Tumores da Coluna Vertebral - Sintomas e Tratamento

Tumores da Coluna Vertebral – Sintomas e Tratamento

Os tumores da coluna vertebral são crescimentos anormais que se desenvolvem dentro da área vertebral da coluna, geralmente causando dor e outros sintomas. O diagnóstico e o tratamento ideais dos tumores da coluna vertebral requerem uma abordagem multidisciplinar e um conhecimento profundo da cirurgia da coluna e da cirurgia de tumores musculoesqueléticos. podem ser benignos ou malignos, dependendo das células do tumor.

Neste artigo, compreenda as características desse tipo de tumor, seus sintomas e tratamento.

Características dos Tumores da Coluna Vertebral

A maioria dos tumores malignos que envolvem a coluna vertebral são metástases de câncer de algum órgão visceral, já que a coluna é bem vascularizada e tem estreita relação com os sistemas regionais de drenagem linfática e venosa, sendo, portanto, mais suscetível a metástases.

Os tumores da coluna vertebral podem ser descritos e identificados de várias maneiras diferentes.

Classificação quanto à Origem do Tumor

Uma maneira de descrever um tumor na coluna vertebral é como primário ou metastático:

  • Um tumor primário é aquele que se originou na área em que é encontrado;
  • Um tumor metastático é aquele que se desenvolve como uma extensão de outro câncer (como pulmão, mama, cólon ou rim). Mais de 40% de todos os pacientes que têm câncer em outras partes do corpo, incluindo mama, pulmão, próstata, tireoide, rim e cólon, experimentam a disseminação do câncer para a coluna vertebral durante a vida.

Classificação quanto às Características do Tumor

Outra maneira de descrever um tumor é como benigno ou maligno:

  • Um tumor espinhal benigno geralmente possui bordas definidas e limpas e não se infiltra no tecido saudável. Um tumor benigno não é câncer, mas pode precisar ser removido se estiver causando sintomas ou criando pressão na coluna vertebral. Os tumores benignos da coluna vertebral incluem meningiomas, schwannomas, osteomas osteoides e osteoblastomas;
  • Um tumor maligno é um crescimento canceroso que se espalha e se infiltra em outros tecidos. Os tumores malignos da coluna vertebral incluem condrossarcomas, sarcomas de Ewing e osteossarcomas.

Sintomas

Os tumores da coluna vertebral podem causar uma variedade de sintomas, dependendo do tipo, localização e taxa de crescimento.

Em geral, o padrão mais comum de sintomas é a dor nas costas, no local do tumor, seguida de problemas neurológicos como fraqueza / dormência nos braços ou pernas ou alteração nos hábitos normais do intestino ou da bexiga.

Em pacientes já diagnosticados com câncer de outra área do corpo, um novo aparecimento de dor na coluna pode indicar uma fratura na coluna causada por tumor metastático que enfraqueceu uma vértebra.

Os tumores que surgem dentro da dura são geralmente benignos e de crescimento lento. Os pacientes com esses tumores podem sentir dor por anos antes que ocorram problemas neurológicos.

Tratamento

O tratamento e o prognóstico para um tumor na coluna variam de acordo com o fato de ser primário ou metastático, benigno ou maligno e outros fatores.

As opções de tratamento incluem cirurgia, radiação, quimioterapia ou uma combinação dos três métodos, dependendo das circunstâncias únicas associadas a cada tumor.

Além disso, o controle da dor e a preservação da função neurológica são os principais focos do tratamento de tumores da coluna vertebral. Para esse fim, estão disponíveis várias abordagens terapêuticas, que variam de cirurgia a correção da deformidade da coluna vertebral ou compressão neural e técnicas de intervenção nas quais um tipo especial de cimento é injetado no osso para ajudar a fortalecer a coluna.

O seu médico cirurgião de coluna pode indicar qual a melhor abordagem para o seu caso.

Referência: Mayo Clinic

Compartilhar: