Dor nas Costas na Menopausa - Por que Acontece? Como Prevenir?

Dor nas Costas na Menopausa – Por que Acontece? Como Prevenir?

Dor nas Costas na Menopausa. As mulheres passam quase um terço de sua vida na menopausa. Nesse período, além de outras comorbidades, as mulheres também sofrem com vários distúrbios musculoesqueléticos. Um desses problemas é a dor lombar crônica que é mais prevalente em mulheres do que em homens, e também aumenta com a idade.

Felizmente, existem maneiras pelas quais as mulheres na pós-menopausa podem prevenir – ou pelo menos reduzir o risco de desenvolver – dores nas costas. Continue a leitura deste artigo para saber mais.

Porque Mulheres na Menopausa Têm Mais Dor Nas Costas

Estudos que acompanham mulheres durante e após a menopausa encontram ligações entre a redução do estrogênio (o hormônio reprodutivo feminino) e o desgaste dos discos intervertebrais e outras estruturas da coluna.

Os resultados sugerem que as mulheres que passam pela menopausa têm um risco maior de desenvolver dor relacionada a problemas na coluna durante esse período e nos anos seguintes.

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

Veja a seguir os principais fatores contribuintes para que a mulher na menopausa possa ter mais dor nas costas:

Densidade Óssea

À medida que as mulheres se aproximam e passam da menopausa, sua densidade óssea diminui. Quantidades reduzidas de cálcio no corpo são a principal causa dessa mudança. Infelizmente, os estudos também mostram uma forte correlação entre a densidade óssea e a dor lombar. À medida que a densidade óssea das mulheres diminui, a dor lombar aumenta.

Aumento do IMC

O ganho de peso é comum para as mulheres que passam pela menopausa. Infelizmente, o índice de massa corporal, ou IMC, também afeta a dor nas costas em mulheres dessa faixa etária. Um IMC de 30 ou superior g

eralmente se correlaciona com um agravamento da dor nas costas.

Inflamação

Em outros artigos discutimos como a inflamação pode causar dor nas estruturas da coluna pressionando nervos sensíveis. Embora não seja totalmente compreendido, há fortes evidências mostrando que a perimenopausa tem efeitos inflamatórios no corpo. Esta inflamação pode exacerbar a dor nas costas para alguns indivíduos.

Como Evitar a Dor nas Costas na Menopausa

Siga uma Dieta Rica em Nutrientes

Uma dieta contendo alimentos ricos em nutrientes pode manter os ossos, discos e tecidos moles que sustentam a coluna forte e saudável antes, durante e após a menopausa. As dietas das mulheres tendem a ser pobres em ferro e cálcio, então você pode se beneficiar mais de alimentos que incluem:

  • Laticínios, peixes e vegetais de folhas verdes para obter mais cálcio
  • Nozes, aves e grãos enriquecidos para aumentar a ingestão de ferro
  • 1 1/2 a 2 xícaras de frutas e vegetais por dia para atender a outras necessidades nutricionais

À medida que você envelhece, nem sempre é fácil obter todas as vitaminas e minerais de que você precisa apenas com sua dieta. Se este for o seu caso, converse com seu médico sobre suplementos nutricionais apropriados.

Opte por Exercício de Baixo Impacto

O exercício produz substâncias químicas chamadas endorfinas que podem aliviar naturalmente a dor nas costas. O exercício regular também fortalece os músculos do núcleo que tiram parte da carga da coluna. Alongar-se antes de começar a se exercitar é igualmente importante para evitar espasmos nas costas e distensões e entorses relacionadas.

Ser fisicamente ativo também pode reduzir o risco de desenvolver osteoporose, uma doença relacionada aos ossos mais comum em mulheres na pós-menopausa. No entanto, você pode querer evitar formas extenuantes de exercícios que possam colocar muita pressão nos ossos da coluna. As opções de baixo impacto incluem:

  • Natação, hidroginástica e outros exercícios que você pode fazer na água
  • Atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhada
  • Ioga, tai chi e outras formas de exercício de “movimento controlado” semelhantes

Observe sua Postura

Agachar-se, sentar-se por longos períodos na mesma posição (especialmente se você se inclinar muito para um lado ou para o outro) e dormir de uma maneira que desequilibre o alinhamento da coluna são apenas alguns dos maus hábitos de postura que podem contribuir para a dor nas costas.

Observar sua postura enquanto você passa pela menopausa mantém um equilíbrio uniforme no estresse que sua coluna sofre com seus movimentos diários.

Evite Hábitos Insalubres

Os produtos do tabaco podem afetar a circulação, o que pode afetar a forma como os nutrientes chegam à coluna durante e após a menopausa. O consumo excessivo de álcool também deve ser evitado por razões semelhantes. Manter um peso saudável também é bom para a coluna, pois seu corpo se ajusta às mudanças relacionadas à idade.

Mesmo se você seguir os conselhos discutidos acima, ainda poderá sentir crises de dor nas costas durante a menopausa. A boa notícia é que existem muitas maneiras não cirúrgicas de aliviar esse tipo de desconforto.

Alguns pacientes acham que almofadas de aquecimento e compressas de gelo funcionam melhor, enquanto outros se beneficiam mais de breves períodos de descanso ou do uso de analgésicos de venda livre. Se o desconforto persistir, consulte seu médico ou um cirurgião de coluna.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.