Colar Cervical – Quando é Necessário Utilizar?
Dor no pescoço é um dos problemas de saúde mais frequentes e custosos no mundo. Esta experiência pode ter uma variedade de causas e interferir gravemente na qualidade de vida. Embora o colar cervical seja uma forma de tratamento aparentemente benigna, ele pode ter efeitos adversos, especialmente quando usado sem indicação ou de forma inadequada.
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o colar cervical e quando é necessário utilizar este recurso terapêutico.
Em que Consiste um Colar Cervical
Um colar cervical é um instrumento usado para dar suporte ao pescoço e à coluna e limitar o movimento da cabeça após uma lesão. Seu propósito é evitar que você mova sua cabeça e pescoço até que a lesão esteja curada.
Em geral, existem três tipos de colares:
- Macios – são feitos de espuma de borracha ou polietileno e se ajustam ao redor do pescoço. Permitem alguma amplitude de movimento, principalmente para frente e para trás, enquanto limitam o movimento lateral. São usados na reabilitação de lesões por chicote e entorses no pescoço e para fornecer suporte para dores crônicas no pescoço, especialmente em pessoas mais velhas.
- Rígidos – são feitos de uma estrutura de plástico sobre um núcleo de espuma ou vinil. Eles são os mais restritivos entre todos os colares cervicais. Eles são usados quando os médicos querem parar quase todo o movimento do pescoço em qualquer direção. Um colar rígido é usado após cirurgia ou após trauma grave, como fraturas cervicais, onde a cura levará muito tempo. Colares rígidos geralmente se estendem da mandíbula até a clavícula.
- Esportivos – representam um tipo especializado de colares rígidos. Eles são usados por pilotos de corrida, pilotos de motocross e pilotos de quadriciclo, todos os quais se envolvem em direção de alta velocidade e alto impacto, para evitar danos ao pescoço em casos de colisões ou paradas repentinas. São extremamente eficazes para salvar vidas e evitar a necessidade de outros tipos de colares cervicais.
Quando é Necessário
Seu pescoço é a parte mais delicada da sua coluna. Um colar cervical ajuda a sustentar sua cabeça até que os músculos e ossos do pescoço se curem.
Em relação ao tratamento da dor crônica no pescoço, é importante considerar que ela tem muitas causas — desde fatores simples quanto uma mochila cheia de livros até situações mais graves quanto esporões ósseos ou artrite. Nesses casos, o colar ajuda a aliviar a dor enquanto o tratamento está em andamento.
Ao consultar um médico sobre dor no pescoço, você deve informá-lo se tem o hábito de carregar sua bolsa ou mala em um braço, se fica sentado na mesma posição por longos períodos ou se fala muito ao telefone (especialmente no celular).
O médico também perguntará se a dor irradia para os ombros ou mãos ou se é acompanhada de dores de cabeça. Todos estes fatores podem significar que os músculos do seu pescoço estão fracos e cansados de segurar a cabeça.
Até Quando Usar
O pensamento médico atual é que quanto mais tempo é usado, menos eficaz ele se torna, pois é importante que você fortaleça e mova os músculos enfraquecidos o mais rápido possível.
O tratamento para o traumatismo cervical, que exige imobilização, repouso na cama e analgésicos, atualmente é melhor com fisioterapia. Por outro lado, a recuperação de uma cirurgia de hérnia de disco ou esporão ósseo, ou após uma fratura, precisam de imobilização de longo prazo enquanto os nervos e ossos se recuperam.
Mas os efeitos negativos da imobilização total são superados pelos benefícios de deixar a lesão curar. Depois disso, os colares rígidos são removidos em favor da terapia de movimento.
Seu médico cirurgião de coluna irá explicar a você sobre sua lesão específica e por quanto tempo você deve usar o colar cervical.