Protusão Discal ou Abaulamento do Disco Intervertebral

A degeneração do disco intervertebral é uma parte natural do processo de envelhecimento. À medida que envelhecem, os discos espinhais secam, perdendo água e líquidos internos naturais, perdendo a elasticidade e ficando menos capazes de suportar o estresse diário de amortecer a coluna. Uma das consequências dessa degeneração é a Protusão Discal: quando o disco ultrapassa os limites da vértebra e cria pressão nas raízes nervosas circundantes.

Continue a leitura e compreenda melhor esta condição, suas causas, sintomas e formas de tratamento.

Como Ocorre a Protusão Discal

Em um disco saudável, o material do núcleo está centralizado. Quando o núcleo pressiona contra o anel externo, o disco espinhal começa a inchar na coluna – a protuberância pode ocorrer em torno de parte ou de toda a circunferência do disco.

Uma protrusão ocorre quando um disco sobressai do seu espaço natural na coluna vertebral, entre as vértebras. As vértebras espinhais são responsáveis ​​por suportar o peso do corpo. O peso adicionado cria uma pressão indevida nas vértebras que comprimem os discos da coluna vertebral. Eventualmente, essa pressão adicional faz com que os discos percam a elasticidade mais rapidamente, mudem de forma, achatem e sobressaiam além do espaço natural da coluna vertebral.

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.

Outro tipo de dano ao disco é chamado de extrusão. Isso ocorre quando o exterior resistente de um disco desenvolve uma rachadura. Nesses casos, parte do núcleo interno mole do disco pode vazar para o canal medular. Esse vazamento é conhecido como hérnia de disco. Também é comum que os discos se projetem da coluna vertebral nesses casos.

Causas e Fatores de Risco

Um disco protuberante é uma lesão comum nas costas que pode ocorrer por várias causas. A maioria dos discos protuberantes decorre de um ou mais dos seguintes fatores:

  • Desgaste – A causa mais comum de protrusão do disco é o desgaste ao longo do tempo. Uma vez que os discos da coluna vertebral começam a degenerar, mesmo um pequeno movimento como curvar-se, torcer, espirrar ou levantar um objeto pode levar à protrusão do disco.
  • Movimentos repetitivos – Realizar movimentos repetitivos de levantamento, torção ou flexão — especialmente se você trabalha em um trabalho fisicamente exigente, como construção ou carpintaria — causa o desgaste dos discos com o tempo. À medida que o anel externo resistente enfraquece e se torna menos capaz de absorver o choque, o material do núcleo pressiona contra o anel externo.
  • Lesão traumática – Às vezes, uma única lesão coloca muito estresse e pressão no disco e faz com que ele enfraqueça e protuberância. Esses tipos de lesões podem incluir o uso dos músculos das costas para levantar um objeto muito pesado, levantar e torcer ao mesmo tempo, uma queda intensa ou um acidente de carro de alto impacto.

Fatores de risco aumentados para danos ao disco incluem genética, falta de exercício, ganho de peso e técnicas incorretas de levantamento de objetos pesados.

Outros riscos à saúde, como má alimentação, baixa ingestão de água, obesidade e tabagismo, contribuem para a deterioração do disco. O impacto e as lesões no corpo também são uma causa comum de danos ao disco.

Temos controle de nossos hábitos e eles afetam nossa saúde em muitas áreas, incluindo a coluna vertebral. Por outro lado, lesões externas que estão fora de nosso controle, como quedas, lesões esportivas e acidentes, são também causas de saliências no disco.

Sintomas

Uma protrusão nem sempre é acompanhada de sintomas. Um disco saliente nem sempre é doloroso. Em alguns casos, quando o material do disco não comprime nenhuma das estruturas nervosas próximas, nenhuma dor será sentida.

No entanto, na maioria dos casos, a protrusão do disco geralmente apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Dor Intensa: Quando um disco cria pressão sobre um nervo, pode causar dor lombar extrema;
  • Dormência e Fraqueza: A interferência no caminho do nervo também pode causar dormência e fraqueza em um ou nos dois braços ou pernas;
  • Uma sensação de formigamento também pode ser um sintoma de um disco saliente.

Tratamentos para Protusão Discal

Opções Conservadoras

Em muitos casos, os tratamentos não cirúrgicos são bem-sucedidos no controle da dor e dos sintomas de um disco protuberante. Um disco protuberante pode levar várias semanas ou meses para cicatrizar completamente, mas o tratamento precoce pode evitar que o disco se rompa no futuro. As opções de tratamento conservador incluem:

  • Descansar – Tente evitar atividades que exerçam pressão sobre a coluna ou agravem a dor nas costas. Isso não quer dizer que você deva fazer repouso total na cama – ficar na cama pode levar ao aumento da dor, rigidez e fraqueza. Mantenha-se ativo enquanto modifica as atividades que colocam muita pressão nas costas.
  • Medicamentos anti-inflamatórios – Os AINEs de venda livre podem ajudar a aliviar dores leves nas costas e nas pernas. Se a medicação de venda livre não for suficiente, seu médico pode prescrever anti-inflamatórios mais fortes ou uma injeção de cortisona.
  • Fisioterapia – A fisioterapia pode ajudá-lo a fortalecer os músculos centrais, lombares e das pernas que sustentam a coluna. Melhorar sua força e flexibilidade ajudará a prevenir futuras lesões.

Outras opções de tratamento conservador incluem bloqueios da raiz nervosa e injeções de esteroides. Eles foram projetados para fornecer alívio temporário e você pode optar por executar o procedimento várias vezes.

Cirurgia de Descompressão

A cirurgia minimamente invasiva para descompressão visa aliviar a pressão sobre os nervos da coluna vertebral. Essa pressão geralmente é causada por estenose, discos protuberantes ou hérnia e muito mais.

O alívio dessa pressão pode ser alcançado por meio da redução ou remoção de tecidos moles (material do disco ou tecido cicatricial) ou osso (esporões ósseos, uma parte da lâmina ou forame) para descomprimir o nervo afetado. Quando a compressão é causada por material de tecido mole, um laser cirúrgico pode ser utilizado para encolher o material impactante.

Cirurgia de Fusão / Estabilização

As cirurgias de fusão têm objetivos semelhantes (remover tecido do disco danificado e fundir os ossos), mas diferem na abordagem, incluindo o uso de material especializado para reforçar a estabilidade e o local usado para obter acesso à coluna vertebral. Um procedimento relacionado é uma substituição artificial do disco, na qual um disco cervical danificado é substituído por um disco sintético e as vértebras não são fundidas.

Seu médico cirurgião de coluna pode lhe orientar sobre a forma de tratamento mais indicada para o seu caso.

Mais informações sobre “Protusão Discal” na Internet:

Artigo Publicado em: 6 de dezembro de 2019 e Atualizado em: 1 de setembro de 2023

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.