O que Pode Causar Mielopatia?
A mielopatia descreve uma coleção de sintomas que resultam de compressão espinhal grave. Quando algo comprime a medula espinhal, ela não pode funcionar corretamente. Isso pode levar à dor, perda de sensibilidade ou dificuldade para mover certas partes do corpo.
Neste artigo, saiba mais sobre a mielopatia, suas causas, sintomas, formas de diagnóstico e tratamento.
Em que Consiste a Mielopatia
A coluna vertebral envolve a medula espinhal: uma coleção de nervos que transportam mensagens entre o cérebro e o corpo. Normalmente, os ossos da coluna protegem sua medula espinhal, evitando que ela seja comprimida. Mas lesões traumáticas na coluna, condições degenerativas como artrite, tumores, infecções e discos rompidos podem causar pressão suficiente para afetar ou ferir a medula espinhal.
Tipos de Mielopatia
Existem três tipos de mielopatia. Cada um é nomeado para a área afetada da coluna vertebral. Os três tipos são:
- Mielopatia cervical. Ocorre com a compressão na coluna cervical (pescoço).
- Mielopatia torácica. Quando se desenvolve na área média da coluna. A coluna torácica está na região central das costas.
- Mielopatia lombar. Quando afeta a coluna lombar, é chamada de mielopatia lombar.
Causast
Qualquer coisa que comprima a medula espinhal pode levar à mielopatia. A mielopatia aguda ocorre como resultado de uma lesão ou infecção súbita. Mais comumente, a condição se desenvolve ao longo do tempo, muitas vezes devido ao desgaste ou condições degenerativas da coluna vertebral, por exemplo a espondilose.
Outras condições que podem levar à mielopatia incluem:
- Estenose espinal. À medida que envelhecemos, a artrite na coluna pode estreitar os espaços dentro da coluna vertebral. Este estreitamento é chamado de estenose espinhal;
- Disco rompido ou herniado. Às vezes, um dos discos que ajudam a amortecer o impacto sobre a coluna sofre hérnias, ou pode romper. A hérnia de disco pode pressionar a medula espinhal;
- Tumor espinhal. Um tumor espinhal (seja canceroso ou não) pode pressionar a medula espinhal;
- Doenças neurodegenerativas. Condições como a doença de Parkinson ou ELA podem afetar as funções nervosas da medula espinhal.
Sinais e Sintomas
A compressão da medula espinhal afeta os nervos que controlam muitos dos movimentos e funções do seu corpo. Diferentes áreas da medula espinhal controlam diferentes funções. Os sintomas da mielopatia dependem de qual parte da medula espinhal é afetada.
Alguns sintomas comuns incluem:
- Dor no pescoço ou nas costas;
- Formigamento, dormência ou fraqueza nos braços, mãos, pernas ou pés;
- Dificuldade com habilidades motoras finas, como abotoar uma camisa ou segurar pequenos objetos;
- Problemas de equilíbrio ou coordenação;
- Alterações nos reflexos nas extremidades;
- Perda do controle da bexiga ou do intestino.
Diagnóstico
Os sintomas mais comuns de mielopatia não são exclusivos dessa condição. Eles podem ser confundidos com outros distúrbios.
Para diagnosticar com precisão a mielopatia, seu médico realizará um exame físico completo e solicitará exames. Esses testes podem incluir:
- Exames de imagem, como raio-X da coluna, ressonância magnética ou tomografia computadorizada;
- Testes de função nervosa, como eletromiograma ou potenciais evocados, para medir como seu cérebro e corpo enviam sinais nervosos entre eles.
Tratamento
O tratamento da mielopatia depende em parte do que está causando a doença. Se a mielopatia for devido a uma infecção ou tumor, seu médico tratará isso primeiro.
Tratamentos não cirúrgicos podem ajudar a aliviar os sintomas. Mas uma vez que a medula espinhal é comprimida, a maioria das pessoas precisa de cirurgia para aliviar a pressão.
- Tratamento não cirúrgico. O uso de órteses, prática de fisioterapia ou injeções de corticosteroides podem ajudar a aliviar a dor e outros sintomas.
- Cirurgia. A cirurgia de descompressão espinhal pode ser realizada para remover uma hérnia de disco, cisto, esporão ósseo ou tumor que esteja pressionando a medula espinhal.
Prevenção
Nem sempre é possível prevenir a mielopatia. Algumas mielopatias resultam do desgaste normal devido ao envelhecimento.
Mas tomar medidas para fortalecer e cuidar de suas costas pode prevenir algumas causas. Com bons cuidados, você pode reduzir a probabilidade ou a gravidade de algumas lesões nas costas. Por exemplo:
- Levante objetos pesados com segurança. Dobre os joelhos, aperte os músculos abdominais e use a força das pernas para ajudá-lo a levantar. Se você não conseguir levantar algo com segurança por conta própria, encontre alguém para ajudar.
- Manter um peso saudável. O excesso de peso coloca mais pressão na coluna.
- Pare de fumar. Em fumantes, os discos espinhais tendem a degenerar mais rapidamente.
- Fortaleça os músculos centrais das costas e do abdômen. Exercícios como flexões, pranchas ou pilates podem ajudar.
O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a melhorar sua condição e, em alguns casos, reverter os danos à medula espinhal.