Conheça os Benefícios da Natação para a Coluna

Conheça os Benefícios da Natação para a Coluna

Benefícios da Natação para a Coluna. A natação ganhou a reputação de ser um esporte para toda a vida porque é um exercício aeróbico de corpo inteiro que pode ser realizado por pessoas de todas as idades. É um exercício de baixo impacto que coloca o mínimo de estresse nas articulações e na coluna enquanto constrói músculos e melhora a saúde cardiovascular.

Se você já tem dores nas costas ou apenas quer prevenir futuros problemas, continue a leitura e veja como a natação é uma excelente forma de exercício para a saúde da coluna.

Benefícios da Natação para a Saúde da Coluna

A natação é uma forma ideal de exercício para pessoas que têm problemas crônicos ou agudos nas costas. Enquanto esportes de alto impacto, como corrida, sobrecarregam suas costas e coluna, a flutuabilidade da água sustenta seu corpo enquanto você está nadando, neutralizando os efeitos da gravidade.

A natação proporciona benefícios para pessoas de todas as idades e tipos de corpo:

  • Idosos que nadam conseguem manter sua força e agilidade, diminuindo o risco de lesões e, assim, promovendo mobilidade e independência;
  • Como a água suporta seu corpo, a natação é ideal para pessoas que acham desconfortáveis ​​exercícios com carga, como aqueles que são obesos ou artríticos;
  • Mulheres na pós-menopausa ou pessoas que possuem um risco aumentado de perda óssea podem a manter a saúde óssea através da natação.

Se você se enquadra em uma dessas categorias ou não, a natação tem benefícios indiscutíveis para a saúde da coluna e dos ossos:

  • A natação fortalece os músculos das costas, ombros, braços e pescoço. Ao fortalecer os músculos que sustentam a coluna, você poderá andar com uma postura melhor, colocando menos tensão na coluna vertebral em terra;
  • A pressão da água é distribuída uniformemente. Em terra, a gravidade faz com que a pressão se concentre nas articulações, levando a lesões nos joelhos e quadris – as partes do corpo que recebem mais carga durante o exercício aeróbico em terra. Na água, a pressão é distribuída uniformemente, o que não apenas protege seus ossos e articulações, mas também ajuda no desenvolvimento muscular mais rápido, proporcionando maior resistência;
  • É suave para suas costas. Ao contrário de qualquer outra forma de exercício, a natação é feita na posição horizontal. Dá às costas uma folga de ficar sentado em uma mesa o dia todo e evita a tensão que outros esportes podem causar na coluna – por exemplo, o impacto de correr ou se curvar sobre o guidão de uma bicicleta.

Além dos benefícios para a saúde da coluna, a natação é um treino de corpo inteiro: um dos poucos exercícios que combina cardio e treinamento de força, aumentando a capacidade pulmonar enquanto tonifica os principais grupos musculares do seu corpo. Como outros exercícios aeróbicos, a natação também fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de doenças crônicas e ajuda a manter um peso saudável.

Como Começar a Nadar

Embora a natação seja mais fácil para o seu corpo do que outras formas de exercício, é interessante começar devagar e construir uma rotina mais desafiadora. Nadar de forma adequada é essencial para prevenir lesões e proteger sua coluna.

Se você é novo na natação, pode ser inteligente começar participando de uma aula de hidroginástica para aumentar seu conforto e confiança na água. A partir daí, pode começar praticar por cerca de 3 dias por semana. Acalme-se e mantenha-se no seu ritmo. A velocidade virá com o tempo e a prática à medida que você aumenta sua força.

Antes de começar a nadar, é importante conversar com seu médico cirurgião de coluna. A dor nas costas é um problema complexo com muitas causas possíveis. Dependendo da sua situação, seu médico pode recomendar algumas sessões de fisioterapia antes de iniciar a prática de natação.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar: