Dor Neuropática Lombar – O que é? Tem Tratamento?

A dor lombar é um dos sintomas mais comuns que ocorrem com dor neuropática. Dor neuropática lombar é uma condição que geralmente se torna crônica, caracterizada por um curso prolongado de crises recorrentes.

O sintoma de dor neuropática manifesta-se de forma diferente de outros tipos de dor. Se uma pessoa quebra um osso, os sinais dolorosos são transmitidos pelos nervos do local do trauma para o cérebro. Com a dor neuropática, no entanto, existe uma disfunção na forma como os nervos transmitem os sinais de dor.

Veja neste artigo algumas orientações para a identificar a dor neuropática lombar e seus métodos de tratamento comuns.

Em que Consiste a Dor Neuropática

Dor neuropática é um sintoma causado por mau funcionamento, doença ou lesão no sistema nervoso central ou no sistema nervoso periférico.

Esta com Dores na Lombar?
Marque sua Consulta com o Ortopedista Hoje mesmo.

Em muitos casos, os nervos ficam danificados ou disfuncionais após sofrer uma lesão ou trauma. E isto causa hipersensibilidade à dor. Os nervos então enviam sinais defeituosos de dor, mesmo quando a lesão está cicatrizada.

Diferença entre Dor Neuropática e Dor Nociceptiva

A dor neuropática difere da dor nociceptiva mais comumente entendida, nas seguintes situações:

  • Dor neuropática ocorre devido a inflamação, irritação ou compressão do tecido neural: nas raízes nervosas ou em algum ponto no trajeto do nervo.
  • Já a dor nociceptiva é a resposta do corpo a estímulos dolorosos, como um músculo tenso ou um osso quebrado, e não se relaciona a uma lesão do próprio nervo.

Como a Dor Neuropática Afeta a Região Lombar

A dor neuropática lombar pode se originar por um ou mais dos seguintes mecanismos:

  • Quando o tecido nervoso cresce em um disco intervertebral degenerado;
  • Em casos que uma raiz nervosa é comprimida ao sair da coluna vertebral (exemplo: uma abertura óssea estreita);
  • Se as raízes nervosas são irritadas pelo contato com o conteúdo que vaza dos discos herniados ou degenerados.

A dor neuropática normalmente viaja pela perna e é chamada de dor radicular (dor decorrente das raízes nervosas). Essa dor é comumente referida como ciática.

Sintomas Comuns da Dor Neuropática Lombar

Os sintomas de dor neuropática podem ser variáveis ​​e imprevisíveis. Também é comum a dor neuropática e a nociceptiva ocorrerem juntas na região lombar.

Algumas características comuns da dor neuropática lombar incluem:

  • Dor aguda, pontadas e / ou choque, que irradia da região lombar para a perna;
  • Sensação de queimação na região lombar e / ou nas pernas;
  • Sensação de picada (alfinetes e agulhas) nas costas e / ou pernas;
  • Formigamento, fraqueza e / ou dormência, geralmente sentidas nas pernas;
  • Dor aguda e localizada ou dor maçante podem ocorrer na região lombar em caso de dor por origem no disco intervertebral.

Embora a dor neuropática possa desaparecer por si própria, muitas vezes se torna crônica. Por exemplo, um disco herniado pode comprimir uma (s) raiz (s) nervosa (s) contra o osso. E isso pode causar o envio de sinais de dor neuropática para o cérebro. Com o tempo, o disco pode parar de comprimir o nervo, mas o tecido nervoso já está danificado e continuar a enviar sinais de dor ao cérebro.

Controle da Dor Neuropática

No tratamento da dor neuropática, recomenda-se uma combinação de tratamentos médicos e modificações no estilo de vida. O tratamento geralmente inclui alguma combinação de:

  • Autocuidado – terapia com calor e gelo, usando postura correta e modificação das atividades;
  • Fisioterapia e exercício;
  • Terapia cognitivo-comportamental;
  • Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS);
  • Procedimentos invasivos, como injeções epidurais de esteroides e estimulação da medula espinhal.

Os medicamentos geralmente são menos eficazes no controle da dor neuropática e podem ser mais ineficazes se a dor for crônica. Normalmente, são usados ​​medicamentos prescritos, como antidepressivos tricíclicos, anticonvulsivantes, opioides e tramadol. O acetaminofeno e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são geralmente usados ​​para tratar a dor nociceptiva associada, mas têm menos ou nenhum efeito na dor neuropática.

A dor neuropática lombar pode ser difícil de identificar e, às vezes, difícil de gerenciar. Consulte um médico cirurgião de coluna para obter um diagnóstico correto de sua condição de dor. Ele pode realizar testes específicos, descartar condições subjacentes graves, como tumores, e formular um plano de tratamento eficaz para sua dor neuropática lombar.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 15 de novembro de 2019 e Atualizado em: 27 de outubro de 2023

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.