Cirurgia para Substituição Artificial do Disco (Artroplastia)

A substituição artificial do disco, também conhecida como artroplastia total do disco ou artroplastia espinhal, é um procedimento cirúrgico projetado para reduzir a dor no pescoço ou na região lombar, bem como a dor irradiada aos membros, devido a doença degenerativa, deterioração ou lesão do disco.

Continue a leitura e conheça esta opção cirúrgica para substituir o disco danificado por um implante artificial.

Indicações para a Substituição Artificial do Disco

Em muitos casos, discos intervertebrais doentes ou danificados causam dor crônica nas costas. Esses discos espinhais fornecem uma camada de amortecimento entre as vértebras e ajudam a absorver a pressão e o estresse colocados na coluna.

Quando esses discos espinhais sofrem danos durante um acidente ou se tornam doentes com a idade, as vértebras podem entrar em contato direto, causando desconforto. Felizmente, tratamentos inovadores e cirurgia de substituição de disco artificial estão disponíveis para melhorar esses sintomas desagradáveis.

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

A substituição artificial do disco cervical ou lombar é uma alternativa à cirurgia de fusão espinhal.

Com a fusão da coluna vertebral, dois ossos da região são fundidos para reduzir a tensão no disco. Embora possa reduzir a dor, há uma chance de 25% de que uma cirurgia adicional seja necessária dentro de 10 anos. Isso porque os discos acima e abaixo dos ossos fundidos podem degenerar prematuramente. Infelizmente, uma cirurgia de fusão adicional pode reduzir significativamente a mobilidade da coluna vertebral.

Como a Cirurgia é Realizada

A Substituição de disco artificial é uma cirurgia que substitui os discos intervertebrais danificados ou doentes por uma articulação artificial. Ao realizar a cirurgia de substituição de disco, o médico cirurgião de coluna coloca um dispositivo mecânico de metal e plástico entre as vértebras no lugar do disco problemático ou não saudável.

O disco artificial (também chamado de prótese de disco) é um dispositivo implantado na coluna para imitar as funções de um disco normal, ou seja, amortecer o impacto e permitir movimento.

Existem muitos designs de discos artificiais classificados em dois tipos gerais: substituição total do disco e substituição do núcleo do disco.

Com uma substituição total do disco, todo ou a maior parte do tecido do disco é removido e um dispositivo de substituição é implantado no espaço entre as vértebras. Com a substituição do núcleo do disco, apenas o centro do disco (o núcleo) é removido e substituído por um implante, com isso, a parte externa do disco (o espaço anular) não é removida.

Os discos artificiais geralmente são feitos de materiais metálicos ou plásticos (biopolímeros), ou uma combinação dos dois. Estes materiais são utilizados no corpo há muitos anos.

Contraindicações

Existem várias condições que podem impedir que um paciente realize uma substituição de disco. Entre elas, estão:

Além disso, as substituições totais do disco foram projetadas para serem implantadas a partir de uma abordagem anterior (por meio do abdômen). Você pode ter uma contraindicação para a cirurgia se tiver feito anteriormente uma cirurgia abdominal ou se a condição dos vasos sanguíneos na frente da coluna aumentar o risco de lesões significativas durante esse tipo de procedimento.

Riscos

Como em qualquer cirurgia, há riscos associados à substituição do disco. As complicações ao usar discos artificiais são semelhantes às da fusão espinhal:

  • Infecção;
  • Lesão nos vasos sanguíneos ou nervos;
  • Deslocamento, desgaste ou quebra do dispositivo;
  • Dor;
  • Disfunção sexual;
  • Lesão nas estruturas urológicas.

Discuta esses riscos com seu cirurgião antes de decidir implantar um disco artificial.

Benefícios

Essa abordagem permite que a coluna se mova como faria normalmente, causando menos estresse e complicações nos discos adjacentes. A substituição do disco por um implante artificial pode reduzir a chance de desgaste dos discos acima e abaixo da prótese, reduzindo a possibilidade de uma cirurgia adicional.

Benefícios adicionais da cirurgia de disco artificial ao invés da cirurgia de fusão espinhal podem incluir:

  • Possibilidade reduzida de cirurgia secundária;
  • Tempo de recuperação mais rápido e menor tempo de reabilitação;
  • Amplitude de movimento preservada.

Nos casos em que uma cirurgia de fusão espinhal foi realizada e agora é necessária uma segunda cirurgia, um disco artificial pode ser a alternativa.

Converse com seu médico cirurgião de coluna para descobrir se a cirurgia de substituição de disco artificial é ideal para você.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 20 de março de 2020 e Atualizado em: 20 de setembro de 2024

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.