Transtorno de Disco Juvenil – Saiba Mais
Muitas pessoas associam problemas relacionados à coluna com adultos mais velhos. Estatisticamente, essa faixa etária tende a ser mais afetada por problemas dessa natureza, mas existem algumas condições relacionadas à coluna que podem ser igualmente problemáticas para pacientes mais jovens. Uma delas é chamada de transtorno de disco juvenil.
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o que é transtorno de disco juvenil e como é frequentemente tratado.
O que é Transtorno de Disco Juvenil
O distúrbio do disco juvenil é semelhante ao que é comumente referido como doença degenerativa do disco ou desgaste do disco relacionado à idade em adultos mais velhos.
A principal diferença é que os pacientes mais jovens, especialmente aqueles na adolescência, provavelmente não sofrerão danos no disco devido a anos de estresse e desgaste. Em vez disso, o dano do disco geralmente está relacionado a algum tipo de trauma ou lesão física.
Quando Geralmente Ocorre
A doença de disco juvenil é frequentemente observada em pacientes no final da adolescência ou no início da idade adulta, e geralmente é acelerada por trauma, o que também pode causar deslocamento dos discos espinhais.
Também é possível desenvolver essa condição como resultado de um acidente de carro ou esportes de contato. Há também evidências de que alguns adultos mais jovens podem ser geneticamente predispostos ao desgaste do disco.
Características e Sintomas
O desgaste ou dano do disco em pacientes mais jovens geralmente afeta uma parte da vértebra chamada placa terminal. Quando essa área enfraquece, um disco espinhal pode se deslocar para preencher o vazio nessa área e formar saliências conhecidas como nódulos de Schmorl.
Outra diferença entre o desgaste do disco em adultos mais velhos e o que pode acontecer em pacientes mais jovens é a extensão dos danos relacionados ao disco. Em pacientes mais velhos, o dano geralmente é limitado a alguns segmentos da coluna vertebral. No entanto, em indivíduos mais jovens, vários discos lombares podem ser afetados. Os sintomas e sinais mais comumente observados incluem:
- Desconforto que aumenta após longos períodos sentado;
- Dor que diminui ao mudar de posição ou piora ao caminhar ou correr;
- Desconforto que se estende a áreas próximas;
- Dor que é mais perceptível ao torcer ou dobrar a coluna.
Tratamentos
Qualquer tipo de dor nas costas não deve ser considerado normal, especialmente se persistir ou piorar progressivamente, não importa a idade da pessoa. Se um médico ou cirurgião de coluna diagnosticar um paciente mais jovem com distúrbio de disco juvenil, o tratamento geralmente começa com práticas não cirúrgicas. Tratamentos dessa natureza geralmente envolvem:
- Exercício direcionado;
- Um plano de fisioterapia personalizado;
- Aplicações de compressas quentes e frias;
- Analgésicos de venda livre ou medicamentos anti-inflamatórios.
Alguns pacientes também experimentam alívio dos sintomas com massagem terapêutica ou acupuntura. As injeções epidurais de esteróides também podem proporcionar alívio suficiente para aumentar os benefícios relacionados à fisioterapia.
Tratamentos Cirúrgicos
Se os tratamentos conservadores para o distúrbio do disco juvenil não fornecerem alívio suficiente, a cirurgia pode ser recomendada. Para alguns pacientes, isso significa uma microdiscectomia, durante a qual uma parte do disco danificado é removida. Em alguns casos, um procedimento de fusão também é necessário para manter a estabilidade da coluna.
Independentemente de o tratamento cirúrgico ou não cirúrgico ser eficaz, os pacientes mais jovens podem ser aconselhados a fazer mudanças apropriadas no estilo de vida para minimizar o risco de futuros problemas de disco. Modificar as atividades físicas para aliviar o estresse relacionado à coluna, estar atento à postura e manter-se dentro de uma faixa de peso saudável estão entre as sugestões frequentemente feitas.