Tech Neck - Conheça a Síndrome do "Pescoço Tecnológico"

Tech Neck – Conheça a Síndrome do “Pescoço Tecnológico”

Hoje, gastamos inúmeras horas do nosso tempo em smartphones, computadores e tablets. E, enquanto checamos nossos e-mails, textos ou postagens mais recentes do Facebook, estamos colocando o pescoço em uma curva avançada demais, mesmo sem perceber. Para descrever esse problema, usamos o termo “tech neck“, que traduzindo para o português, significa “pescoço tecnológico”.

O que exatamente é o tech neck e como isso afeta sua saúde? Continue esta leitura para entender melhor.

O Que É Tech Neck?

Também conhecida como cifose cervical, esta condição é frequentemente dolorosa e resulta da má postura cervical que muitas pessoas empregam quando usam seus dispositivos eletrônicos.

Como o Tech Neck Prejudica sua Coluna Cervical

Como você pode conferir em nosso artigo: “Anatomia da Coluna Vertebral“, sua coluna cervical é composta por sete pequenas vértebras, sendo a parte mais móvel e flexível da coluna. Isso faz com que a cabeça possa se mover para cima e para baixo e virar de um lado para o outro.

Além disso, sua coluna cervical possui uma curvatura lordótica natural e suave para dentro do pescoço, a fim de nivelar a curva cifótica da coluna torácica e equilibrar o peso da cabeça uniformemente.

O problema começa quando você inclina o pescoço para a frente para ver o seu smartphone. O que pode ocasionar problemas como:

  • Colocar muita tensão na coluna;
  • Provocar muita tensão e dor no pescoço e nos ombros;
  • Causar dor na parte superior das costas.

Quando você inclina o pescoço para a frente em um ângulo de 15 graus para olhar seu telefone, o peso da cabeça dobra. Imagine dobrar o pescoço a 45 graus – isso equivale a quase 50 quilos que pressionam os músculos do pescoço, costas e ombros.

Seus músculos devem trabalhar mais agora, porque você está começando a avançar um pouco o centro de gravidade. Eles estão apoiando uma cabeça mais pesada, e isso causará algumas dores no pescoço.

Problemas que o Tech Neck Pode Causar

Problemas Estruturais nas Costas e Pescoço

À medida que sua postura piora, os músculos da parte superior das costas se esticam e os da frente começam a ficar mais fracos. O pescoço se inclina para a frente e a cabeça fica mais pesada. O Tech Neck não apenas causa problemas estruturais nas costas e no pescoço, mas também pode impactar profundamente sua respiração.

Dor no Ombro

Além da dor no pescoço, você também pode sentir dor no ombro. Como os smartphones são pequenos, muitas pessoas tendem a encolher os ombros para segurar o smartphone em uma mão para poderem escrever com a outra. Você precisa esticar os ombros para fora para fazer uma pausa periodicamente e praticar rolagens para a frente e para trás.

Rigidez

A inflamação e o estresse dos tecidos conjuntivos e dos músculos do pescoço podem causar enrijecimento ou endurecimento dos tecidos e limitar a rotação do pescoço.

Desgaste da Coluna Vertebral

A postura “cabeça baixa” repetidamente todos os dias por longos períodos pode causar desgaste prolongado da coluna cervical e degeneração. Também pode causar a necessidade de cirurgia na coluna.

Efeitos a Longo Prazo

Como seus músculos precisam se esforçar para sustentar sua cabeça, aumenta a pressão sobre os discos intervertebrais, fazendo com que se desgastem mais rapidamente. Seus discos enfraquecidos podem inchar ou até se romper.

Se um disco rompido aperta um dos seus nervos, você pode sentir fraqueza, dor ou dormência no braço que podem exigir tratamento cirúrgico.

Curvatura Anormal

A curvatura para a frente, de olhar para a tela, pode se tornar permanente.

Como Evitar Desenvolver o Tech Neck

Posicione Sua Tela Mais Alta

Para evitar inclinar o pescoço para baixo ou inclinar a cabeça para a frente, mantenha o telefone próximo ao nível dos olhos. Se segurar a tela mais alto fizer com que seus braços fiquem cansados, compre um suporte que eleve seu dispositivo ou apoie seus braços confortavelmente apoiando os cotovelos em uma mesa. Se você estiver trabalhando em um laptop, compre outro monitor e ajuste sua altura.

Sente-se em uma Cadeira com Apoio de Cabeça

A ergonomia da sua cadeira pode ajudá-lo a manter uma postura adequada. Uma cadeira com apoio de cabeça ajuda a segurar a parte de trás da cabeça enquanto você usa o computador. Quando você mantém a cabeça nessa posição, isso impede flexionar o pescoço para frente para olhar para baixo.

Levante-se e Mova-se

Se você trabalha em uma mesa, de forma sedentária, levante-se com frequência. Mesmo que seja apenas por um minuto, pelo menos levante-se e comece a andar para fazer circular o sangue e posicionar o pescoço de maneira diferente.

Quando possível, limite o tempo gasto em diferentes dispositivos, incluindo telefones, computadores e tablets. Faça pausas de cinco minutos, principalmente no trabalho, o que ajudará a evitar dores no pescoço. Tente alongar-se durante esse período para neutralizar seu desleixo técnico.

Pratique Exercício

Faça algum exercício aeróbico diariamente, como:

  • Corrida;
  • Caminhada;
  • Natação;
  • Bicicleta ergométrica.

Escolha um exercício aeróbico que não cause dor no pescoço enquanto você o realiza ou no dia seguinte. Você manterá as costas e o pescoço mais saudáveis ​​realizando este exercício por pelo menos 20 minutos por dia, três ou quatro vezes por semana, porque aumenta sua frequência respiratória e cardíaca e alivia a tensão do pescoço.

Alongar e Fortalecer seus Músculos

Com o passar do tempo, você pode desenvolver desequilíbrios musculares devido à postura da cabeça para frente a longo prazo. Estique e fortaleça os músculos do pescoço, tórax e parte superior das costas para evitar esses desequilíbrios.

Realizar exercícios focados na região lombar e nos abdominais também pode ajudar. Embora possa parecer contra-intuitivo exercitar esta área do seu corpo para prevenção tecnológica do pescoço, estes músculos ajudam a apoiar a parte superior do corpo, incluindo o pescoço.

Dê Atenção à Dor

Deixe a dor ser seu sinal de alerta. Pode haver um problema mais grave se você enfrentar:

  • Dor entre as omoplatas ou no pescoço;
  • Formigamento ou dormência nos braços;
  • Dores de cabeça frequentes.

Preste atenção à sua dor e aja rapidamente, reduzindo ou eliminando qualquer esforço de postura de cabeça para a frente no pescoço.

Procure Ajuda Profissional

Finalmente, visitar um médico cirurgião de coluna pode ajudar bastante quando você sofre de dor no pescoço, especialmente para identificar se já existem danos à coluna ou ao pescoço, e indicar as formas de tratamento adequadas.

Referência: Spine-health

Compartilhar: