Erros de Postura que Prejudicam a Coluna Vertebral

Erros de Postura. Melhorar sua postura pode influenciar muito o fato de você ter ou não certos problemas crônicos (como osteoporose, artrite e esporões ósseos), bem como na forma que seu corpo funciona no dia-a-dia.

Quando seus ossos e músculos estão sendo mantidos de uma maneira que não foram projetados para serem mantidos, as coisas ficam tensas e os ossos ficam sem amortecimento. A má postura da coluna pode até levar a danos nos nervos, o que pode provocar dores nas costas, nas pernas ou nas mãos.

A boa notícia é que algumas correções rápidas de postura podem fazer uma grande diferença. Continue a leitura para conhecer alguns erros de postura que cometemos ao sentar, ficar de pé e deitar.

Principais Erros de Postura

  • Ficar em pé com as costas retas – Adotar essa posição tende a cansar os músculos, pois você os pressiona demais. Ficar de pé com as costas retas significa que você está inclinando o pescoço e a cabeça para a frente enquanto move os ombros um pouco para trás para achatar as costas. Isso, por sua vez, faz com que o pescoço e a parte superior do queixo se esforcem para mantê-lo erguido.
  • Ficar em pé apoiado em uma perna – Embora confortável e bastante comum, essa postura não é saudável. Todo mundo aprendeu a colocar seu peso em uma perna ao esperar na fila ou conversando com amigos. Estudos descobriram que isso leva a alterações na coluna, podendo levar a uma coluna curvada, dor crônica e até mesmo escoliose. Apoiar-se em uma perna muda a pressão de ser distribuída uniformemente para se concentrar em um lado da região lombar e do quadril. A adoção constante dessa postura acabará por causar dores nas costas, nos quadris e nas nádegas; eventualmente, sua coluna se curvará, tornando mais difícil corrigir essa postura.
  • Curvar-se sobre uma cadeira – É claro que algumas das posições mais “confortáveis” em que você se senta não são as opções mais saudáveis ​​para o seu corpo. Curvar-se em uma cadeira puxa os ossos do quadril para trás e empurra a parte inferior da pélvis para a frente. Aquele ponto ideal que você acabou de encontrar em uma cadeira está esmagando suas vértebras e exercendo pressão sobre seus discos, nervos comprimidos e, eventualmente, uma coluna curvada.
  • Encolher os ombros – Rolar os ombros para a frente inicia uma reação em cadeia de má postura. Isso exagera a curva na parte superior da coluna, puxa a cabeça e o pescoço para uma inclinação doentia e pode até fazer com que a pelve se dobre. Também limita o quanto os pulmões podem se expandir e pode diminuir a capacidade pulmonar (que afeta o coração e a saúde respiratória). Além disso, quanto mais tempo você passa nessas posições, mais viciantes elas se tornam. Então, se você tende a fazê-lo enquanto está sentado, com o tempo começará a fazê-lo também quando estiver de pé. Para corrigir este erro, evite esticar a barriga ou o peito. Concentre-se em alongar a coluna para dar ao corpo o máximo de altura possível e relaxar os ombros para baixo.
  • Olhar para baixo por muito tempo – Trabalhar em um computador ou em uma mesa (ou ler ou digitar em um celular) geralmente é o culpado dessa postura. Nossas cabeças são pesadas e incliná-las para a frente por muito tempo coloca muita tensão no pescoço e nos músculos da parte superior das costas, em vez de o peso ser suportado uniformemente por todos os músculos da coluna. Em vez disso, você deve manter a cabeça erguida com a linha de visão paralela ao chão abaixo de você. Segure os dispositivos portáteis diretamente à sua frente, na altura dos olhos ou dos ombros, em vez de na cintura. Levante a tela do computador ou empilhe os livros embaixo dela para que você possa manter o pescoço e a coluna nessa posição neutra ao olhar para ela. Considere também ajustar o zoom na tela para evitar ter que se inclinar.
  • Manter seus ângulos Inadequados – Quando se trata de ficar sentado por longos períodos de tempo, pense em ângulos de 90 graus. Trazer as pernas e os pés para baixo da cadeira pode fazer com que os quadris rolem para a frente e coloque pressão extra na região lombar porque está sendo arqueada. Esticar as pernas à sua frente faz com que seus quadris se inclinem sob você, o que também aumenta a pressão na região lombar. Da mesma forma, inclinar-se muito para a frente ou para trás em uma cadeira de escritório por um período muito longo pode sobrecarregar desnecessariamente os músculos que não foram projetados para sustentar seu corpo dessa maneira.

Você pode conhecer nossas orientações de ergonomia no trabalho, lendo nosso artigo: “Diretrizes de Ergonomia no Trabalho – E Porque é Tão Importante!“.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.