Dormência no Braço - Quando Está Relacionada à Coluna

Dormência no Braço – Quando Está Relacionada à Coluna

Quando a dor na parte superior das costas ou no ombro é acompanhada de dormência no braço, pode ser o resultado de um problema no pescoço ou no ombro que inflamou um dos nervos que desce pelo braço. Algumas pessoas podem ter piora da dor nas costas e dormência nos braços ao longo do dia, enquanto outras podem sentir sintomas piores ao acordar de manhã.

Continue a leitura e conheça algumas causas possíveis para a dormência no braço.

Causas para Dormência no Braço

Hérnia de Disco Cervical

Quando um disco cervical rompe, formando a hérnia de disco, que pode comprimir um ou mais nervos do braço, causando dor e dormência.

Se uma raiz do nervo cervical ficar inflamada ou comprimida, a pessoa pode sentir dor radicular, formigamento, dormência e/ou fraqueza no ombro, braço e/ou mão. Especialmente se ocorrer uma hérnia de disco na coluna cervical inferior, os sintomas então serão de dor na área da escápula com alguma dormência que pode estender-se para o braço ou mão.

Estenose Foraminal

Quando o forame intervertebral se estreita entre as vértebras adjacentes, denominamos esta condição como estenose foraminal. Neste caso, uma raiz nervosa pode ficar colidida ao sair do canal espinhal.

A estenose foraminal pode ser causada por esporões ósseos (osteófitos) ou outros processos degenerativos da coluna vertebral. Se a raiz nervosa da coluna cervical inferior ficar comprimida ou inflamada, pode causar dor, formigamento, dormência e/ou fraqueza no ombro, braço, mão e / ou dedos.

Traumas no Pescoço ou Ombro

A ocorrência de trauma no pescoço ou ombro, como durante uma colisão ou queda esportiva pode fazer com que o plexo braquial (um grupo de nervos que atravessa o ombro e o braço) fique sobrecarregado.

O principal sintoma é a dor em queimação que começa no pescoço ou no ombro e desce pelo braço. Também pode ser acompanhado por alguma dormência ou fraqueza no braço ou na mão.

Síndrome de Compressão Torácica

A síndrome da compressão torácica ocorre quando os nervos ou vasos sanguíneos ficam comprimidos na área entre a costela superior e a clavícula.

Essa condição rara pode causar dor, formigamento, dormência e/ou fraqueza em qualquer lugar do pescoço e ombro até o braço e a mão. Portanto, é possível que alguém com esta condição sinta dor no ombro e dormência no braço.

Realizar trabalhos aéreos pode exacerbar a dor no ombro e a dormência/fraqueza do braço. O braço e a mão também podem ficar mais facilmente cansados ​​durante as atividades de rotina.

Neurite Braquial

A neurite braquial, também chamada síndrome de Parsonage-Turner, se desenvolve quando pelo menos uma parte do plexo braquial (um grupo de nervos que percorre o ombro e o braço) fica inflamada.

Essa condição geralmente tem início repentino, não relacionado a uma lesão, e pode causar dor, formigamento, dormência e/ou fraqueza em qualquer parte das vias nervosas do pescoço, parte superior das costas, ombro, braço e mão.

A neurite braquial geralmente dura de algumas horas a alguns dias. Em casos raros, pode durar muito mais tempo ou tornar-se permanente.

Estresse

Está bem estabelecido que o estresse, a ansiedade, o transtorno de estresse pós-traumático e outras condições psicológicas podem criar sintomas físicos que imitam as condições acima. É sempre importante considerar o estresse como uma possível fonte de sintomas, incluindo dor na parte superior das costas e dormência associada no braço.

É importante considerar que qualquer tipo de dor acompanhada de dormência ou fraqueza requer uma visita ao médico cirurgião de coluna. Este é o especialista que pode identificar se a causa do seu sintoma vem de algum problema na coluna. Obter um diagnóstico preciso deste profissional médico pode ajudar a determinar o tratamento mais eficaz para alívio e recuperação.

Referência: WebMD

Compartilhar: