Anamnese e Exame Físico da Coluna - Saiba Mais

Anamnese e Exame Físico da Coluna – Saiba Mais

Diagnosticar sua dor nas costas ou no pescoço começa com um exame físico da coluna, procedimento em que seu médico realiza algumas manobras especiais, e inclui uma avaliação de seu histórico médico e sintomas.

Continue a leitura deste artigo para compreender o que acontece durante um exame físico da coluna vertebral e como ajudar seu médico a encontrar a causa para seus sintomas.

Anamnese e Exame Físico da Coluna

Seu médico pede detalhes sobre seu histórico médico e também pode fazer perguntas sobre a saúde de sua família imediata (por exemplo, mãe, pai). Certos distúrbios da coluna vertebral têm risco ou tendência de serem herdados, como osteoporose ou escoliose.

Abaixo estão outros aspectos do seu histórico médico que seu médico pode querer saber:

  • Suas condições coexistentes (por exemplo, diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, depressão, ansiedade);
  • Hábitos de estilo de vida (por exemplo, tabagismo, uso de álcool, tipo de exercício e frequência);
  • Se você já fez uma cirurgia de coluna anterior;
  • Alergias;
  • Medicamentos que você está tomando atualmente, incluindo medicamentos de venda livre, prescritos, vitaminas e suplementos.

Manobras da Coluna Vertebral

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

Depois de revisar seu histórico médico e sintomas, seu médico provavelmente fará um exame físico para saber mais sobre a dor.

O seu médico pode pedir-lhe para:

  • Atravessar a sala para examinar anormalidades em sua marcha (padrão de caminhada);
  • Dobrar e flexionar partes da coluna para avaliar a amplitude de movimento da coluna;
  • Simplesmente ficar em pé para identificar quaisquer problemas de equilíbrio, postura e/ou alinhamento da coluna (como escoliose ou cifose).

Seu médico pode ver sua coluna de vários ângulos (frente, costas e laterais). Ele também pode palpar áreas de sua coluna ou regiões próximas para verificar sensibilidade, inchaço ou massas.

Além desses movimentos simples, seu médico também pode realizar manobras especiais de diagnóstico. Se essas manobras reproduzirem sua dor, isso ajudará o médico a identificar a localização e a fonte física de sua dor. As manobras que seu médico realiza dependem em grande parte da localização da sua dor.

As manobras listadas abaixo são comumente usadas para diagnosticar a causa potencial da dor na coluna, mas esta não é uma lista completa. Seu médico pode realizar manobras não listadas abaixo para diagnosticar sua condição.

Manobras de dor no pescoço:

  • Manobra de Spurling: Ao virar a cabeça e aplicar pressão suavemente, seu médico pode reproduzir uma dor no pescoço irradiada e relacionada aos nervos.
  • Teste de distração manual do pescoço: Este teste ajudará a identificar a dor do nervo no pescoço. Seu médico pedirá que você levante a cabeça, o que pode aliviar a pressão nos nervos comprimidos.

Manobras de dor lombar e nas pernas:

  • Teste de elevação da perna reta: Este teste é comumente usado para diagnosticar hérnia de disco na região lombar. Enquanto você está deitado de costas, seu médico levantará uma de suas pernas retas no ar.
  • Teste de estiramento femoral: enquanto está deitado de bruços, seu médico flexionará cada joelho para determinar se você sente dor na coxa. Se isso acontecer, indica compressão do nervo na coluna lombar.
  • Teste Schober: Este teste examina a amplitude de movimento na coluna lombar. Durante este teste, você se curvará, como se estivesse tentando tocar os dedos dos pés.
  • Teste de Trendelenburg: Este teste pode identificar fraqueza nos músculos que sustentam o quadril. Neste teste, você ficará em pé sobre uma perna por 30 segundos. Seu médico observará se sua pelve permanece nivelada.

Dicas para Ajudar em seu Exame Físico

Pense no processo de diagnóstico como uma parceria entre você e sua equipe médica. As dicas a seguir ajudarão a garantir um diagnóstico adequado:

Se você está com dor, diga. Não tente esconder ou minimizar. Se uma manobra durante o exame físico criar dor, descreva-a ao seu médico.

Seja detalhado: sua dor melhora quando você descansa? Ela irradia para baixo de sua perna quando você anda mais de 5 minutos? Considere anotar as características de sua dor e trazer para sua consulta para dar ao médico uma visão completa de sua dor.

O que Acontece Após o Exame Físico?

Em alguns casos, o resultado do exame físico pode diagnosticar a causa de sua dor nas costas ou no pescoço e indicar o tratamento. Em outros casos, o exame físico é o primeiro passo no processo de diagnóstico.

Os resultados de seu exame físico também ajudarão a informar seu médico sobre quais exames laboratoriais ou de imagem da coluna vertebral, se necessário, podem confirmar um diagnóstico de distúrbio da coluna.

Quer o exame físico revele um diagnóstico ou sejam necessários mais testes, é importante manter as linhas de comunicação abertas com o seu médico. Você e seu médico são parceiros e estar informado irá ajudá-lo a construir confiança em seus cuidados.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.