Fisioterapia para Dor nas Costas - Importância da Prática no seu Tratamento

Fisioterapia para Dor nas Costas – Importância da Prática no seu Tratamento

A fisioterapia para dor nas costas é um tipo de tratamento que ajuda a melhorar o movimento e a função das articulações e músculos. Se você tiver dor nas costas, essa medida pode ajudar a reduzi-la e trazer de volta sua mobilidade normal. Também pode ajudá-lo a reduzir as chances de machucar suas costas novamente.

Veja neste artigo como os fisioterapeutas usam uma ampla gama de tratamentos e técnicas para ajudar pessoas com dores nas costas.

Quando a Fisioterapia para Dor nas Costas é Indicada

A fisioterapia pode ser útil nos seguintes casos:

  • Lombalgia não específica – quando nenhuma condição médica subjacente ou lesão foi identificada;
  • Ciática – dor que se espalha desde as costas até as pernas, geralmente causada por compressões das raízes nervosas;
  • Dor nas costas causada pela degeneração dos discos na coluna vertebral;
  • Estenose espinhal – quando o espaço ao redor da medula espinhal se estreita, pressionando as raízes nervosas.

Seu médico cirurgião de coluna pode encaminhá-lo a um fisioterapeuta, como parte de um programa de tratamento que inclui exercícios, analgésicos e apoio psicológico. Ter uma combinação de tratamentos como esses pode lhe dar a melhor chance de se livrar de sua dor nas costas.

Como a Fisioterapia Ajuda no Tratamento

Os fisioterapeutas se concentram em restaurar o movimento e a função de todo o corpo depois que você é afetado por uma doença ou lesão na coluna. Eles examinam como os nervos, músculos e ossos são afetados e como o tratamento com terapia por exercícios e terapias manuais pode ajudar.

Como é o Tratamento com Fisioterapia para Dor nas Costas

Quando você vê um fisioterapeuta pela primeira vez, ele registra um histórico médico detalhado, para saber qualquer condição médica que você tenha, seu estilo de vida e medicamentos utilizados.

Ele também identifica os sintomas que você está enfrentando e o que tende a desencadeá-los. Em seguida, serão realizados um exame físico e uma avaliação neurológica, para avaliar como você se move e como seus nervos estão funcionando.

Seu fisioterapeuta explicará mais sobre o tratamento recomendado e como espera que isso ajude. É importante que você entenda completamente o que está sendo proposto, para prosseguir com o tratamento.

Quais São as Técnicas de Fisioterapia para Dor nas Costas

Terapia Ativa

Terapias ativas são exercícios e movimentos que você mesmo faz. Exercícios podem ajudar a melhorar a flexibilidade, mobilidade e força na região lombar.

  • Exercício aeróbico – Qualquer exercício que aumente sua frequência cardíaca. O exercício aeróbico pode ajudar com qualquer rigidez que você possa ter e manterá sua mobilidade. Também ajudará a controlar o seu peso e aumentar o seu bem-estar. É provável que seu fisioterapeuta recomende exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhar, nadar e usar bicicletas ergométricas.
  • Exercícios de alongamento – Visam melhorar a flexibilidade da coluna e reduzir qualquer tensão nos músculos que a sustentam. É importante fazer estes exercícios todos os dias, para reduzir o estresse na região lombar.
  • Exercícios de fortalecimento – Como o próprio nome já diz, servem para fortalecer os músculos do núcleo: abdominais ao redor do estômago, das costas e os da pélvis. Esses exercícios podem ser úteis a curto prazo, para auxiliar no suporte à sua coluna.

Terapias Manuais

O seu fisioterapeuta também pode sugerir uma das seguintes técnicas manuais, em combinação com um programa de exercícios.

  • Mobilização. Na mobilização, seu fisioterapeuta fará movimentos lentos e suaves para alongar a coluna. O objetivo é retornar as costas à amplitude de movimento normal.
  • Manipulação. Na manipulação, seu fisioterapeuta fará uma ação mais rápida com as mãos em um ponto específico da coluna.

Resultados da Fisioterapia para Dor nas Costas

No final de sua primeira sessão, seu fisioterapeuta geralmente aconselha quantas sessões você precisará e com que frequência precisará delas. Isso dependerá de quanto sua dor nas costas está afetando sua vida e como você está lidando com seus sintomas.

O seu fisioterapeuta também lhe dará alguns conselhos sobre o que você pode fazer em casa para ajudar no seu tratamento. Isso pode incluir melhorar sua postura e garantir que seu assento de carro ou cadeira de escritório esteja ajustado corretamente.

A fisioterapia será apenas uma parte do seu tratamento para dores nas costas. Fazer mudanças no estilo de vida e manter-se o mais ativo possível, além de concluir qualquer outro tratamento que você receber, o ajudará a melhorar mais rapidamente. Isso também significa que há menos chances de sua dor nas costas voltar.

Seu médico cirurgião de coluna pode lhe ajudar a encontrar um fisioterapeuta que atenda às suas particularidades.

Referência: Spine-health

Compartilhar: