
Viagem e Dor nas Costas – Cuidados com a Coluna ao Viajar
Seja viajando de carro, ônibus, trem ou avião, é muito importante entender como as viagens afetam a saúde da nossa coluna e alguns Cuidados com a Coluna ao Viajar, para poder aproveitar estes momentos ao máximo.
Ficar sentado por períodos prolongados, como em um avião ou em uma longa viagem de carro, mantém a coluna em uma postura estática que pode exercer pressão excessiva sobre os músculos, articulações e discos intervertebrais.
As orientações a seguir abordam maneiras específicas de cuidar da coluna e reduzir a dor que surge ao ficar sentado por muito tempo.
Cuidados com a Coluna ao Viajar
Viagens oferecem a oportunidade de conhecer novos lugares, criar memórias duradouras e relaxar. No entanto, ao viajar longas distâncias, muitos de nós nos deparamos com o temido hábito de ficar sentado por muito tempo.
Embora passar longos períodos sentado possa ser confortável, isso pode causar rigidez e desconforto posteriormente. Para evitar esse problema comum, considere adotar algumas práticas preventivas durante a viagem:
Verifique sua Postura
A má postura pressiona a coluna quando se senta por longos períodos. Examinar o corpo regularmente para fazer ajustes pequenos, mas úteis, pode minimizar a tensão nas estruturas da coluna.
Ao verificar a postura, observe o seguinte:
- Ambos os pés estão apoiados em uma superfície estável;
- A curva interna da parte inferior das costas (a lordose lombar) é apoiada com um suporte adicional;
- A parte inferior das costas está apoiada contra o encosto do banco;
- Suas orelhas estão alinhadas sobre os ombros, sem que o queixo se projete para a frente, e os ombros estão alinhados sobre os quadris, para evitar curvar as costas;
- Um encosto de cabeça apóia o meio da cabeça e não empurra a cabeça para frente.
Se for dirigir, ajuste o volante e o assento do carro para evitar inclinar-se para a frente. Em viagens comerciais, ajuste o assento o máximo possível.
Ajustes do Assento
Em um avião, trem ou ônibus, o assento pode precisar ser modificado para fornecer o melhor suporte possível para as costas e pescoço:
- Traga um suporte para a região lombar. Os assentos de aviões, ônibus e carros podem não acomodar todos os tipos de corpo e muitos não incluem suporte lombar adequado. Um travesseiro lombar – ou mesmo uma jaqueta ou cobertor enrolado – pode ser colocado atrás da parte inferior das costas para manter a postura saudável e minimizar crises de dor.
- Traga um travesseiro de pescoço. Almofadas de pescoço em forma de U são projetadas para permitir que o passageiro durma sem dobrar a cabeça muito para um lado e forçar o pescoço.
- Use um descanso para os pés. O suporte adequado para as costas requer uma alavancagem de baixo para cima a partir dos pés, com ambos os pés apoiados no chão e os joelhos e quadris dobrados a 90 °. Coloque um suporte sob os pés se eles não conseguirem alcançar o solo confortavelmente.
O importante é certificar-se de que o assento é confortável para o indivíduo.
Mova-se o Máximo Possível
Como regra geral, a coluna deve se mover e mantê-la móvel pode reduzir a dor de posturas estáticas em longos dias de viagem.
Faça caminhadas curtas e frequentes para manter os músculos e articulações ativos, evitando o aumento da tensão na região lombar e nos quadris. Levante-se e caminhe pelo menos uma vez por hora. Ao voar ou viajar de trem ou ônibus, solicite um assento no corredor com antecedência para tornar o movimento regularmente mais fácil e menos perturbador para os outros passageiros.
Alongue os tendões da coxa apoiando uma perna sobre um assento e incline-se suavemente para a frente até sentir um alongamento na parte de trás da coxa. Segure por 30 a 60 segundos. O alongamento dos isquiotibiais pode reduzir a tensão muscular que puxa a parte inferior das costas e piora a dor.
Faça alongamentos simples para o pescoço, dobrando lentamente a cabeça, para buscar levar a orelha até o ombro e segurando por 15 a 30 segundos antes de repetir do outro lado. Esse alongamento alivia a tensão muscular na lateral do pescoço e ombro. Além disso, incline a cabeça para a frente, puxando o queixo em direção ao peito, para aliviar a tensão na nuca.
Tenho um Problema na Coluna, Posso Viajar?
Viajar com uma condição na coluna pode apresentar ainda mais desafios, mas com planejamento e preparação adequados, é perfeitamente possível ter uma viagem confortável e agradável. Seja com dor crônica nas costas, escoliose ou outro problema na coluna, dedicar um tempo para atender às suas necessidades específicas pode fazer toda a diferença.
Antes de embarcar em qualquer viagem, converse sobre seus planos de viagem com seu profissional de saúde. Seja seu cirurgião de coluna, fisioterapeuta ou outro profissional de saúde familiarizado com sua condição de coluna, ele pode fornecer conselhos e recomendações personalizadas.
Ele pode sugerir ajustes em seus medicamentos, dar dicas sobre como lidar com a dor durante a viagem ou recomendar exercícios específicos para mantê-lo confortável. Uma consulta pré-viagem garante que você esteja bem preparado e possa viajar com mais tranquilidade.
Outros Cuidados com a Coluna ao Viajar
Além de aliviar a tensão muscular e articular, permanecer ativo em um longo dia de viagem tem o benefício de melhorar a circulação para a coluna. Manter-se bem hidratado também ajuda a garantir o fluxo saudável de sangue e nutrientes para os músculos das costas, articulações e discos intervertebrais ajuda a coluna a se mover com mais conforto e pode ajudar a reduzir a rigidez e a dor que comumente se desenvolvem ao viajar.
Lembre-se de que viajar e cuidar da coluna exige planejamento e consideração cuidadosos, mas isso não precisa limitar suas aventuras. Com essas dicas práticas e uma abordagem proativa, você pode aproveitar suas viagens enquanto mantém sua coluna saudável, em uma experiência memorável e agradável.
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 16 de outubro de 2020 e Atualizado em: 16 de maio de 2025