Dor no Joelho Pode Ter Origem na Coluna?

Dor no Joelho Pode Ter Origem na Coluna?

Dor no joelho que não pode ser atribuída a uma lesão física pode ser causada por um problema na parte inferior das costas. Os músculos ao redor dos joelhos são alimentados por nervos que se originam na parte inferior da coluna. A irritação ou compressão desses nervos em sua origem espinhal causa sintomas, comumente conhecidos como ciática, que podem incluir dor nos joelhos e / ou fraqueza.

Continue lendo para saber como a dor no joelho pode ser um dos sintomas da ciática.

Dor no Joelho Pode ser Sintoma de Ciática

Os sintomas comuns da ciática que se manifestam no joelho incluem:

  • Uma sensação de calor, dor aguda ou incômoda na parte frontal, lateral e / ou posterior do joelho;
  • Incapacidade de suportar peso no joelho;
  • Fraqueza ao estender o joelho (tentativa de endireitar a perna).

Quando a dor no joelho faz parte dos sintomas da ciática, você também pode sentir dor nas nádegas, coxa, panturrilha e / ou pé. A dor quase sempre afeta uma perna de cada vez, portanto, a dor no joelho na ciática geralmente não afeta os dois joelhos juntos.

Causas

A ciática é comumente causada por uma condição médica que afeta a parte inferior das costas. Essas condições subjacentes podem afetar seus discos espinhais, raízes nervosas, articulações ou tecidos moles, como músculos.

Radiculopatia L4

Se você tem ciática, uma causa provável dos sintomas no joelho pode ser a compressão da raiz do nervo espinhal L4 (radiculopatia L4). 1 As causas comuns para a compressão desta raiz nervosa são uma hérnia de disco ou estenose espinhal na parte inferior das costas.

Quando a raiz nervosa L4 é afetada, você também pode sentir dor na coxa e na panturrilha.

Isquiotibiais Tensos

Outra possível causa de dor no joelho devido à ciática é a tensão nos isquiotibiais, o grupo de músculos localizado na parte posterior da coxa. Quando os isquiotibiais estão tensos, a estabilidade na parte inferior das costas diminui, a curvatura normal da coluna vertebral é alterada e o estresse aumenta nas articulações da coluna.

Essas alterações podem causar dor e rigidez na parte inferior das costas, com irradiação da dor da parte inferior das costas para o joelho e a perna.

Radiculopatia L3

Uma hérnia de disco lombar ou estenose espinhal lombar que causa compressão da raiz nervosa L3 na região mediana das costas pode causar dor e fraqueza nos joelhos. Você também pode sentir dor na parte frontal da coxa, na lateral do quadril e na região da virilha.

Síndrome de Estresse Patelofemoral – Quando a Dor no Joelho Simula Ciática

Uma sensação de queimação aguda nas bordas da rótula pode ser causada pela síndrome de estresse patelofemoral (joelho de corredor), uma condição em que a rótula (patela) esfrega anormalmente na extremidade do osso da coxa (fêmur).

Embora essa condição normalmente não cause dor em outras regiões, como na coxa ou na panturrilha, a sensação de calor e queimação no joelho, junto com a fraqueza resultante, pode ser confundida com ciática.

Tratamento

Se a dor no joelho é causada por ciática, o médico normalmente se concentrará no tratamento da causa subjacente. Os sintomas da ciática são comumente tratados com autocuidado e tratamento médico. Os tratamentos médicos geralmente incluem medicamentos para o alívio da dor, fisioterapia guiada e programas de exercícios e / ou injeções epidurais.

Se a dor no joelho não ceder com o autocuidado, afetar suas atividades da vida diária ou piorar com o tempo, consulte um médico para uma investigação diagnóstica. Vários problemas nas costas que causam ciática também podem resultar em dor no joelho. Portanto, lembre-se de mencionar todos os seus sintomas ao seu médico, que ajudará a identificar a origem da causa subjacente.

Referência: Spine-health

Compartilhar: