Dor na Articulação Sacroilíaca - Ajustes Posturais que Podem Ajudar

Dor na Articulação Sacroilíaca – Ajustes Posturais que Podem Ajudar

Dor na Articulação Sacroilíaca. As articulações sacroilíacas (SI) estão envolvidas em atividades que acontece um movimento conjunto da coluna e das pernas, como caminhar, levantar-se da posição deitada e sentar-se.

Quando ficam inflamadas e doloridas, realizar essas atividades tornam-se difícil e, além disso, longos períodos de inatividade, como sentar ou dormir, podem piorar a dor.

Continue a leitura deste artigo para conhecer alguns Ajustes Posturais que Podem Ajudar a Aliviar a Dor na Articulação Sacroilíaca.

Em que Consiste a Dor na Articulação Sacroilíaca

A articulação sacroilíaca fica ao lado da parte inferior da coluna, abaixo da coluna lombar e acima do cóccix. Ela conecta o sacro (o osso triangular na parte inferior da coluna) com a pelve (crista ilíaca).

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Esta estrutura pode ser uma fonte de dor se seu movimento normal for perturbado. Mais especificamente, pode ser causada por muito ou pouco movimento.

Dor na Articulação Sacroilíaca – Como Sentar-se

Aqui estão alguns ajustes ergonômicos eficazes que podem ajudar a minimizar o desconforto na articulação SI ao sentar:

  • Escolha uma cadeira que apoie a região lombar e a mantenha em posição neutra. Isso ajuda a ativar os músculos paravertebrais de cada lado da coluna, que mantêm o corpo ereto sem sobrecarregar outros grupos musculares. Uma cadeira com apoio lombar também pode ajudar a manter a curva natural da coluna.
  • Introduza movimentos pélvicos suaves enquanto está sentado. Com os pés apoiados no chão, balance suavemente a pélvis de um lado para o outro, para frente e para trás. Ao introduzir esses micromovimentos, as terminações nervosas nas articulações sacroilíacas são estimuladas e se sentem melhor.
  • Se você tiver uma cadeira dura, usar uma almofada pode ajudar a distribuir o peso uniformemente e reduzir a pressão na articulação SI.
  • Mantenha uma boa postura. Sentar-se com uma postura desleixada pode exercer pressão sobre a articulação SI e piorar a dor. Sente-se ereto, com as costas apoiadas na cadeira e os pés apoiados no chão, evitando cruzar as pernas ou tornozelos.
  • Faça pausas frequentes. Ficar sentado por um período prolongado de tempo pode enrijecer os músculos das costas e agravar as dores nas costas e nas articulações SI. Faça pausas frequentes para se levantar, alongar-se e caminhar, para melhorar a circulação sanguínea e reduzir a rigidez do quadril e da região lombar.

Dor na Articulação Sacroilíaca – Como Dormir

Aqui estão alguns ajustes que você pode fazer para minimizar o desconforto e desfrutar de uma noite de sono tranquila.

  • Quando você dorme com dores nas articulações SI, é importante apoiar a região lombar quando estiver deitado.
  • Se for dormir de costas, experimente colocar um travesseiro macio ou uma toalha enrolada sob os joelhos para ajudar a apoiar a região lombar e promover o alinhamento adequado da coluna.
  • Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas e o lado dolorido voltado para cima pode ajudar a manter a pélvis em uma posição neutra e reduzir a tensão na região lombar.
  • Evite dormir de bruços pois pode distender a articulação SI e o pescoço.
  • Escolha um colchão de firmeza média para fornecer o suporte necessário para a região lombar e os quadris. Porém, se o colchão for muito duro, pode causar pontos de pressão e agravar a dor.
  • Aplicar calor na região lombar e nos quadris pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Você pode usar uma almofada térmica, uma bolsa de água quente ou um banho quente antes de dormir para ajudar a relaxar os músculos e aliviar a dor.

A dor nas articulações SI pode ser uma condição frustrante e dolorosa, mas você pode usar várias estratégias para ajudar a aliviar o desconforto e sentar e dormir com mais conforto.

Se você continuar a sentir dores nas articulações SI, apesar dessas estratégias, é importante consultar um médico cirurgião de coluna para determinar a causa de sua dor e desenvolver um plano de tratamento personalizado.

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