Dor em Um Lado das Costas - Compreenda a Dor Unilateral Nas Costas

Dor em Um Lado das Costas – Compreenda a Dor Unilateral Nas Costas

Dor em Um Lado das Costas. Quase todas as pessoas sentem dores nas costas em algum momento de suas vidas. A dor nas costas é um sintoma que pode causar muita dor e desconforto. Também pode impedi-lo de levar a vida saudável e plena que você merece.

Você pode descobrir que este sintoma surge quando menos se espera e se concentra ou no lado esquerdo ou no lado direito de suas costas. Isto é o que chamamos de dor nas costas unilateral.

Se você está enfrentando este tipo de dor nas costas pode estar se perguntando se seria um problema grave. A verdade é que isso depende de alguns fatores. Continue lendo este artigo e compreenda os aspectos relacionados à dor em apenas um lado das costas.

Compreendendo a Dor em Um Lado das Costas

Embora a dor nas costas unilateral possa ser um problema menor que desaparecerá por conta própria, também pode ser um sinal de uma condição mais séria. Veja a seguir quais são as possíveis causas para este tipo de dor.

Lesões Relacionadas ao Tecido

Lesões nos tecidos, como tensões musculares, são a causa mais comum de dor nas costas unilateral. Isso pode acontecer após você se machucar ao praticar esportes ou sofrer um acidente de carro.

Embora possam causar dor central nas costas, as lesões nos tecidos costumam levar à dor totalmente concentrada em um lado. A postura inadequada também pode causar esse tipo de dor.

Complicações Ósseas

Se você tem uma condição como estenose espinhal, artrite ou esporão ósseo que causa dor no lado esquerdo ou direito das costas, você não está sozinho. Dor nas costas unilateral por complicações ósseas é uma situação amplamente observada.

A severidade de sua dor nas costas e o quanto ela atrapalha sua vida cotidiana ditarão o plano de tratamento ideal. No entanto, na maioria dos casos, o tratamento inclui medidas conservadoras como analgésicos, compressas quentes e frias e fisioterapia. A cirurgia geralmente é o último recurso.

Problemas em Órgãos Internos

Acredite ou não, a dor unilateral nas costas pode ter origem nos órgãos abdominais, na região pélvica e no meio das costas. Esses órgãos podem incluir cólon, rins, pâncreas e útero podem estar apresentando um sinal de inflamação, irritação ou infecção.

Se a dor unilateral nas costas estiver relacionada a órgãos, é provável que você enfrente outros sintomas desconfortáveis, como náusea, febre ou dor ao urinar também.

Condições de Emergência

Pode parecer dramático ir ao pronto-socorro se você notar dor nas costas apenas do lado esquerdo ou direito. Mas se sua dor nas costas for forte e repentina, é importante tomar esta atitude.

Isso é particularmente verdadeiro se for acompanhado de:

  • Inchaço;
  • Dor na coluna;
  • Problemas na bexiga ou intestinos;
  • Outras condições graves.

Lembre-se de que é melhor proceder com cautela do que ignorar a dor extrema unilateral nas costas.

Se a dor unilateral nas costas persistir e interferir na sua qualidade de vida geral, é uma boa ideia consultar um médico o mais rápido possível. Ele pode realizar uma avaliação física completa e informar como proceder.

Referência: Cleveland Clinic

Compartilhar: