Cirurgia da Coluna – Compreenda a Importância da Fisioterapia Pós-Operatória
Depois de fazer uma cirurgia na coluna, a fisioterapia pós-operatória é quase sempre a próxima na agenda. Não importa se você fez uma discectomia, laminectomia, fusão ou qualquer outro procedimento, a maioria dos pacientes precisa de fisioterapia para obter movimento total na área afetada e uma recuperação completa.
Continue a leitura deste artigo para compreender como a fisioterapia pós-operatória é fundamental para reduzir a dor, a incapacidade e o risco de complicações cirúrgicas.
Objetivos da Fisioterapia Pós-operatória
Como paciente, seus objetivos provavelmente serão retornar a uma vida tão funcional quanto antes da dor ou lesão, ou o mais próximo possível, se isso não for possível.
A fisioterapia é necessária após a cirurgia da coluna para minimizar o tecido cicatricial, a dor, a inflamação, a fraqueza, tratar a rigidez articular, a fraqueza e a rigidez muscular e identificar e tratar quaisquer problemas que causaram ou contribuíram para danos na coluna.
De forma geral, os objetivos de realizar fisioterapia podem incluir:
- Eliminar a dor e a inflamação;
- Fortalecer e estabilizar as costas e o pescoço;
- Aprender a se mover com segurança sem novas lesões;
- Fortalecer os músculos ao redor do local da cirurgia;
- Preparar seu corpo para realizar atividades cotidianas, como subir ou descer, levantar e carregar com segurança e sem lesões;
- Melhorar a postura, o que, por sua vez, diminuirá a dor e o estresse no local da cirurgia;
- Tornar-se o mais independente possível com a maior segurança possível.
Ao trabalhar com seu terapeuta, é importante discutir o que significa recuperação para você. O que você deseja poder fazer quando terminar a prática? O que parece “normal” e quais são suas esperanças e expectativas após a cirurgia e após a conclusão da terapia?
O que Envolve a Prática
Seu plano de fisioterapia o ajudará a se recuperar mais rapidamente. Você pode realizar a terapia em casa, em um hospital ou ambiente de reabilitação, ou em um ambulatório de fisioterapia.
Os terapeutas usam estratégias passivas como termoterapia, eletroterapia, ultrassom, terapia de calor ou frio e massagem para reduzir a dor e o inchaço.
Eles também elaboram um plano de terapias ativas, como alongamentos, movimentos e exercícios repetitivos que você deve realizar. Eles normalmente usam uma mistura de faixas de exercícios, pesos e outros equipamentos para criar jogos divertidos e desafios interessantes para você, em vez de exercícios chatos e monótonos. Juntas, essas terapias podem proporcionar a sua melhor recuperação.
Suas sessões de fisioterapia podem durar de 45 minutos a uma hora e você receberá exercícios específicos para praticar em casa entre as sessões.
Um fisioterapeuta desenvolverá um plano para recuperação pós-cirúrgica em casa, bem como durante as sessões de terapia, e ajudará o paciente e a família a entender o que esperar durante o processo – incluindo quão lento ou rápido esperar o progresso e algumas das armadilhas, incluindo fatores psicológicos que os pacientes podem enfrentar, como frustração, dor, depressão e altos e baixos.
Na verdade, a fisioterapia pode começar no dia seguinte após a cirurgia, onde um fisioterapeuta pode ajudá-lo com o treinamento e ativação muscular adequados, alívio da dor e inflamação e treinamento postural.
Os pacientes podem maximizar os benefícios da fisioterapia e garantir um melhor resultado cirúrgico começando a prática antes mesmo da cirurgia para pré-condicionar, identificar quaisquer problemas estruturais e funcionais que contribuam para a lesão e resolvê-los precocemente.
Como Colher o Máximo de Benefícios da Fisioterapia
Os pacientes que entendem o compromisso e a importância de sua reabilitação terão um desempenho muito melhor do que aqueles que não o fazem.
A fisioterapia é difícil, dolorosa ou semelhante a uma tortura? Isso normalmente é um exagero, já que os terapeutas nunca querem fazer nada que machuque você, mas muitas vezes, durante a terapia, avançar ainda mais na recuperação traz algumas dores de crescimento.
Um fisioterapeuta experiente terá muitas estratégias para ajudá-lo a se sentir melhor após cada sessão, manter-se motivado e minimizar a dor.
Algumas outras coisas que você pode fazer para colher o máximo de recompensas:
- Continue com os exercícios recomendados em casa entre as sessões;
- Leve a sério quaisquer precauções e restrições estabelecidas pelo seu cirurgião e terapeuta;
- Evite esforço excessivo.
Mantenha as linhas de comunicação abertas com seu cirurgião e terapeuta. Trabalhar com um terapeuta recomendado pelo seu cirurgião também pode ser útil, pois eles já têm uma boa relação de trabalho e se aprimoraram para obter o melhor resultado para seus pacientes.
Finalmente, a fisioterapia pós-operatória é fundamental porque pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização e reativar importantes músculos centrais que podem ter sido inativados com o trauma da própria cirurgia por meio de exercícios específicos.