviews in musculoskeletal medicine

Compartilhar: