Possíveis Causas da Dor Lombar Aguda

Sentir uma Dor Lombar Aguda pode ser desconcertante, pois muitas vezes ela é intensa e vem acompanhada de uma série de sintomas que podem dificultar até mesmo as atividades diárias mais simples.

Continue a leitura deste artigo para compreender seus sintomas característicos, origens possíveis e como encontrar alívio e iniciar um caminho de recuperação.

Sintomas que Acompanham a Dor Lombar Aguda

A dor aguda na região lombar pode ser limitada a um ou ambos os lados. Você também pode sentir que a dor se origina em um local específico do lado esquerdo ou direito da parte inferior das costas. A dor lombar aguda geralmente inclui um ou mais dos seguintes sintomas e características:

  • A dor lombar intensa está normalmente associada ao aumento da tensão e espasmo nos músculos circundantes, causando rigidez e diminuição da amplitude de movimento.
  • Se o seu problema na região lombar se originar nas raízes nervosas espinhais, uma dor aguda pode irradiar para a perna através do nervo afetado.
  • A dor lombar causada por irritação ou compressão de nervos pode estar associada a sintomas neurológicos, como dormência, formigamento, sensação de alfinetes e agulhas e uma sensação geral de fraqueza nas pernas.

Esses sintomas podem ser agravados ou aliviados por posturas ou atividades específicas, como sentar, ficar em pé, caminhar e deitar. Embora a dor na coluna geralmente desapareça em alguns dias ou semanas, os sintomas podem se tornar debilitantes, afetando significativamente suas atividades diárias.

Causas Relacionadas à Coluna

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

As causas mais comuns de dor lombar aguda incluem lesões repentinas ou repetitivas em uma ou mais estruturas que sustentam as costas, como músculos, ligamentos, articulações e discos intervertebrais.

Tensão Muscular

Uma lesão por distensão muscular pode causar crises intensas de dor, espasmo e rigidez na parte inferior das costas. Essa lesão também pode ser localizada e causar dor aguda no lado esquerdo ou direito da região lombar. Os sintomas comuns de uma lesão por distensão muscular na parte inferior das costas incluem:

  • Dor aguda que se intensifica com o movimento;
  • Dificuldade em ficar em pé ou andar;
  • Dor aguda ao passar da posição sentada para em pé ou de pé para sentada.

A dor geralmente é aliviada quando você reclina com apoio e eleva as pernas ou deita e eleva os joelhos.

Hérnia de Disco Lombar

Os discos espinhais servem como amortecedores entre as vértebras, sustentam a parte superior do corpo e permitem uma ampla gama de movimentos da parte inferior das costas. Se o disco herniar, ele poderá vazar seu conteúdo interno, irritando ou comprimindo uma raiz nervosa espinhal próxima. A cascata resultante de eventos inflamatórios causa uma variedade de sintomas, tais como:

  • Dor lombar aguda e rigidez;
  • Aumento da dor durante certas atividades, como levantar objetos pesados ​​ou exercícios extenuantes;
  • Sensação de queimação nas nádegas, coxa e/ou panturrilha;
  • Dor aguda na parte externa ou sob o pé;
  • Fraqueza, dormência e formigamento na perna.

Os sintomas da hérnia de disco podem ser aliviados com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e a realização de tipos específicos de exercícios de extensão lombar. Tratamento(s) médico(s) mais intenso(s) pode(m) ser necessário(s) quando ocorre compressão neural significativa com sintomas graves.

Estenose Espinhal

A estenose espinhal ocorre quando as aberturas ósseas da coluna vertebral por onde passam os nervos espinhais se tornam estreitas. Esse estreitamento pode comprimir a medula espinhal e/ou os nervos espinhais e pode se desenvolver em vários pontos ao longo da coluna.

Embora estes sejam padrões relativamente comuns, a apresentação real destas condições pode variar significativamente, tornando difícil o autodiagnóstico da causa raiz da dor.

Quando os nervos da região lombar são comprimidos, você pode experimentar claudicação neurogênica nas pernas, com as seguintes características:

  • Dor constante e/ou dormência nas pernas, quando em pé;
  • Aumento da dor e/ou dormência nas pernas ao caminhar distâncias variáveis ​​e/ou ao dobrar a coluna para trás;
  • Dificuldade para realizar exercícios ou atividades na posição vertical;
  • Melhora ou resolução da dor e/ou dormência com repouso.

Sinais de Alerta

É importante estar atento a sinais que indicam necessidade de avaliação médica urgente, como:

  • Fraqueza muscular progressiva;
  • Perda de controle da bexiga ou intestino;
  • Dor que ocorre junto com febre ou calafrios;
  • Dor intensa após trauma significativo;
  • Sintomas neurológicos importantes que se agravam rapidamente.

Cuidados para Dor Lombar Aguda

Cuidar da dor lombar envolve medidas para reduzir os sintomas e melhorar a função das costas e das pernas. Apesar da dor lombar geralmente desaparecer em algumas semanas, problemas subjacentes podem prolongar a dor por meses.

  • Evite o repouso absoluto prolongado, pois ele pode piorar a rigidez e a fraqueza muscular. O ideal é a retomada progressiva das atividades conforme a tolerância.
  • Procure orientação médica especializada para um diagnóstico preciso. Um cirurgião de coluna poderá identificar a origem exata da dor, solicitar exames específicos e prescrever o tratamento mais eficaz para seu caso.

Consulte o seu médico cirurgião de coluna para um diagnóstico preciso do seu problema na região lombar.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 14 de jun de 2024 e Atualizado em: 12 de dez de 2025

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.