Compreenda o Conceito de Osteoartrite e como Ela Afeta a Coluna

Compreenda o Conceito de Osteoartrite e como Ela Afeta a Coluna

A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite, e a coluna vertebral é uma das partes do corpo mais comumente afetadas. A osteoartrite da coluna vertebral afeta as costas e o pescoço.

O termo osteoartrite significa que a cartilagem das articulações e dos discos ficou mais fina e suas costas ou pescoço não se movem tão suavemente como antes e podem ficar rígidos ou doloridos.

Neste artigo, saiba mais sobre a osteoartrite, como ela afeta a coluna e o que fazer para lidar com esta condição.

Como a Osteoartrite se Desenvolve

Uma articulação é o local onde dois ou mais ossos se encontram. Você tem várias articulações que ficam de cada lado da coluna e orientam o movimento dos ossos das costas e do pescoço.

As extremidades das articulações são cobertas por uma superfície lisa e escorregadia, conhecida como cartilagem. A cartilagem e os discos permitem que sua coluna se mova com o mínimo de fricção possível.

As articulações de seu corpo passam por um ciclo normal de danos e reparos durante sua vida. Mas às vezes o processo pelo qual seu corpo passa para reparar as articulações pode mudar sua forma ou estrutura. Quando essas mudanças acontecem em uma ou mais de suas articulações, é chamado de osteoartrite.

Causas e Fatores de Risco

A osteoartrite pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres e pessoas com mais de 50 anos. Lesões ou outros problemas nas articulações, como gota e artrite reumatoide, podem tornar as pessoas mais propensas a ter osteoartrite.

Pessoas que não são muito ativas, não têm uma dieta saudável ou estão acima do peso têm maior probabilidade de desenvolver osteoartrite da coluna vertebral. Os genes que as pessoas herdam de seus pais também podem afetar o risco de desenvolvimento de osteoartrite.

Sinais e Sintomas

O primeiro sinal de osteoartrite da coluna geralmente é dor e rigidez nas costas ou no pescoço.

A condição pode ser difícil de diagnosticar, pois pode ser difícil dizer quais sintomas estão relacionados à osteoartrite. Pode até ser difícil detectar problemas nas costas e no pescoço nas radiografias da coluna, pois as alterações causadas pela osteoartrite nem sempre causam dor.

Os sintomas de osteoartrite da coluna variam de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor nas costas ou pescoço;
  • Rigidez, especialmente no início da manhã ou depois de descansar;
  • Ruídos parecidos a estalos ao mover as costas ou o pescoço;
  • Pessoas com osteoartrite no pescoço também podem ter dores de cabeça ou sentir dor nos ombros e braços.

É normal que a cartilagem em nossas articulações fique mais fina, especialmente à medida que envelhecemos. Mas em pessoas com osteoartrite, é o processo normal do corpo de reparar danos às articulações que pode causar dor e rigidez.

Existem Complicações?

Algumas pessoas com osteoartrite no pescoço podem ter problemas para engolir ou ao falar, mas isso não é muito comum. Isso pode ser causado por esporões ósseos que afetam o suprimento de sangue à medula espinhal.

Se você tem osteoartrite da coluna, pode ter outros problemas que podem precisar de tratamento. Informe o seu médico com urgência se você:

  • Ter problemas para urinar;
  • Perder o controle de sua bexiga ou intestino;
  • Ter sensações de dormência ou formigamento em torno de seus genitais ou nádegas;
  • Perder força em suas pernas;
  • Ter febre ou suar.

Gerenciando Sintomas

Há uma variedade de tratamentos diferentes e coisas que você pode fazer por si mesmo que podem ajudar a aliviar a dor e a rigidez.

Exercício

Manter-se em movimento é uma forma importante de reduzir a dor causada pela osteoartrite. Muitas pessoas com dor nas articulações temem que mover-se mais pode piorar as coisas, mas isso não é verdade. Manter seus músculos e ossos fortes apoiará suas articulações.

Seu médico cirurgião de coluna pode lhe indicar os tipos de exercício que são indicados para sua condição e orientar a realização destes exercícios com o auxílio de um fisioterapeuta.

Autocuidado

O ritmo de suas atividades pode ajudar a reduzir a tensão nas costas e no pescoço. Isso pode significar dividir as tarefas em etapas ou fazer alguma coisa todos os dias. Encontre o seu próprio equilíbrio entre repouso e atividade e certifique-se de fazer uma pausa antes de se sentir muito cansado para continuar ou com dor.

Mudar sua postura pode reduzir a tensão muscular. Posições inadequadas podem afetar os músculos e tecidos que sustentam sua coluna e isso pode causar mais dor. Tente mudar de posição e postura regularmente e leve em consideração sua postura ao trabalhar, assistir TV, sentar, enviar mensagens de texto e caminhar.

A dor pode ser afetada por diferentes fatores, incluindo sensação de desânimo ou estresse. Existem várias terapias e técnicas que você pode aprender para controlar sua dor, apoiar seu bem-estar emocional e lidar com qualquer sentimento. A atenção plena e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) podem ajudar no tratamento da osteoartrite.

Aprender a relaxar os músculos também pode ajudar, especialmente se você tiver dores no pescoço e se sentir estressado, pois isso pode fazer com que seus músculos fiquem mais tensos.

Um travesseiro muito firme ou grosso pode piorar a dor no pescoço. Tente dormir com a cabeça na altura do resto do corpo. É importante ter um colchão que dê um suporte adequado à sua cabeça e coluna. Experimente tomar um banho quente, ler um livro ou ouvir rádio ou um CD de relaxamento para se acalmar antes de dormir.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar: