Como Prevenir a Osteoporose?

Como Prevenir a Osteoporose?

Como Prevenir a Osteoporose. Osteoporose significa literalmente ‘osso poroso’. É uma condição em que os ossos se tornam finos e perdem sua força, à medida que se tornam menos densos e sua qualidade é reduzida. Isso pode causar fraturas ósseas, o que causa dor, incapacidade e torna as atividades cotidianas extremamente difíceis.

Em todo o mundo, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos sofrerá uma fratura óssea devido à osteoporose.

Neste artigo, saiba mais sobre a osteoporose e o que você pode fazer para prevenir esta condição e suas complicações.

Compreendendo a Osteoporose

O osso é um tecido vivo, composto principalmente de cálcio e proteínas, que está continuamente sendo remodelado. Isto é, pequenas quantidades estão sendo absorvidas para a corrente sanguínea e suas células e pequenas quantidades estão sendo repostas ao tecido ósseo.

Se mais cálcio ósseo for absorvido do que adicionado ao tecido ósseo, a densidade ou massa óssea é reduzida. O osso fica progressivamente mais fraco, aumentando o risco de quebrar. E isso é o que chamamos de osteoporose.

A causa médica exata para a osteoporose não é conhecida, mas muitos fatores são conhecidos por contribuir para esta redução da massa óssea, incluindo:

  • Envelhecimento;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Níveis reduzidos de estrogênio;
  • Hereditariedade;
  • Uso excessivo de cortisona ou hormônio tireoidiano;
  • Fumar;
  • Ingestão excessiva de álcool.

A perda óssea tende a ocorrer mais na coluna, antebraço inferior acima do pulso e fêmur superior ou coxa – o local das fraturas de quadril. Fraturas da coluna, do punho e do quadril são lesões comuns em idosos.

Todos experimentam inevitavelmente uma perda gradual de massa óssea, geralmente começando por volta dos 35 anos. Depois que o crescimento está completo, as mulheres perdem de 30 a 50% de sua densidade óssea e os homens perdem de 20 a 30%.

As mulheres perdem cálcio ósseo em um ritmo acelerado depois que entram na menopausa. Os períodos menstruais cessam porque o corpo da mulher produz menos hormônio estrogênio, que é importante para manter a massa óssea e a força do tecido ósseo.

Seu médico pode recomendar um programa de tratamento de terapia de reposição de estrogênio ou suplementação com cálcio e vitamina D3, quando você entrar na menopausa. Outros medicamentos, que atuam na fixação do cálcio ao osso, podem ser recomendados com base nos exames de acompanhamento da sua densidade mineral óssea.

Como Prevenir a Osteoporose

O objetivo na prevenção da osteoporose é diminuir a perda de resistência óssea ao longo do tempo. E assim reduzir o risco de fraturas. Você pode fortalecer os ossos com certos exercícios, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicamentos para os ossos. Melhorar a força e o equilíbrio muscular também pode ajudar a prevenir quedas que causam fraturas e incapacidades.

Exercício

Os exercícios com levantamento de peso são o tipo mais importante de exercício para prevenir a osteoporose. Seu corpo suporta seu próprio peso contra a gravidade, e a carga da gravidade em seus ossos ativa as células ósseas para fortalecer as áreas mais fracas. É por isso que os astronautas podem perder massa óssea quando estão no espaço, onde a gravidade tem muito menos força.

Fazer exercícios regulares com levantamento de peso na idade adulta pode ajudar a prevenir a perda óssea e fortalecer os ossos. Também fortalece os músculos e reduz o risco de quedas.

Se você tem osteoporose ou osteopenia (agora chamada de baixa massa óssea), estes são alguns bons exercícios para tentar:

  • Andar em terreno plano ou em uma esteira;
  • Caminhada (use uma bengala para apoio extra, se necessário);
  • Subir escadas (use os corrimãos por segurança);
  • Dança;
  • Ioga e Tai-chi para equilíbrio e fortalecimento.

Mudanças de Estilo de Vida

  • Pare de fumar – fumar é um dos principais contribuintes para a osteoporose:
    • Atua diretamente nas células formadoras de osso para diminuir a formação óssea
    • Contribui para a má nutrição, suprimindo o apetite
    • Afeta o metabolismo do estrogênio e pode até resultar em menopausa precoce
    • Pode retardar a cura de fraturas
  • Limite o consumo de álcool: Beber excessivamente aumenta o risco de cair e quebrar um osso. O álcool também pode fazer você se sentir inchado e impedi-lo de comer alimentos saudáveis ​​que contribuem para ossos fortes.

Prevenção de Fraturas em Quedas

Como a perda de resistência óssea aumenta o risco de fraturas, cair é mais perigoso para pessoas com osteoporose do que para pessoas com ossos saudáveis. Você tem maior probabilidade de quebrar um osso, mesmo em uma pequena queda.

E se você quebrar um osso grande, como o quadril, poderá ter problemas sérios. Cerca de metade das pessoas que quebram o quadril nunca mais volta a andar sem bengala ou andador, e muitas pessoas perdem a independência após fraturas graves.

Para ajudar a prevenir quedas, algumas práticas são recomendadas:

  • Faça exercícios, como tai chi e ioga, para ajudar a melhorar o equilíbrio. Exercícios sem levantamento de peso, como natação e ciclismo, também podem ajudar a fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio.
  • Se você tem problemas de equilíbrio mais sérios, pode se beneficiar em ter um fisioterapeuta trabalhando com você no treinamento e fortalecimento do equilíbrio.
  • Avalie o ambiente de sua casa e elimine qualquer coisa que possa contribuir para quedas, como superfícies escorregadias, tapetes soltos, degraus, móveis baixos, cordas, caixas, etc.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar: