Cirurgia para Fraturas por Compressão Vertebral Lombar

Cirurgia para Fratura Lombar. Às vezes, é necessário uma cirurgia para fraturas por compressão vertebral lombar, não importa a causa. O objetivo da cirurgia é fundir e reparar a fratura, eliminar a dor nas costas e restaurar a postura e a facilidade de movimento.

Os procedimentos cirúrgicos mais comuns para fraturas por compressão da coluna são a fusão lombar e a vertebroplastia/cifoplastia. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre quando são necessários e a realização destes procedimentos.

Técnicas de Cirurgia para Fratura Lombar

Considera-se que o paciente sofreu uma fratura na coluna lombar quando há um trauma em uma das vértebras L1, L2, L3 ou L4. As fraturas por compressão são as mais comuns na região lombar e geralmente ocorrem devido a quedas. O diagnóstico dessas fraturas é frequentemente feito por meio de radiografia.

A fratura por compressão vertebral é a fratura espinhal mais comum em idosos e pode ser causada por osteoporose, trauma violento ou tumores espinhais.

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.

Pacientes com fraturas por compressão vertebral combinadas com sintomas de aprisionamento de raiz nervosa podem sofrer déficits neurológicos. Uma vez que os déficits neurológicos ocorrem, a intervenção cirúrgica geralmente é necessária.

Os procedimentos cirúrgicos mais comuns para fraturas por compressão da coluna são:

Fusão Lombar Minimamente Invasiva

Esta cirurgia une os ossos da coluna na parte inferior das costas para que não haja mais movimento entre eles. Este procedimento pode:

  • Reparar uma fratura;
  • Corrigir deformidade;
  • Reduzir a pressão espinhal, dor e danos nos nervos.

As fusões lombares minimamente invasivas não requerem uma grande incisão ou a retração muscular normalmente usada em fusões convencionais. Pacientes submetidos a este procedimento têm um tempo de recuperação rápido.

Um avanço recente é o uso de um sistema de orientação de imagem computadorizado para muitos pacientes submetidos à fusão lombar. Isso tem a vantagem de auxiliar o cirurgião na colocação ideal de parafusos e evitar lesões no delicado tecido nervoso.

Até recentemente, todos os pacientes submetidos à fusão lombar necessitavam de um enxerto ósseo ou sintético da região do quadril ou de um banco de ossos. Na maioria dos pacientes submetidos à fusão espinhal lombar, instrumentação de titânio metálico também é usada. Isso normalmente envolve a colocação de parafusos pediculares no osso e a conexão destes com uma haste.

Vertebroplastia e Cifoplastia

Procedimentos avançados como cifoplastia e vertebroplastia permitem que os cirurgiões de coluna reconstruam osso vertebral comprimido, restaurem o alinhamento ou removam a pressão sobre um nervo. Vertebroplastia e cifoplastia são procedimentos guiados por imagem realizados em uma sala de cirurgia com equipamento de raios X.

Para uma vertebroplastia, uma ou duas agulhas são avançadas sob orientação de raio-x na vértebra fraturada através da pele nas costas. Após o raio-x confirmar o bom posicionamento da agulha, o cirurgião injeta cimento ósseo na vértebra fraturada. O cimento endurece em poucos minutos, proporcionando estabilidade imediata ao osso e alívio da dor.

A cifoplastia, também chamada de “vertebroplastia com balão”, é semelhante à vertebroplastia, mas (como o nome sugere) usa um balão. O balão é guiado pela agulha até a vértebra e inflado para corrigir o encravamento anormal da vértebra quebrada. Uma vez que os ossos estejam na posição correta, o balão é esvaziado e removido, e a grande cavidade criada é preenchida com cimento ósseo. O cimento endurece no lugar, fornecendo estabilidade imediata ao osso.

Quando Optar pela Cirurgia no Tratamento de Fraturas Lombares

A decisão sobre a necessidade de cirurgia em casos de fratura por compressão vertebral lombar deve ser cuidadosamente avaliada por um cirurgião de coluna experiente. O acompanhamento desse especialista é fundamental, pois ele pode determinar o tratamento mais adequado com base na gravidade da fratura, na presença de sintomas neurológicos e na saúde geral do paciente.

Em suma, o papel do cirurgião de coluna vai além da simples execução da cirurgia. Ele envolve uma abordagem cuidadosa, que considera o bem-estar do paciente em todas as fases do tratamento. Essa orientação especializada é essencial para alcançar os melhores resultados possíveis em casos de fratura por compressão vertebral lombar.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.