Como é Realizado o Tratamento com Radiofrequência para a Coluna

Como é Realizado o Tratamento com Radiofrequência para a Coluna

Radiofrequência para a Coluna. Se você sofre de dor lombar crônica, já pode ter procurado vários remédios. A boa notícia é que a tecnologia moderna está em constante atualização e hoje você tem diversas opções de tratamento usando as técnicas mais recentes.

Um desses tratamentos sobre o qual você deve ter ouvido falar ou ter sido recomendado é conhecido como ablação por radiofrequência. O que é esse procedimento? Como ele pode lhe ajudar? Aqui estão algumas respostas às suas perguntas.

Radiofrequência para a Coluna

O que É Ablação por Radiofrequência?

A ablação por radiofrequência é uma técnica na qual os nervos afetados são ablacionados, ou destruídos, usando uma intensa onda de calor. Quando o nervo é lesionado dessa maneira, ele deixa de ser capaz de enviar sinais de dor ao cérebro e proporciona alívio aos pacientes que não encontraram alívio com outros métodos não invasivos.

Como É Realizado?

Como este é um procedimento relativamente simples, geralmente você pode fazer no consultório do seu médico ou em um centro cirúrgico ambulatorial. O médico usará um anestésico local para anestesiar a área que será injetada. Em seguida, ele usará exames de imagem para guiar uma agulha até o local exato do nervo afetado.

A agulha de sondagem fará a ablação com rapidez e eficiência. O paciente pode então se recuperar confortavelmente do anestésico leve.

A maioria dos pacientes sente algum desconforto pós-procedimento simplesmente devido à inserção da sonda. Eles também podem ficar sonolentos com a anestesia de baixo nível por algumas horas.

A Ablação por Radiofrequência É Segura?

Embora esse procedimento possa parecer um pouco assustador, na verdade é bastante seguro, pois as imagens em tempo real orientam o médico na inserção da sonda.

O médico provavelmente também pode utilizar radiografias e outras imagens de consultas anteriores para localizar os feixes nervosos específicos envolvidos.

A inserção da sonda em si provavelmente causará sangramento mínimo, e a equipe médica monitora cada paciente quanto a quaisquer alterações durante ou após o procedimento.

Devido aos efeitos anestésicos, também poder ser necessário que outra pessoa o leve para casa e, possivelmente, fique com você por algumas horas após o procedimento.

Como Saber se este Procedimento É Adequado para Você?

A ablação por radiofrequência não é o primeiro tratamento pelo qual a maioria dos pacientes com dor nas costas começa sua jornada de cura.

Em primeiro lugar, você deve consultar um especialista experiente em gerenciamento de dor na coluna, que pode recomendar tratamentos não invasivos, como fisioterapia ou ajustes de estilo de vida primeiro. A maioria dos pacientes podem evitar tratamentos mais invasivos, tirando proveito dos mais simples.

No entanto, se você já tentou opções de tratamento menos complexas, seu médico avaliará se sua condição específica pode responder bem à radiofrequência.

Para garantir sua eficácia e a resposta do seu corpo a uma possível ablação do nervo, o médico pode realizar um ou mais testes usando ferramentas de diagnóstico, como bloqueios de nervos. Um bloqueio de nervo é uma forma temporária do mesmo procedimento que entorpece em vez de destruir os nervos específicos. Fazer este teste ajudará você e seu médico a saber se você é um bom candidato para a ablação.

Referência: Mayo Clinic

Compartilhar: