
Quando Usar Compressa Quente ou Fria para Dor na Coluna?
A cura após uma lesão pode ser um processo longo e doloroso. E embora existam muitas práticas restauradoras que você pode fazer para acelerar o processo, incluindo fisioterapia, massagem e outras modalidades de cura natural, também há algo bastante simples que você pode fazer em casa para tratar sua dor. É o uso de Compressa Quente ou Fria, também conhecido como terapia de calor ou frio.
Veja neste artigo quais são as finalidades de se usar compressa quente ou fria para dor na coluna e o mecanismo de ação de cada uma delas.
Compressa Quente ou Fria para Dor na Coluna
As terapias de calor ou frio são consideradas as melhores maneiras de controlar a dor no conforto da sua casa. Além de evitar os efeitos colaterais dos analgésicos de venda livre, esse tipo de terapia pode ajudar o processo de cura a acontecer mais rápido, reduzindo a inflamação para novas lesões e melhorando a amplitude de movimento para lesões mais antigas.
Quando Usar
Usar calor ou frio para tratar a dor depende principalmente de uma coisa: quando ocorreu a lesão.
Se você está sentindo dor aguda ou tem uma nova lesão que está inchada ou inflamada, a terapia fria funcionará melhor para você. Se você estiver sentindo dor crônica ou se a lesão tiver mais de um dia, a terapia de calor funcionará melhor para você.
Claro, essas não são regras rígidas. Portanto, se você tentar qualquer um desses e for desagradável, mude para o oposto para tentar encontrar algum alívio.
Terapia com Frio Reduz a Inflamação
Usar gelo em um ferimento recente não é uma ideia nova. Na verdade, se você já caiu quando criança, um adulto provavelmente lhe deu uma bolsa de gelo. Isso reduz a inflamação, o inchaço, a dor e a vermelhidão associados à lesão.
Estas são reações naturais do seu corpo ao sentir dor; no entanto, em excesso, esses processos comprimem o tecido local e causam mais dor.
O uso da terapia fria não apenas reduz a dor ao anestesiar a lesão, mas também reduz a circulação sanguínea e reduz o acúmulo de líquido no local da lesão. Ao controlar o inchaço, você não só descobrirá que o ferimento está anestesiado, mas também pode ajudar a curar o ferimento um pouco mais rápido.
A terapia fria (também conhecida como crioterapia) pode ser usada para aliviar a dor de uma lesão ou para ajudar a acelerar a recuperação de um exercício rigoroso, como após uma longa corrida, natação, caminhada ou até mesmo esportes.
Terapia Quente Estimula o Fluxo Sanguíneo
Ao contrário da terapia pelo frio, a terapia do calor acelera o fluxo sanguíneo e pode ser uma sugestão gentil para o seu corpo começar o processo de cura. Você pode descobrir que a terapia de calor ajuda a aliviar os músculos doloridos e a relaxar os espasmos musculares, especialmente em lesões antigas.
O uso da terapia de calor reduz a dor não apenas relaxando os músculos, mas também aumentando o fluxo de ácido láctico. Esse fluido costuma ficar mais lento em áreas com fluxo sanguíneo diminuído, mas sua remoção é necessária para melhorar a amplitude de movimento e diminuir a dor.
A terapia de calor pode ajudá-lo a curar a dor de uma lesão em curso ou a relaxar os músculos doloridos e a rigidez do corpo.
Onde Usar
A terapia de calor e/ou frio é benéfica para as seguintes condições comuns que afetam a coluna:
- Dor causada por condições como hérnia de disco ou degeneração discal, estenose espinhal (estreitamento dos canais ósseos da coluna causando compressão nervosa) ou espondilolistese;
- Lesão direta por quedas, entorses, lesões esportivas (como a torção ao balançar um taco de golfe) ou colisões;
- Distensão muscular devido a esforço ou força excessiva, levando ao alongamento excessivo das fibras musculares, como ao levantar pesos;
- Dor muscular induzida pelo exercício, como por tentar um novo exercício, praticar exercícios sem um período inicial de aquecimento ou exagerar em um exercício específico.
Como Usar
Embora algumas pessoas possam preferir usar um tipo de terapia em vez de outro, certas condições podem responder melhor ao uso de uma terapia específica. Aqui estão exemplos comuns de diferentes tipos de dor e a terapia de escolha:
Use frio primeiro e depois aplique calor para dor aguda nas costas – Quando a dor nas costas for aguda (com duração inferior a 4 semanas) e/ou ocorrer devido a uma lesão direta, use primeiro a terapia de frio para reduzir o inchaço, diminuir a inflamação e causar um efeito de dormência. Após a redução da inflamação, utilize a terapia de calor para melhorar a flexibilidade dos tecidos moles, o movimento dos músculos e o funcionamento geral das costas.
Experimente calor contínuo e de baixa intensidade para dores nas costas com duração superior a 4 semanas). Por exemplo, um cobertor aquecido enrolado na parte inferior das costas ou um envoltório adesivo comercial que forneça várias horas de calor de baixo nível. Essas abordagens fornecem calor, estimulando e incentivando a cura.
Se sentir dor nas costas devido a exercícios ou esforço, use terapia de frio imediatamente após a atividade para reduzir danos aos tecidos, inflamação e dor. Após um período de 24 horas, use terapia de calor para estimular a cicatrização dos tecidos.
Quando não Usar
Existem algumas condições e situações que não devem ser tratadas com terapia de calor ou frio. Por exemplo:
- Essas terapias não devem ser usadas em feridas abertas, sangramentos ou quando houver qualquer líquido saindo da região dolorida;
- Se você tem certas condições crônicas, como esclerose múltipla, má circulação, lesões na medula espinhal, diabetes mellitus e/ou artrite reumatoide, é aconselhável evitar a terapia de calor. O calor nessas condições pode causar queimaduras excessivas, ulcerações na pele e/ou aumento da inflamação.
Lembre-se de que a aplicação tópica de gelo ou terapia de calor pode trazer um nível surpreendente de alívio da dor para a maioria dos tipos de dor relacionada a problemas na coluna, mas cada tratamento é único e funciona melhor em situações específicas.
Além disso, se a lesão que está causando a dor for grave, converse com seu médico cirurgião de coluna para garantir que uma abordagem mais ativa para o controle da dor não seja necessária.
Mais informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 23 de outubro de 2020 e Atualizado em: 30 de maio de 2025