Cirurgia da Coluna - Compreenda a Importância da Fisioterapia Pós-Operatória

Cirurgia da Coluna – Compreenda a Importância da Fisioterapia Pós-Operatória

Depois de fazer uma cirurgia na coluna, a fisioterapia pós-operatória é quase sempre a próxima na agenda. Não importa se você fez uma discectomia, laminectomia, fusão ou qualquer outro procedimento, a maioria dos pacientes precisa de fisioterapia para obter movimento total na área afetada e uma recuperação completa.

Continue a leitura deste artigo para compreender como a fisioterapia pós-operatória é fundamental para reduzir a dor, a incapacidade e o risco de complicações cirúrgicas.

Objetivos da Fisioterapia Pós-operatória

Como paciente, seus objetivos provavelmente serão retornar a uma vida tão funcional quanto antes da dor ou lesão, ou o mais próximo possível, se isso não for possível.

A fisioterapia é necessária após a cirurgia da coluna para minimizar o tecido cicatricial, a dor, a inflamação, a fraqueza, tratar a rigidez articular, a fraqueza e a rigidez muscular e identificar e tratar quaisquer problemas que causaram ou contribuíram para danos na coluna.

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

De forma geral, os objetivos de realizar fisioterapia podem incluir:

  • Eliminar a dor e a inflamação;
  • Fortalecer e estabilizar as costas e o pescoço;
  • Aprender a se mover com segurança sem novas lesões;
  • Fortalecer os músculos ao redor do local da cirurgia;
  • Preparar seu corpo para realizar atividades cotidianas, como subir ou descer, levantar e carregar com segurança e sem lesões;
  • Melhorar a postura, o que, por sua vez, diminuirá a dor e o estresse no local da cirurgia;
  • Tornar-se o mais independente possível com a maior segurança possível.

Ao trabalhar com seu terapeuta, é importante discutir o que significa recuperação para você. O que você deseja poder fazer quando terminar a prática? O que parece “normal” e quais são suas esperanças e expectativas após a cirurgia e após a conclusão da terapia?

O que Envolve a Prática

Seu plano de fisioterapia o ajudará a se recuperar mais rapidamente. Você pode realizar a terapia em casa, em um hospital ou ambiente de reabilitação, ou em um ambulatório de fisioterapia.

Os terapeutas usam estratégias passivas como termoterapia, eletroterapia, ultrassom, terapia de calor ou frio e massagem para reduzir a dor e o inchaço.

Eles também elaboram um plano de terapias ativas, como alongamentos, movimentos e exercícios repetitivos que você deve realizar. Eles normalmente usam uma mistura de faixas de exercícios, pesos e outros equipamentos para criar jogos divertidos e desafios interessantes para você, em vez de exercícios chatos e monótonos. Juntas, essas terapias podem proporcionar a sua melhor recuperação.

Suas sessões de fisioterapia podem durar de 45 minutos a uma hora e você receberá exercícios específicos para praticar em casa entre as sessões.

Um fisioterapeuta desenvolverá um plano para recuperação pós-cirúrgica em casa, bem como durante as sessões de terapia, e ajudará o paciente e a família a entender o que esperar durante o processo – incluindo quão lento ou rápido esperar o progresso e algumas das armadilhas, incluindo fatores psicológicos que os pacientes podem enfrentar, como frustração, dor, depressão e altos e baixos.

Na verdade, a fisioterapia pode começar no dia seguinte após a cirurgia, onde um fisioterapeuta pode ajudá-lo com o treinamento e ativação muscular adequados, alívio da dor e inflamação e treinamento postural.

Os pacientes podem maximizar os benefícios da fisioterapia e garantir um melhor resultado cirúrgico começando a prática antes mesmo da cirurgia para pré-condicionar, identificar quaisquer problemas estruturais e funcionais que contribuam para a lesão e resolvê-los precocemente.

Como Colher o Máximo de Benefícios da Fisioterapia

Os pacientes que entendem o compromisso e a importância de sua reabilitação terão um desempenho muito melhor do que aqueles que não o fazem.

A fisioterapia é difícil, dolorosa ou semelhante a uma tortura? Isso normalmente é um exagero, já que os terapeutas nunca querem fazer nada que machuque você, mas muitas vezes, durante a terapia, avançar ainda mais na recuperação traz algumas dores de crescimento.

Um fisioterapeuta experiente terá muitas estratégias para ajudá-lo a se sentir melhor após cada sessão, manter-se motivado e minimizar a dor.

Algumas outras coisas que você pode fazer para colher o máximo de recompensas:

  • Continue com os exercícios recomendados em casa entre as sessões;
  • Leve a sério quaisquer precauções e restrições estabelecidas pelo seu cirurgião e terapeuta;
  • Evite esforço excessivo.

Mantenha as linhas de comunicação abertas com seu cirurgião e terapeuta. Trabalhar com um terapeuta recomendado pelo seu cirurgião também pode ser útil, pois eles já têm uma boa relação de trabalho e se aprimoraram para obter o melhor resultado para seus pacientes.

Finalmente, a fisioterapia pós-operatória é fundamental porque pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização e reativar importantes músculos centrais que podem ter sido inativados com o trauma da própria cirurgia por meio de exercícios específicos.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.