O que Fazer em Casos de Lesões na Coluna por Quedas

O que Fazer em Casos de Lesões na Coluna por Quedas

Lesões na Coluna por Quedas. Os efeitos de escorregões e quedas podem irradiar-se por todo o corpo, causando dores, rigidez e lesões graves. A coluna frequentemente recebe um forte impacto durante esse tipo de acidente, resultando em dores nas costas que podem durar semanas ou meses.

Quando não tratada, a dor nas costas causada por escorregões e quedas pode até se tornar crônica. Se você sofreu recentemente uma queda que te causou dor nas costas, continue lendo para aprender como proceder nesta situação.

Lesões na Coluna por Quedas

Muitas lesões agudas nas costas envolvem alguns de seus músculos profundos. Uma lesão aguda refere-se a algo que acontece repentinamente e melhora com o tempo, enquanto uma lesão crônica é uma condição de longo prazo. Depois de cair, você deve estar ciente do seu nível de dor e entrar em contato com o seu médico caso ela ultrapasse a dor geral, sugerindo o que poderia ser uma lesão mais grave.

A coluna vertebral é uma estrutura complexa que fornece mobilidade e força ao seu corpo. Quando há uma lesão ou doença nessa região, atividades comuns como virar, dobrar ou alongar geralmente se tornam dolorosas.

Tipos de Lesões Comuns por Escorregamento e Queda

Embora as quedas sejam a principal causa de lesões cerebrais e fraturas de quadril, os efeitos de uma queda também são devastadores na coluna vertebral.

Correndo da base do crânio até os quadris, a coluna é o que sustenta o corpo e possibilita seus movimentos. Ela também protege a medula espinhal, um componente essencial do sistema nervoso central. Lesões na coluna vertebral ou na medula espinhal podem causar estragos no resto do corpo, originando dores no pescoço, cabeça e extremidades, além da dor nas costas que experimentamos após uma queda.

Dor Discogênica

A coluna é composta por 33 pequenos ossos chamados vértebras. Entre cada vértebra existe um disco espinhal, que atua como um amortecedor, ajudando a manter a coluna unida. A aterrissagem abrupta de uma queda pode fraturar, herniar ou deslocar as vértebras e os discos da coluna vertebral.

Quando uma vértebra é fraturada ou movida de seu alinhamento natural na coluna vertebral, o inchaço colide com os nervos espinhais vizinhos. Esse dano pode causar queimação, palpitações ou irradiações de dor, além de formigamento ou dormência.

Lesões na Medula Espinhal

O trauma abrupto de uma queda pode ser poderoso o suficiente para impactar a medula espinhal, que está alojada na coluna. Quando a coluna não protege a medula espinhal, os danos podem causar perda permanente de força, sensação e função abaixo do local da lesão.

Lesões nos Tecidos Moles

O tecido mole abrange todos os músculos, tendões, ligamentos e nervos do corpo. Quando os tendões e ligamentos do corpo são danificados, nos referimos a esse dano como entorse. Esse tipo de lesão pode ocorrer com o impacto ou ser o resultado do deslocamento do osso, arrancando o tecido de seu respectivo local no corpo.

Lesões no Cóccix

O cóccix fica no fundo da coluna vertebral. O impacto direto no osso durante uma queda pode machucá-lo, fraturá-lo ou deslocá-lo, causando inflamação, dor e sensibilidade, até mesmo ao usar o banheiro. Conheça outras Causas para Dor no Cóccix.

Sintomas

Os sintomas de lesão nas costas por queda envolvem dor. Isso pode ocorrer em graus variados, dependendo da extensão da lesão e pode afetar diferentes partes das costas.

Os sintomas também podem incluir dores musculares, sensação de pontadas nas pernas, dores que irradiam pelas pernas e flexibilidade limitada das costas.

Se depois de cair, você começar a sentir fraqueza nas pernas ou problemas no controle do intestino ou da bexiga, vá ao pronto-socorro, pois esses sintomas podem indicar uma condição grave que pode exigir cirurgia.

O que Fazer Depois de Cair de Costas?

Se você cair de costas e sentir uma dor intensa que dificulta a respiração ou a permanência em pé, faça um exame completo por um profissional de saúde imediatamente.

O diagnóstico adequado de sua queda e lesão nas costas é fundamental antes de tentar tratá-la por conta própria. Tentar qualquer tipo de alongamentos e exercícios ou terapia sem antes entender a raiz da sua dor só pode exacerbar a lesão existente.

Para evitar se machucar ainda mais, não deixe de visitar um médico para avaliar os danos.

Prognóstico e Evolução de Lesões na Coluna por Quedas

A maioria das lesões agudas nas costas deve melhorar em alguns dias. Se a dor persistir mais do que isso, você deve ser avaliado pelo seu médico. Se uma avaliação médica completa não revelar nenhum problema estrutural específico, como fratura ou irritação nervosa, um programa básico de exercícios com foco no alongamento, fortalecimento e condicionamento dos músculos das costas e das pernas pode ser útil.

Referência: SpinalCord

Compartilhar: