Cuidados Pós-Operatórios para Cirurgia na Coluna - Confira as Recomendações

Cuidados Pós-Operatórios para Cirurgia na Coluna – Confira as Recomendações

Cuidados Pós-Operatórios para Cirurgia na Coluna. Algumas pessoas que fazem cirurgia na coluna experimentam de bons a excelentes resultados. Eles encontram alívio da dor e o retorno do movimento e da força, podendo voltar a caminhar, sentar, dirigir e lidar com as atividades da vida cotidiana.

Embora alguns pacientes vejam e sintam melhora imediata, é possível maximizar os benefícios da cirurgia seguindo alguns cuidados pós-operatórios. Conheça-os neste artigo.

Cuidados Pós-Operatórios para Cirurgia na Coluna

Dependendo do procedimento cirúrgico e das condições pós-operatórias, sua permanência no hospital pode ser de um a cinco dias. Veja a seguir o que você pode esperar durante os primeiros dias, se o procedimento seguir sem complicações.

Algumas cirurgias da coluna vertebral requerem o uso de uma cinta apropriada durante certo período de tempo posterior ao procedimento. Nesse caso, mantenha o uso até que seu médico o instrua especificamente a removê-lo.

Primeiro Dia

Os pacientes geralmente são incentivados a ficar em pé e sentar (com assistência, se necessário) dentro de 24 horas após a cirurgia. Supervisionado por um fisioterapeuta, você sentará na beira da cama e ficará em pé com apoio. A caminhada é gradual e de maneira guiada para evitar complicações. Tente não exagerar nas primeiras vezes que se levantar e andar.

  • Medicação – Os antibióticos podem ser administrados por via intravenosa no período de 24 horas para ajudar a prevenir infecção. Medicação intravenosa para dor também pode ajudar a garantir seu conforto, para que você possa iniciar as atividades de reabilitação.
  • Dieta – Sua dieta será ajustada à medida que sua função intestinal voltar ao normal.
  • Atividade – Um fisioterapeuta pode lhe ajudar a começar a se mover com segurança na cama e até manter a posição sentada. Exercícios podem ser sugeridos para aliviar a dor nas pernas.

Segundo Dia

Há naturalmente alguma dor durante os primeiros dias após a cirurgia. Mas ela pode ser adequadamente controlada com a medicação prescrita pelo seu cirurgião de coluna.

É importante continuar com seus exercícios para promover o movimento, evitar dores e rigidez muscular. Compressas de gelo podem ser aplicadas antes e depois dos tratamentos, para reduzir o inchaço e aliviar a dor.

A Partir do Terceiro Dia

Sua atividade física continuará focada na segurança, mobilidade e independência. Apesar de qualquer desconforto leve, é importante que você faça os exercícios de fisioterapia conforme as instruções.

Você pode precisar do uso de um suporte para as costas, como uma cinta lombar ou um colar cervical. Siga as instruções do seu médico em relação ao seu uso.

Cuidados em Casa

Antes de sair do hospital, seu médico pode definir maneiras de ajudá-lo a controlar os sintomas quando chegar em casa. Aqui estão algumas orientações que podem ajudar:

  • Gelo e Calor – Tratamentos frios são geralmente escolhidos nos primeiros dias após a cirurgia. O gelo contrai os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo. Isso ajuda a controlar a inflamação, espasmo muscular e dor. O calor torna os vasos sanguíneos dilatados, aumentando o fluxo. Essa ação ajuda a eliminar os produtos químicos que causam dor. Também ajuda a trazer nutrientes e oxigênio.
  • Exercícios de relaxamento podem ajudá-lo a controlar a dor e o estresse. Combinar a respiração profunda com uma contagem lenta e relaxante pode ajudar os músculos a relaxar enquanto trazem o oxigênio necessário para os tecidos doloridos.
  • Descanso – Dar ao seu corpo a chance de descansar pode ajudar a aliviar a dor após a cirurgia, proporcionando à sua coluna tempo para curar.
  • Posicionamento – Seu fisioterapeuta pode lhe orientar sobre como posicionar sua coluna para aliviar a pressão da área cirúrgica, apoiando-a junto aos membros com travesseiros ou toalhas.
  • Deitado na Cama – Evite deitar em posições que torçam sua coluna. Não se enrole na posição “fetal”. Escolha um colchão firme para se deitar em vez de uma cama macia ou sofá. Mantenha travesseiros suficientes por perto para apoiar sua cabeça, ombros, tronco e pernas. Ao sair da cama, procure rolar para o lado e sentar, mantendo a coluna firme e segura. Isso reduz a tensão de torcer a coluna, dando tempo à área cirúrgica para se curar.

Permanecendo Sentado

Mantenha a coluna ereta e apoiada ao sentar, para reduzir a tensão na região. Escolha uma cadeira que suporte sua coluna. Evite sofás ou cadeiras macias. Coloque uma almofada ou travesseiro nas costas enquanto estiver andando de carro.

Elevação de Pesos

Abstenha-se de levantar ou transportar peso por um período de tempo após a cirurgia. Não teste suas costas tentando ver se consegue levantar ou carregar. Se você precisar pegar ou carregar itens mais leves, agache-se dobrando os joelhos.

Cuidados com a Incisão

À medida que a incisão cicatriza, ela deve ser inspecionada quanto a sinais de infecção. Depois de ser liberado do hospital, você pode pedir a um membro da família ou amigo para verificar sua incisão.

Seu cirurgião fornecerá instruções sobre o tratamento de feridas, incluindo também sinais e sintomas típicos de infecção. Alguns deles devem ser observados:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Pus ou drenagem;
  • Calor;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão ou sensibilidade ao redor da ferida;
  • Lenta cicatrização.

Você deve entrar em contato com seu médico se ocorrer alguma dessas situações.

Dispositivos Auxiliares de Autocuidado

O seu médico pode prescrever o uso de dispositivos como almofadas de cadeira, assento elevado do vaso sanitário ou auxiliares de banho para reduzir a tensão enquanto você se recupera.

Precauções

Você pode ser instruído a limitar suas atividades por um período de tempo para dar ao seu corpo a chance de se curar. Ao se preparar para deixar o hospital, siga as instruções fornecidas pela sua equipe de saúde.

Seu médico pode prescrever uma série de visitas de reabilitação assim que sua condição começar a se estabilizar. Sua recuperação da cirurgia da coluna pode ser melhorada, aprendendo novas maneiras de fortalecer sua coluna e prevenir problemas futuros.

Referência: Johns Hopkins Medicine

Compartilhar: