Como Evitar Dor nas Costas no Dia a Dia

Como Evitar Dor nas Costas no Dia a Dia

Nunca há um bom momento para a dor nas costas aparecer. Mas existem boas estratégias para lidar com ela. Se você está entre os milhões de pessoas que sofrem de Dor nas Costas no Dia a Dia, especialmente dor lombar, continue a leitura deste artigo para conhecer estas estratégias e evitar sintomas de dor nas costas.

O que Causa Dor nas Costas no Dia a Dia

A coluna vertebral é uma torre forte e complexa de ossos (vértebras) com muitas partes que são propensas a irritações, lesões ou desgaste. Por exemplo:

  • As articulações que ligam uma vértebra a outra podem deteriorar-se (espondilose);
  • Os discos que atuam como almofadas entre as vértebras podem ficar deformados (hérnia), irritando as raízes nervosas próximas;
  • Os próprios ossos podem desenvolver pequenos crescimentos ou esporas que atingem os nervos (estenose).

Cenários Comuns e Soluções

Em situações que podem causar dor nas costas, considere as seguintes soluções:

Dirigindo um Carro

Ficar sentado por longos períodos ou em posições inadequadas pressiona suas costas.

  • Soluções
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.

Use um travesseiro lombar para apoiar a região lombar. Se não tiver travesseiro, experimente usar uma garrafa de água enrolada em uma toalha. E se estiver sentado muito longe do volante, tente aproximar-se dele e veja como você se sente.

Se o seu veículo tiver bancos aquecidos, ligue-os como terapia térmica, para reduzir a dor e relaxar os músculos. Ou pare e alivie a pressão nas costas caminhando por alguns minutos.

Sentado

Assim como ficar sentado ao volante por muito tempo, ficar sentado em uma cadeira por períodos prolongados pode causar dores nas costas.

  • Soluções

Tente se mover a cada hora. Vá beber água ou levante-se para espreguiçar. Pode ser interessante usar um travesseiro lombar para apoiar a parte inferior das costas, usar calor ou frio, ou mudar para uma mesa em pé por um tempo, para sair da posição sentada.

Nas Compras

Você pode pensar que andar em um shopping é muito difícil para os pés, mas também pode causar dores nas costas.

  • Soluções

Carregar uma sacola de compras ou bolsa pesada em um lado do corpo coloca uma carga desigual nesse lado por longos períodos. Recomendamos carregar sacolas nos dois lados do corpo, e não apenas em um, para distribuir o peso. Se você carrega uma bolsa, retire parte do seu conteúdo antes de sair, para aliviar a carga.

Exercício

Levantar pesos é uma ótima maneira de construir costas fortes e saudáveis, mas se você não estiver atento à sua forma e técnica, poderá ter dores nas costas.

  • Soluções

Se você sentir dor durante o exercício não deve superar o desconforto. Pare o que está fazendo e avalie o que está causando sua dor nas costas. Se você está usando mais peso do que pode suportar, considere reduzir o peso. Se não for possível modificar sua maneira de treinar para não sentir dor com um exercício, sua melhor atitude pode ser ignorá-lo naquele dia.

Levantando algo pesado

Ao levantar uma carga pesada – seja uma sacola de compras, um cesto de roupa suja ou um neto que corre para seus braços – o aumento repentino da pressão nas costas pode irritar as articulações, discos, músculos e nervos das costas.

  • Soluções

Largue sua carga pesada imediatamente, para não machucar as costas. Tente levantar a carga novamente com a técnica correta: chegue o mais próximo possível do objeto e dobre um pouco os joelhos. Envolva o objeto com os braços, abaixe-se, coloque o peso sobre as pernas e fique em pé. Para carregar o objeto, mantenha-o próximo ao peito.

Deitado na Cama

Às vezes, a dor nas costas ocorre enquanto você está simplesmente deitado na cama.

  • Soluções

Talvez sua posição de dormir esteja afetando suas costas. Se você dorme de costas, tente colocar um travesseiro sob os joelhos para distribuir um pouco melhor a pressão. Se você dorme de lado, coloque um travesseiro entre os joelhos ou use um travesseiro de ‘corpo’ muito longo e estreito e coloque o braço sobre ele.

Correções de Longo Prazo

Gerenciar o estresse crônico também pode ajudar a aliviar seu desconforto. Pessoas que sofrem muito estresse têm maior probabilidade de ter dores nas costas. Gerenciar o estresse com exercícios, meditação, uma dieta saudável e um sono melhor pode ser uma de suas armas secretas para evitar que suas costas incomodem.

Aliviar a dor nas costas quando ela ocorre é importante, mas não é uma solução permanente. Se a dor nas costas durar mais de uma semana, consulte um médico cirurgião de coluna para uma avaliação. Se você precisar de tratamento, a primeira linha provavelmente será exercícios e regimes de fortalecimento – duas chaves para evitar dores nas costas.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.