Compreenda o Processo de Reabilitação da Coluna

Compreenda o Processo de Reabilitação da Coluna

A Reabilitação da Coluna é um processo importante para ajudar os pacientes a obter o máximo benefício possível de sua cirurgia. Essencialmente, a prática de fisioterapia e exercícios pode ajudar os pacientes a se recuperarem de uma cirurgia na coluna o mais rápido e completamente possível.

Existem muitas opções de exercícios disponíveis para os pacientes. Neste artigo, veja como o terapeuta e o paciente podem trabalhar juntos, para beneficiar a condição física do paciente e sua capacidade de retomar as atividades.

Como Funciona a Reabilitação da Coluna

Existem várias maneiras de um fisioterapeuta trabalhar com um paciente para ajudá-lo a voltar às boas condições físicas e a se curar da lesão e de uma cirurgia nas costas.

Controle da Dor

Um fisioterapeuta é treinado para ajudar a controlar a dor após uma cirurgia nas costas. O controle da dor é um primeiro passo importante para permitir que os pacientes recuperem suas forças, pois é muito difícil concluir um programa de reabilitação se alguém estiver com muita dor.

Embora uma certa quantidade de dor seja comum no processo de recuperação, existem vários meios que um fisioterapeuta pode usar para ajudar a minimizar a dor, como:

  • Aplicação de gelo;
  • Certas posições da coluna;
  • Certos tipos de movimentos;
  • Dispositivos elétricos (por exemplo, TENS).

Muitas das técnicas para o alívio da dor nas costas são simples e fáceis de aprender e podem ser feitas em casa ao longo do dia. Para muitos pacientes, é surpreendente saber o quanto o simples uso de bolsas de gelo e / ou mudanças nos movimentos e posições podem ajudar a aliviar a dor pós-operatória.

Um fisioterapeuta também fornece informações e educação para melhorar a saúde geral e a recuperação do paciente após a cirurgia de coluna por meio de mudanças no estilo de vida, como beber bastante água ao longo do dia e encontrar uma posição confortável para dormir.

Treinamento Individual

O terapeuta desenvolve um programa de treinamento sob medida para o paciente, levando em consideração a cirurgia específica do paciente, o tipo de corpo e as condições do tecido.

Os terapeutas se concentram na facilitação muscular com áreas onde os músculos podem precisar de um retreinamento especial para ganhar força e fornecer estabilidade após a cirurgia nas costas. Este tipo de terapia por exercício pode se concentrar em:

  • Músculos na área da incisão;
  • Músculos que podem ter sido enfraquecidos por problemas nervosos antes da cirurgia;
  • Pequenos músculos que trabalham ao redor de cada vértebra e ajudam a estabilizar a coluna. A maioria das pessoas (mesmo aquelas sem problemas de coluna) não usa esses músculos com muita frequência. No entanto, se esses pequenos músculos forem treinados adequadamente, eles podem fornecer uma excelente estabilização que protegem a coluna vertebral e a área recém-operada para evitar problemas futuros.

A fisioterapia individualizada também pode ajudar em áreas onde a mobilidade e flexibilidade do paciente foram limitadas pela cirurgia da coluna. Muitos pacientes com problemas na coluna vertebral também têm restrições em seus quadris, ombros ou outras áreas da coluna. Nesses casos, o terapeuta pode ajudar as articulações e os músculos envolvidos a recuperarem o movimento em relação ao tipo corporal e às atividades físicas do indivíduo, e trabalhará da melhor forma com a coluna recém-operada.

Exercício para Recuperação

O exercício é a chave para eliminar a fadiga, fazer com que os pacientes voltem à atividade com segurança e evitar novas lesões. Em última análise, o exercício é fundamental para ajudar o corpo a se curar da lesão original e para prevenir (ou minimizar) episódios futuros de dor nas costas.

O fisioterapeuta desenvolve um programa de exercícios adaptado individualmente com base no conhecimento do tipo exato de cirurgia da coluna e nas forças que são mais benéficas para a coluna do paciente em diferentes condições.

Os pacientes muitas vezes se perguntam se e quando podem retornar a certas atividades após a cirurgia da coluna. Muito disso depende de como eles respondem aos exercícios e podem preparar os músculos para proteger a coluna durante essa atividade. O paciente / equipe do terapeuta trabalha bem nessa situação, pois o terapeuta tem a oportunidade de observar o movimento do paciente e as tolerâncias de força ao longo do tempo.

Educação sobre Exercícios

Nas sessões de fisioterapia, os pacientes têm muitas oportunidades de fazer perguntas ao terapeuta. Os terapeutas podem explicar quais mudanças ocorreram como resultado da cirurgia específica do paciente e o que pode ser feito para maximizar os benefícios dessa cirurgia.

O sucesso de qualquer paciente na recuperação de uma cirurgia de coluna depende de sua disposição de trabalhar em casa e também com o terapeuta. Idealmente, a cirurgia levará o paciente a uma grande parte do caminho para a recuperação, e então o paciente e a equipe de fisioterapia podem trabalhar juntos para tornar a recuperação o melhor possível.

Mais Informações sobre Reabilitação da Coluna na Internet:
Compartilhar: