Prática de Exercícios para uma Coluna Mais Saudável
Exercícios para a Coluna. Todos nós já ouvimos como a prática de atividade física é benéfica para o coração, melhora a circulação e ajuda as pessoas a perder peso. Mas exercitar-se regularmente também é muito bom para a coluna!
Os exercícios não apenas melhoram o seu condicionamento físico geral, mas também podem ajudar a prevenir lesões na coluna e reduzir a dor nas costas.
Neste artigo, saiba mais sobre os benefícios dos exercícios para a coluna e conheça os tipos de exercícios que você pode praticar.
Benefícios dos Exercícios para a Coluna
A prática de exercícios e atividades físicas ajuda a manter as costas saudáveis, permitindo a troca de fluidos nos discos intervertebrais, que é a forma como o disco recebe nutrição.
Exercitar as costas também reduz a rigidez, mantendo as fibras conjuntivas dos ligamentos e tendões flexíveis. A mobilidade aprimorada por meio de exercícios para as costas ajuda a evitar que as fibras conjuntivas se rompam sob o estresse, o que, por sua vez, evita lesões e dores nas costas.
Outro efeito importante do exercício é que ele alonga, fortalece e repara os músculos que ajudam a apoiar as costas. Quando os músculos das costas e abdominais estão fracos, eles não conseguem apoiar a coluna adequadamente. Os exercícios ajudam a fortalecer esses músculos de suporte, a fim de evitar a tensão dos tecidos moles e fornecem suporte suficiente para as estruturas da coluna.
Tipos de Exercícios
Existem 3 tipos básicos de exercício:
- Fortalecimento – ajuda a aumentar o tônus muscular e a resistência
- Alongamento – aumenta a flexibilidade e permite um movimento normal completo
- Aeróbico – fortalece o coração e os pulmões e melhora a circulação
Exercícios de Fortalecimento
Exercitar os músculos, especialmente os músculos abdominais e das costas, vai ajudar a estabilizar a coluna e tornar mais fácil de manter a postura correta e realizar atividades diárias.
Músculos fortes ajudarão a apoiar e proteger as articulações e a prevenir lesões no tecido conjuntivo encontrado nos joelhos, pescoço, ombros, cotovelos, tornozelos e, o mais importante, na região lombar.
Existem muitas maneiras de fazer exercícios de fortalecimento. Você pode usar pesos livres, aparelhos de ginástica, faixas elásticas e até exercícios aquáticos.
Exercícios de Alongamento
Esse tipo de exercício ajuda a melhorar e manter a flexibilidade, para que você possa mover braços, pernas, pescoço e costas em toda a sua amplitude de movimento.
O alongamento também ajuda a prevenir tensões e dores musculares e ajuda a preparar seu corpo para atividades mais extenuantes. Os exercícios de alongamento, portanto, devem ser feitos antes e depois de qualquer tipo de exercício vigoroso.
Ao realizar exercícios de alongamento, tenha em mente o seguinte:
- Os exercícios de alongamento devem ser feitos diariamente;
- Alongue-se o máximo que puder – mas não a ponto de sentir dor – e depois relaxe;
- Execute esses exercícios lenta e suavemente;
- Evite movimentos bruscos ou espasmódicos;
- Não pule durante o alongamento, você pode machucar ou esticar os músculos;
- Se você sentir alguma dor, pare de se alongar imediatamente.
Exercícios Aeróbicos
O exercício aeróbico tem vários benefícios, incluindo fortalecer o coração e os pulmões, aumentar a energia, melhorar o sono, diminuir a pressão arterial e queimar calorias para perder peso.
Se você é um atleta, há muitas atividades esportivas aeróbicas por natureza, incluindo corrida, ciclismo, natação, caminhada e patinação. Mas mesmo que você não seja um atleta, existem maneiras de incorporar as atividades aeróbicas à sua vida diária. Aqui estão alguns exemplos:
- Use as escadas em vez do elevador;
- Se possível, caminhe em vez de dirigir até uma loja ou restaurante;
- Estacione o carro longe de uma loja ou do escritório para que você possa andar;
- Encontre um amigo para caminhar ou andar de bicicleta.
Tente incorporar pelo menos 15 minutos de qualquer tipo de atividade aeróbica 3-4 vezes por semana. Cada sessão deve começar com alguns minutos de alongamento para aquecimento e terminar com alguns minutos de alongamento para relaxamento. Isso o ajudará a evitar lesões e diminuir a dor e a fadiga muscular.
Alguns bons exemplos de exercícios aeróbicos de baixo impacto incluem natação, ciclismo, spinning ou caminhada na esteira em velocidade lenta.
Lembre-se, se você não faz exercícios há muito tempo, tem qualquer tipo de condição médica ou não tem certeza de como começar, converse com um educador físico e peça orientação do seu cirurgião de coluna de confiança. Nunca inicie qualquer novo regime de exercícios sem consultar primeiro o seu médico.
Manter-se Saudável com a Prática de Exercícios
Como você pode ver, os exercícios não precisam ser difíceis para serem eficazes. Nunca é tarde para começar uma rotina de exercícios que pode ajudar a melhorar sua saúde e bem-estar.