Dor na Coluna Torácica – Conheça as Causas e Saiba quando Procurar Atendimento Médico
Dor na Coluna Torácica. A coluna torácica é a região mais longa da coluna e também é a mais complexa. Conectando-se à coluna cervical acima e à coluna lombar abaixo, a coluna torácica corre da base do pescoço até o abdômen. É a única região da coluna vertebral ligada à caixa torácica.
Na maioria dos casos, a dor na coluna torácica não é algo para se preocupar. A maioria das pessoas melhora sem tratamento em algumas semanas.
No entanto, este sintoma pode ocorrer devido a uma causa mais séria do que a dor em outras áreas da coluna vertebral. Veja neste artigo os fatores que precisam ser observados, pois indicam que há um problema mais grave.
Como Ocorre a Dor na Coluna Torácica
A dor na parte superior das costas normalmente ocorre devido a um dos seguintes fatores:
- Problemas musculares. A dor na parte superior das costas é mais comumente causada por irritação ou tensão muscular, também chamada de dor miofascial. A causa pode ser má postura (como a cabeça mais para a frente) ou qualquer tipo de irritação dos grandes músculos das costas e dos ombros, incluindo tensão muscular ou espasmos.
- Disfunção articular. As articulações da coluna vertebral torácica podem se tornar dolorosas de várias maneiras. Por exemplo, rompimentos e degeneração da cartilagem podem se desenvolver nas articulações facetárias, onde as vértebras torácicas adjacentes se articulam. Também é possível que uma costela fique desalinhada ou deslocada das vértebras. Em muitos casos, a degeneração articular (osteoartrite) e a doença degenerativa do disco podem ocorrer ao mesmo tempo.
Causas
Situações que podem causar dor na parte superior das costas:
- Uma entorse ou tensão repentina (como em acidentes de carro ou lesões esportivas);
- Sentar-se por muito tempo;
- Usar mochila extremamente pesada;
- Falta de força muscular (devido ao sedentarismo);
- Repetir persistentemente um movimento que envolva a parte torácica da coluna vertebral (como no esporte ou no trabalho): também chamada lesão por uso excessivo.
As causas menos comuns incluem:
- Estreitamento das vértebras torácicas (estenose torácica) – geralmente devido ao desgaste;
- Espondilolistese;
- Fraturas das vértebras;
- Osteoporose;
- Infecção espinhal;
- Osteoartrite espinhal;
- Espondilite anquilosante;
- Doença de Scheuermann – uma inflamação das articulações da coluna vertebral que resulta em curvatura anormal da coluna;
- Tumores da coluna vertebral.
Não se deve presumir que toda a dor na coluna torácica é proveniente da própria coluna. Outras causas de dor nessa área podem incluir problemas que afetam o pulmão, a parte superior do intestino (esôfago), o estômago, a vesícula biliar e o pâncreas.
Quando Procurar Ajuda Médica
A dor na coluna torácica é comum, de curta duração e de pouca importância. No entanto, também é mais provável que a dor no pescoço ou a dor lombar tenham uma causa séria.
Se você tiver dores na coluna torácica, estes são os sinais de alerta que devem ser observados:
- Lesões graves recentes, como acidente de carro ou queda de altura;
- Lesões leves ou até mesmo trabalhos pesados em pessoas com osteoporose;
- Dor que não melhora após 2-4 semanas de tratamento;
- Uma história de câncer, uso indevido de drogas, infecção pelo HIV, uma condição que suprime seu sistema imunológico e uso de esteroides por um longo período (cerca de seis meses ou mais);
- Dor que não foi causada por uma entorse ou distensão (não mecânica);
- Idade abaixo de 20 ou mais de 50 anos quando a dor começa;
- Ocorrência de febre, calafrios e perda de peso inexplicada;
- Uma infecção bacteriana recente;
- Dor que persiste o tempo todo, intensa e piorando;
- Formigamento, dormência ou fraqueza nas pernas que são graves ou pioram com o tempo;
- Dor acompanhada de rigidez severa pela manhã;
- Alterações na forma da coluna vertebral, incluindo a aparência de caroços ou inchaços;
- Perda de controle do intestino e/ou bexiga (pode indicar pressão na medula espinhal).
Diagnóstico
Os exames realizados para diagnóstico dependerão das condições que o médico deseja descartar. É provável que incluam exames de sangue, como hemograma e marcadores inflamatórios, e talvez uma ressonância magnética. Um raio X comum não fornece muita informação, a menos que você tenha uma aparência incomum da coluna ou suspeite de uma fratura.
Tratamento
Você pode não precisar de nenhum tratamento, dependendo da causa para a sua dor. Se a dor provém de uma articulação da coluna vertebral (uma articulação facetária), por exemplo, pode ser resolvida com uma injeção realizada sob visão radiológica (injeção intra-articular guiada por imagem).
Os medicamentos podem ser recomendados para ajudar a gerenciar o desconforto, como:
- Analgésicos de venda livre;
- Relaxantes musculares para reduzir espasmos.
A fisioterapia também pode ser recomendada para dores que limitam a função diária ou para dores recorrentes. Um terapeuta pode fornecer exercícios de alongamento e fortalecimento para ajudar a recuperar o equilíbrio muscular e postural. Instruções também podem ser fornecidas sobre fatores irritantes, como postura sentada ou técnicas de elevação. A terapia também pode incluir tratamentos de calor, frio, massagem ou ultrassom para alívio mais imediato da dor.
O prognóstico depende da causa subjacente, da sua idade e do seu condicionamento físico geral.
Referência: National Spine e Pain Centers