Cifose – Conheça esta Deformidade da Coluna Vertebral
A cifose é um distúrbio da coluna vertebral no qual uma curva externa excessiva da coluna resulta em arredondamento anormal da parte superior das costas. A condição é às vezes conhecida como “corcunda”, especialmente no caso de uma curva severa.
Continue a leitura e saiba mais sobre a cifose, conheça seus tipos, sintomas e formas de tratamento.
Em que Consiste a Cifose
A coluna é composta por três segmentos. Quando vistos de lado, esses segmentos formam três curvas naturais. As curvas em forma de “c” do pescoço (coluna cervical) e parte inferior das costas (coluna lombar) são chamadas de lordose. A curva “reversa em forma de c” do tórax (coluna torácica) é denominada cifose.
Essa curvatura natural da coluna é importante para o equilíbrio e nos ajuda a ficar de pé. Se qualquer uma das curvas ficar muito grande ou muito pequena, torna-se difícil ficar em pé e a postura parece anormal.
Embora a coluna torácica deva ter uma cifose natural entre 20 e 45 graus, anormalidades posturais ou estruturais podem resultar em uma curva fora dessa faixa normal. Enquanto o termo médico para uma curva com mais de 50 graus, é na verdade “hipercifose”, o termo “cifose” é comumente usado para se referir à condição clínica de curvatura excessiva na coluna torácica que leva a uma parte superior arredondada.
Tipos de Cifose
Geralmente, as seguintes formas de cifose são vistas:
- Cifose pós-traumática – é mais comumente encontrada no meio das costas dos pacientes afetados, frequentemente em pacientes que fraturaram uma ou mais de suas vértebras devido a uma lesão traumática. Também pode ocorrer se houver dano ligamentar grave na coluna associado a uma fratura.
- Cifose postural – O tipo mais comum de cifose, geralmente acontece durante a adolescência. A postura desleixada estica os ligamentos e os músculos que mantêm as vértebras no lugar. Esse alongamento puxa as vértebras para fora de sua posição normal, causando uma forma arredondada na coluna.
- Cifose associada à idade – resulta do processo de envelhecimento e, mais especificamente, de condições como osteoporose, fraqueza muscular, doença degenerativa do disco e fraturas da coluna vertebral.
- Cifose de Scheuermann – condição que se desenvolve na adolescência, mas pode progredir para a idade adulta. Um paciente com essa forma de cifose tem uma coluna rígida devido à forma anormal das vértebras.
- Cifose congênita – Pessoas com cifose congênita nasceram com uma coluna que não se desenvolveu adequadamente antes do nascimento. Este tipo de cifose pode piorar à medida que a criança cresce. Normalmente precisa de cirurgia em uma idade jovem para impedir que a curva piore.
Sintomas
Os sinais e sintomas da cifose variam, dependendo da causa e gravidade da curva. Estes podem incluir:
- Ombros arredondados;
- Uma corcunda visível nas costas;
- Dor leve nas costas;
- Fadiga;
- Rigidez da coluna;
- Isquiotibiais mais rígidos e contraídos (os músculos na parte de trás da coxa).
Raramente, ao longo do tempo, as curvas progressivas podem levar a:
- Fraqueza, dormência ou formigamento nas pernas;
- Perda de sensibilidade;
- Falta de ar ou outras dificuldades respiratórias.
Tratamento
O objetivo do tratamento é interromper a progressão da curva e prevenir deformidades. Consideramos alguns fatores para determinar o tratamento para a cifose, incluindo:
- A idade e a saúde geral do paciente;
- O tipo de cifose;
- A gravidade da curva.
Tratamento não Cirúrgico
O tratamento não cirúrgico é recomendado para pacientes com cifose postural. Também é recomendado para pacientes com cifose de Scheuermann que têm curvas de menos de 75 graus.
O tratamento não cirúrgico pode incluir:
- Observação – Consiste em simplesmente monitorar a curva para garantir que ela não piore, por meio de consultas periódicas e radiografias. A menos que a curva piore ou se torne dolorosa, nenhum outro tratamento pode ser necessário.
- Fisioterapia – Exercícios específicos podem ajudar a aliviar a dor nas costas e melhorar a postura, fortalecendo os músculos do abdômen e das costas. Certos exercícios também podem ajudar a alongar os isquiotibiais e fortalecer as áreas do corpo que podem ser afetadas pelo desalinhamento da coluna.
- Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) – AINEs, incluindo aspirina, ibuprofeno e naproxeno, podem ajudar a aliviar a dor nas costas.
Tratamento Cirúrgico
Se essas medidas conservadoras não ajudarem, a cirurgia de coluna pode ser necessária para controlar a dor, melhorar a deformidade ou descomprimir as raízes nervosas. A fusão espinhal posterior e a instrumentação são frequentemente usadas para tratar deformidades mais flexíveis. Deformidades fixas geralmente requerem cirurgias mais complexas. Consulte o médico cirurgião de coluna para um melhor diagnóstico e tratamento.
Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 2 de agosto de 2019 e Atualizado em: 18 de fevereiro de 2022