Um Ombro Mais Alto que o Outro - Escoliose Pode Causar Ombros Irregulares?

Um Ombro Mais Alto que o Outro – Escoliose Pode Causar Ombros Irregulares?

Quando você se olha no espelho, vê um ombro mais alto que o outro? Várias causas podem desequilibrar nosso corpo – desde má postura até carregar uma bolsa muito pesada ou condições como escoliose.

A escoliose pode ou não causar ombros irregulares, dependendo de alguns fatores. Continue a leitura deste artigo para saber mais.

Escoliose Pode Causar Ombros Irregulares?

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna no plano coronal (ao olhar para a coluna de frente ou de trás). Se a curvatura envolver a porção superior da coluna (a coluna torácica), muitas vezes pode levar à assimetria dos ombros (ombros irregulares). A localização superior da escoliose pode resultar em um ombro sendo lançado mais alto, com o outro ombro sendo forçado para baixo, pela curva.

Mas pessoas com uma escoliose de curva dupla muito grave podem ter ombros completamente nivelados, desde que as curvas da escoliose sejam iguais. É quando há uma incompatibilidade entre a curva superior e a curva inferior que podemos observar ombros irregulares devido à escoliose.

Ombros Irregulares Ajudam no Diagnóstico?

Esta com Dores na Lombar?
Marque sua Consulta com o Ortopedista Hoje mesmo.

Embora ombros irregulares possam indicar a presença de escoliose, ter um ombro mais alto que o outro não é um indicador confiável da condição.

Ao avaliar escoliose, encontrar assimetria na inspeção das costas de um paciente é um sinal de alerta frequente para uma possível escoliose. Ombros irregulares são um dos sinais que procuramos ao tentar determinar o risco de deformidade da coluna.

A assimetria do ombro também pode ser devido a outros diagnósticos. Portanto, um exame físico direcionado é necessário antes de fazer esse diagnóstico.

Outras Causas de Ombros Irregulares

A escoliose não é a única causa de ombros irregulares. Já identificamos várias outras fontes desse sintoma:

  • Postura Incorreta – Se você mantiver uma postura inadequada, alguns grupos musculares ficam tensos enquanto outros enfraquecem. Com o tempo, as estruturas musculares e esqueléticas do seu corpo podem desenvolver formas inadequadas. Ombros irregulares podem resultar dessas configurações incorretas.
  • Peso do ombro desequilibrado – Carregar uma bolsa pesada, ou mochila em apenas um ombro causa um desenvolvimento muscular desigual desse lado. Os músculos do outro lado são um pouco mais fracos, fazendo com que você se incline para o lado dominante (ou muito usado). Ombros irregulares podem resultar desse movimento compensatório.
  • Desequilíbrios musculares – Talvez você pratique um esporte (como tênis) que desenvolve músculos dominantes em um lado do corpo. Como alternativa, você executa repetidamente um trabalho exigente (como usar uma ferramenta elétrica pesada) que causa esse desenvolvimento muscular desigual. Ombros irregulares podem resultar desse desequilíbrio muscular.

Ombros Irregulares e Escoliose Infantil

A escoliose pode causar ombros irregulares em crianças devido ao tamanho e localização das curvas na coluna. O corpo se inclina em uma direção como resultado de uma curva e tenta manter a cabeça no meio, fazendo com que as curvas de equilíbrio se desenvolvam.

Apesar dessa correlação frequente, ombros irregulares não são uma ferramenta rígida de diagnóstico de escoliose infantil. O equilíbrio do ombro pode ser um método de triagem razoável, embora existam crianças com ombros equilibrados e escoliose.

Tratamento

O cirurgião que diagnosticar a causa dos ombros irregulares formulará um plano de tratamento. Alguns casos podem responder a tratamentos conservadores, como fisioterapia e/ou aparelhos ortopédicos. No entanto, quando as causas estão relacionadas à coluna, geralmente se beneficiam da cirurgia.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.