Dor nas Costas - Mitos e Fatos que Você Precisa Conhecer

Dor nas Costas – Mitos e Fatos que Você Precisa Conhecer

Mitos Sobre Dor nas Costas. Quer seja aguda ou crônica, a dor nas costas é uma preocupação significativa para um grande número da população. Pode causar faltas ao trabalho, desconforto, incapacidade e perda de bem-estar. O diagnóstico e os cuidados adequados são essenciais para o alívio dos sintomas e melhoria dos problemas de qualidade de vida.

Não ajuda o fato de existirem muitos mitos sobre dores nas costas e conceitos errôneos. Esses equívocos podem impedir você de receber cuidados adequados ou prevenir complicações. Se você tem dores nas costas, é importante compreender os fatos. Continue a leitura para conhecer alguns dos mitos mais comuns sobre dor nas costas.

Mitos Sobre Dor nas Costas

Mito: O exercício pode causar dores nas costas

Exatamente o oposto. Se você não pratica atividade física, é mais provável que sinta dores nas costas. O exercício ajuda a fortalecer os músculos abdominais e das costas, que por sua vez estabilizam a coluna.

Diariamente, níveis moderados de exercício físico – como caminhada ou aeróbica de baixo impacto – são recomendados. Lesões nas costas acontecem com mais frequência em “atletas de fim de semana”. Portanto, ficar inativo a semana toda e fazer exercícios excessivos no fim de semana pode não ser recomendado.

Mito: A dor sempre vem de uma lesão

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.

Embora a dor nas costas possa ser resultado de uma lesão, outras causas são possíveis. Condições médicas como tumores, pedras nos rins, fibromialgia e algumas infecções na coluna podem causar dores nas costas.

Algumas condições da coluna vertebral, incluindo degeneração do disco ou anomalias congênitas, também podem contribuir. O diagnóstico adequado é fundamental se você tiver dor contínua.

Mito: Repouso na cama é sempre a resposta

Pelo contrário, o repouso prolongado na cama pode piorar os sintomas e retardar o processo de recuperação.

Embora você possa precisar de alguns dias de descanso, dependendo da gravidade da lesão, normalmente são recomendados exercícios leves. Caminhar e alongar – até mesmo nadar – são tipos de movimento benéficos que podem realmente acelerar a recuperação.

Mito: Hérnia de disco precisa ser reparada cirurgicamente

Se os discos da coluna enfraquecerem, eles podem herniar ou romper, causando vazamento dos discos. Isso irrita os nervos circundantes, resultando em dores nas costas e nas pernas.

Embora a condição pareça assustadora, mais de 90% das rupturas ou hérnias de disco melhoram por conta própria. O curso habitual de tratamento inclui atividade reduzida e anti-inflamatórios. A fisioterapia também pode ajudar, dependendo das suas circunstâncias médicas.

Mito: Se você for fisicamente ativo, não sentirá dores nas costas

Não necessariamente. Embora o exercício possa ajudar a fortalecer os músculos ao longo da coluna e aumentar a flexibilidade, ele não o torna imune a dores nas costas.

Esforço excessivo, uma nova rotina de exercícios, irregularidades congênitas da coluna vertebral – e até mesmo o desgaste diário da coluna com a idade – são alguns dos fatores que podem contribuir para a dor nas costas.

Mito: Discos protuberantes são um grande problema médico

Os discos protuberantes não são considerados um problema médico grave. Na verdade, eles são uma parte normal do envelhecimento e a razão pela qual ficamos mais baixos com a idade.

Apenas um pequeno número de pacientes sente dor devido ao abaulamento dos discos. A maioria de nós não sabe quando ocorrem discos protuberantes.

Mito: Se você for a um cirurgião de coluna, acabará fazendo uma cirurgia

Apenas cerca de cinco por cento das pessoas com problemas nas costas acabam necessitando de cirurgia. Existem situações específicas, de acordo com a sua condição médica, em que a cirurgia é necessária. Mas a maioria das lesões nas costas nunca requer cirurgia.

Um cirurgião de coluna só recomenda a cirurgia depois que todas as outras intervenções de tratamento não tenham sucesso.

Abordando a Dor nas Costas com Informação Correta

Como você pode perceber por muitos desses mitos sobre dores nas costas, muitas vezes há informações confusas e vários equívocos sobre a prevenção, causas e tratamento de doenças da coluna.

Quando se trata de dor nas costas, muitas pessoas evitam o tratamento, esperando que ela acabe desaparecendo, e às vezes isso acontece. Mas, em um número significativo de casos, uma avaliação médica é recomendada para diagnosticar completamente o problema e colocá-lo no caminho certo com o tratamento adequado.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.