O que é Vertebroplastia? – Tratamento da Osteoporose
É muito comum hoje. Um número relativamente alto de pacientes vem ao Consultório do Cirurgião de Coluna Itaim, perguntando se o seu Problema de Coluna não poderia ser resolvido com uma injeção de Cimento na Coluna (Vertebroplastia) que foi divulgado em alguma matéria nos meios de comunicação.
Mas quando este método pode ser aplicado? Seria um tratamento para qualquer patologia da coluna? Continue a leitura deste artigo e compreenda como funciona essa forma de tratamento e suas indicações.
O que é Vertebroplastia
A vertebroplastia é um procedimento cirúrgico para estabilizar fraturas na coluna vertebral. O cimento ósseo é injetado nos ossos da coluna (vértebras) que estão rachados ou quebrados, geralmente por causa da osteoporose. O cimento endurece, estabilizando as fraturas e sustentando sua coluna.
Este método de tratamento foi inicialmente utilizado pelos médicos americanos Galibert e Deramond em 1984 para Tumores Vertebrais e Fraturas por Osteoporose.
Complicações da Osteoporose
Quebrar (fraturar) um osso é uma complicação Grave da Osteoporose, especialmente em pacientes idosos.
Quebras ósseas osteoporóticas são mais prováveis de ocorrer no quadril, na coluna ou no pulso, mas outros ossos também podem quebrar. Além de causar dor permanente, a osteoporose faz com que alguns pacientes percam altura. Quando a osteoporose afeta as vértebras ou os ossos da coluna, ela geralmente leva a uma postura encurvada ou curvada.
A osteoporose pode limitar a mobilidade, o que muitas vezes leva a sentimentos de isolamento ou depressão.
Além disso, vinte por cento dos idosos que quebram um quadril morrem dentro de um ano por causa de complicações relacionadas ao próprio osso quebrado ou a cirurgia para repará-lo. Muitos pacientes necessitam de cuidados extras que podem vir a se tornarem vitalícios.
Perigo da Osteoporose
Qual o Perigo da Osteoporose? A osteoporose é uma Doença Silenciosa! Você pode não saber que você tem até que você quebre um osso. Um teste de densidade mineral óssea é a melhor maneira de verificar sua Saúde Óssea.
Para manter os ossos fortes, coma uma dieta Rica em Cálcio e Vitamina D, faça Exercícios físicos regularmente e não fume.
Se necessário, os medicamentos também podem ajudar. Vale ressaltar que também é importante tentar evitar cair. As quedas são a causa número um de fraturas em adultos mais velhos.
A Indicação da Vertebroplastia
A Osteoporose é a Perda de Massa óssea mais comum nas Mulheres após a Menopausa, onde tal perda causa uma fraqueza na estrutura óssea, principalmente na Coluna, causando Fraturas, muitas vezes até em traumas banais.
Dor Desagradável e Incapacitante
A Dor Resultante destas Fraturas é bastante Desagradável e Incapacitante. Para tratamento, são indicados:
- Repouso;
- Analgésicos;
- Imobilização.
A longevidade da população acarreta maior evolução da osteoporose, fazendo deste método de tratamento uma boa opção nos casos de fratura.
Geralmente a dor resultante apresenta grande alívio após cerca 30 (trinta) dias. Quando não há melhora na condição, a vertebroplastia é indicada, com aplicação de cimento ortopédico especial, a fim de se obter uma maior estrutura óssea, com diminuição importante do quadro doloroso na maioria dos pacientes.
Mais sobre o Procedimento – O que é Vertebroplastia?
Sob anestesia local e sedação leve, introduz-se uma cânula (agulha grossa de 3 mm) da pele até o Corpo Vertebral, utilizando-se fluoroscópio (aparelho radiográfico) (figura 2) ou tomografia, com aplicação de 3 a 5 milímetros de cimento ortopédico com seringas ou pistolas de injeção (figura 3). A secagem deste cimento é rápida e o paciente é dispensado no mesmo dia.
Existem complicações do método, onde a técnica apurada feita por profissional experiente diminui bastante tais riscos, que devem ser discutidos previamente com o Cirurgião que vai Empregar o Método.
Outras aplicações, como em tumores ósseos vertebrais também são empregadas, bem como o uso de outros materiais além do cimento ortopédico, como carbonato de cálcio.
Vale lembrar que o método não apresenta bons resultados em fraturas antigas da coluna (mais de 06 meses), uma vez que estas já se encontram estruturadas, com pouca probabilidade de Diminuição da Dor, que já se tornou crônica.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 16 de janeiro de 2019 e Atualizado em: 01 de outubro de 2021