Dormir Mal Prejudica a Coluna - Compreenda Como Isso Acontece

Dormir Mal Prejudica a Coluna – Compreenda Como Isso Acontece

Dormir Mal Prejudica a Coluna. Existe uma forte associação entre dor nas costas e problemas de sono. Estudos revelam que a dor nas costas interfere no sono durante a noite e, inversamente, essa falta de sono restaurador aumenta a dor. Essa conexão tem o potencial de levar a uma espiral de menos sono e aumento da dor.

Este artigo explica como a dor nas costas prejudica o sono, como a privação do sono piora a dor nas costas e como o sono restaurador ajuda a aliviar este sintoma. Além de fornecer estratégias para melhorar a qualidade do sono.

Dormir Mal Prejudica a Coluna

Como a Dor nas Costas Prejudica o Sono

A dor nas costas cria vários obstáculos que impedem o sono adequado:

  • Maior consciência da dor. Ao tentar adormecer, a ausência de distrações cotidianas pode aumentar a consciência da dor, o que, por sua vez, pode dificultar ainda mais o sono.
  • A dor nas costas torna difícil encontrar uma posição confortável. Uma condição específica das costas pode exigir que o indivíduo tente diferentes posições para dormir, na tentativa de diminuir a dor à noite. Uma nova posição pode parecer estranha ou desconfortável no início, o que pode atrasar o sono.
  • Medicação para dor nas costas pode atrapalhar o sono. Foi demonstrado que vários medicamentos normalmente prescritos para dor interferem negativamente no sono. Por exemplo, o uso prolongado de opioides tem sido associado à apneia do sono.
  • A dor nas costas geralmente dificulta a prática de atividade física durante o dia. A falta de exercício e atividade diminui as chances de desfrutar de um sono suficiente à noite.

Como o Sono Ruim Piora a Dor nas Costas

Um sono inadequado ou interrompido pode piorar a dor nas costas, especialmente devido aos fatores abaixo:

  • A privação do sono interrompe a liberação do hormônio do crescimento. A liberação noturna do hormônio do crescimento é necessária para aliviar a dor e regenerar o corpo. A falta de sono impede esse processo.
  • Um sono ruim pode intensificar a sensibilidade à dor. Os distúrbios do sono podem reduzir a tolerância à dor, tornando o sistema nervoso central excessivamente sensível aos sinais de dor.
  • O sono inadequado agrava a inflamação. A inflamação está quase sempre presente em condições dolorosas nas costas e o aumento da inflamação favorece uma maior sensibilidade à dor.
  • A falta de sono contribui para a depressão. Existe uma forte associação entre a falta de sono e o aumento do risco de depressão. A depressão também pode contribuir para uma maior sensibilidade à dor.

Como Dormir Bem, Apesar da Dor nas Costas

É amplamente aceito que a maioria dos adultos necessita de 7 a 9 horas de sono por noite para obter um bem-estar físico e mental. No entanto, não é apenas a quantidade de sono que contribui para o processo de cura; a qualidade do sono desempenha um papel essencial.

O sono que é restaurador para o corpo requer tempo adequado nos estágios profundos não REM e REM do ciclo do sono. À medida que o indivíduo percorre essas fases durante o sono, são ativadas propriedades químicas que reabastecem e reparam o corpo.

Mesmo que a dor nas costas dificulte a qualidade do sono, existem várias maneiras de obter um sono restaurador, apesar da dor.

Dormir Mal Prejudica a Coluna – Algumas Recomendações:

  • Encontre um colchão adequado. A dor nas costas pode ser exacerbada por um colchão velho e flácido, firme demais ou macio demais. Dormir em um colchão que forneça a quantidade certa de apoio e conforto é importante para obter um sono de qualidade.
  • Alongue os músculos das costas antes de dormir. Alongar áreas doloridas pode ajudar a liberar a tensão muscular. A aplicação local de termoterapia, como uma almofada de aquecimento, ajuda a alongar e aliviar os tecidos moles ao redor da coluna vertebral. Essas duas ações simples podem diminuir o desconforto o suficiente para permitir o sono.
  • Use técnicas de relaxamento. A meditação consciente, por exemplo, demonstrou reduzir a percepção da dor e pode ajudar a permitir alívio suficiente para adormecer. Outros rituais relaxantes para dormir, como visualização pacífica ou respiração focada, podem ajudar a manter a atenção longe da dor nas costas e criar um ambiente mais confortável.
  • Experimente a terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I), terapia psicológica na qual o paciente trabalha com um terapeuta para desenvolver hábitos comportamentais e fazer ajustes no estilo de vida para melhorar a qualidade do sono.
  • Tente uma posição diferente para dormir. Dormir de lado, com um travesseiro colocado entre os joelhos, pode ajudar no alinhamento da coluna vertebral e aliviar a pressão. Dormir de costas, com os joelhos levemente elevados por um travesseiro e outro travesseiro achatado da cabeça, pode promover o alinhamento da coluna vertebral e reduzir o estresse nos pontos de pressão. Conheça mais recomendações de uma postura adequada para dormir.

Seu médico cirurgião de coluna poderá lhe ajudar a tomar mais medidas afirmativas para melhorar a qualidade do sono e a saúde da sua coluna. Aprenda a Explicar a Dor nas Costas para o Médico.

Referência: SpineUniverse

Compartilhar: