Diretrizes de Ergonomia no Trabalho - E Porque é Tão Importante!

Diretrizes de Ergonomia no Trabalho – E Porque é Tão Importante!

Ergonomia no Trabalho. Além de desconfortável, a falta de atenção à ergonomia do local de trabalho ao longo do tempo pode danificar as estruturas da coluna vertebral e contribuir para episódios recorrentes de dores no pescoço ou nas costas.

Neste artigo, conheça algumas orientações importantes para garantir que sua área de trabalho seja o mais confortável possível, causando o mínimo de estresse à sua coluna.

Porque a Ergonomia no Trabalho é Tão Importante

Sentar-se por períodos prolongados de tempo pode ser uma das principais causas de dor nas costas, causando aumento do estresse nas costas, pescoço, braços e pernas e adicionando uma intensa pressão aos músculos das costas e aos discos da coluna vertebral.

Além disso, sentar-se em uma posição extremamente relaxada pode esticar demais os ligamentos da coluna vertebral e afetar a integridade dos discos da coluna vertebral.

Como Aplicar a Ergonomia no Trabalho

Pense em sua postura corporal como uma ferramenta que pode ajudá-lo a atender às demandas do trabalho com o mínimo de estresse nos músculos, ligamentos, ossos e articulações. Para isso, atente-se aos seguintes fatores:

Medida do Cotovelo

Comece sentando-se confortavelmente o mais próximo possível de sua mesa, de modo que os braços fiquem paralelos à coluna. Descanse as mãos na superfície de trabalho (por exemplo a mesa ou teclado de computador).

Se seus cotovelos não estiverem em um ângulo de 90 graus, mova a cadeira para cima ou para baixo.

Medida da Coxa

Verifique se você pode deslizar facilmente os dedos entre a coxa e a frente da cadeira. Se estiver muito apertado, você precisa apoiar os pés em um apoio ajustável.

Se houver mais de um dedo de largura entre a coxa e a cadeira, você precisa levantar a mesa de trabalho para também levantar a cadeira.

Medida da Panturrilha

Com as nádegas contra o encosto da cadeira, tente passar o punho cerrado entre a parte de trás da panturrilha e a frente da cadeira.

Se você não conseguir fazer isso facilmente, a cadeira é muito funda. Você precisará ajustar o encosto para frente, inserir um suporte lombar ou obter uma nova cadeira.

Apoio da Parte Inferior das Costas

Suas nádegas devem estar pressionadas contra o encosto da cadeira, e deve haver uma almofada para apoiar levemente a parte inferior das costas.

Este apoio é essencial para minimizar a tensão nas costas. Nunca solte seu corpo totalmente em sua cadeira, pois isso causa estresse extra na coluna e nos discos lombares.

Nível dos Olhos

Feche os olhos sentado confortavelmente com a cabeça virada para a frente. Abra os olhos lentamente. Seu olhar deve ser direcionado para o centro da tela do computador. Se a tela do seu computador estiver mais alta ou mais baixa do que o seu olhar, você precisará levantá-la ou baixar.

Apoio de Braço

Ajuste o apoio de braço da cadeira de forma que ele levante ligeiramente os braços na altura dos ombros.

O uso de um apoio de braço permite que você tire um pouco da tensão do pescoço e dos ombros, e deve diminuir a probabilidade de você se inclinar para a frente na cadeira.

Finalmente, não importa o quão confortável você esteja em sua mesa, a postura estática prolongada não é boa para suas costas. Tente se lembrar de ficar de pé, alongar e andar pelo menos cinco minutos a cada meia hora.

Mover-se e alongar-se regularmente ao longo do dia ajudará a manter suas articulações, ligamentos, músculos e tendões soltos, o que, por sua vez, ajudará você a se sentir mais confortável, mais relaxado e mais produtivo.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar: