Injeções Epidurais: Indicações, Efeitos e Benefícios Potenciais

Injeções Epidurais: Indicações, Efeitos e Benefícios Potenciais

As injeções epidurais de esteróides são uma opção de tratamento comum para muitas formas de dor lombar e nas pernas. Elas têm sido usadas ​​há décadas e são consideradas parte integrante do tratamento não cirúrgico da ciática e da dor lombar.

A terapia tem esse nome porque envolve a injeção de um anestésico local e um medicamento esteróide diretamente no espaço epidural que circunda a medula espinhal e as raízes nervosas.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o tratamento com injeções epidurais, quando elas são recomendadas, seus efeitos e benefícios potenciais.

Quando as Injeções Epidurais Podem Ser Recomendadas

No decorrer do programa de cuidados, na maioria dos casos, uma injeção epidural de esteróides pode ser recomendada após uma série de tratamentos não cirúrgicos, como medicamentos e fisioterapia, foram tentados e antes que a cirurgia seja considerada.

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

As injeções epidurais lombares são normalmente usadas no tratamento de condições que causam irritação e/ou inflamação das raízes nervosas espinhais, com dor lombar isolada ou irradiada para as pernas. As condições mais comuns da região lombar que podem ser tratadas incluem:

  • Hérnia de disco lombar;
  • Doença degenerativa do disco lombar;
  • Estenose do canal lombar.

Menos comumente, dor localizada nas costas (dor axial) e claudicação neurogênica (dor nas costas e nas pernas que ocorre durante a caminhada) podem ser tratadas com essas injeções.

O papel da injeção é normalmente fornecer alívio da dor suficiente para permitir o retorno às atividades cotidianas e progredir na fisioterapia.

Efeitos

Os esteroides injetados controlam a cascata inflamatória induzida por irritantes químicos, mecânicos e/ou imunológicos na coluna através dos seguintes mecanismos:

  • Inibir a liberação de substâncias químicas dos discos. Substâncias químicas podem ser liberadas pelos discos intervertebrais degenerados ou herniados, que ativam as fibras nervosas, causando dor. Os esteróides ajudam a sintetizar inibidores específicos para impedir a liberação desses produtos químicos.
  • Limitar a produção de mediadores inflamatórios da dor. Os esteróides podem limitar a produção de mediadores inflamatórios da dor (proteínas e outras substâncias), como leucotrienos e prostaglandinas.
  • Reduzir os sinais espontâneos de dor nervosa. Os esteróides ajudam a suprimir a dor nervosa contínua, reduzindo os sinais nervosos espontâneos originados de nervos inflamados, irritados ou comprimidos.

Os efeitos dessas injeções são geralmente temporários, e o progresso na fisioterapia e reabilitação pode ser recomendado para fornecer resultados a longo prazo.

Benefícios Potenciais

A maioria dos profissionais concorda que uma injeção epidural pode ser benéfica durante um episódio agudo de dor nas costas e/ou nas pernas. As principais desvantagens das injeções são que nem sempre são eficazes e, quando eficazes, o alívio da dor tende a ser temporário, variando de uma semana a um ano. Normalmente, se a injeção inicial for eficaz, podem ser administradas até 3 injeções em um ano.

Quando administradas no espaço peridural lombar, as injeções de esteroides podem trazer os seguintes benefícios:

  • Reduzir a dor e a inflamação nos nervos. Os esteróides diminuem a produção de substâncias químicas inflamatórias e reduzem a sensibilidade das fibras nervosas à dor, gerando menos sinais de dor.
  • Limitar a medicação oral. O alívio da dor com essas injeções pode ajudar a limitar ou eliminar a necessidade de medicamentos orais, alguns dos quais podem ter efeitos colaterais quando tomados a longo prazo.
  • Continuar ou voltar a praticar fisioterapia. Esta injeção pode fornecer alívio da dor suficiente para permitir que o paciente progrida com um programa de fisioterapia de reabilitação.
  • Adiar a cirurgia. O alívio da dor com injeções epidurais lombares de esteróides pode ajudar a adiar a cirurgia e, se a fisioterapia for eficaz, pode eliminar a necessidade de intervenção cirúrgica.

Várias técnicas podem ser usadas para administrar uma injeção epidural, dependendo da condição, das necessidades do paciente e da preferência e experiência do médico.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Esta com Dores na Lombar?
Marque sua Consulta com o Ortopedista Hoje mesmo.