Conheça a Importância dos Músculos Abdominais para a Coluna

Conheça a Importância dos Músculos Abdominais para a Coluna

O fortalecimento do núcleo é mais do que apenas alcançar o abdômen tanquinho. Desenvolver músculos abdominais fortes pode ajudar a prevenir dores nas costas, tornando-o menos propenso a lesões na coluna vertebral e estruturas adjacentes, proporcionando, também, um alinhamento adequado.

Continue a leitura deste artigo para compreender a importância dos músculos abdominais para a coluna vertebral.

A Importância dos Músculos Abdominais para a Coluna

Muitas pessoas têm dor nas costas – seja na parte superior das costas ou na lombar – e isso pode ser parcialmente causado por músculos abdominais fracos. Como os abdominais são a âncora frontal da coluna, se estiverem fracos, as outras estruturas que sustentam a coluna (os músculos das costas, por exemplo) terão que trabalhar mais.

Ao desenvolver músculos centrais mais fortes, você terá menos probabilidade de ferir ou esticar os músculos das costas.

O Significado da Força do Núcleo

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.

Seu núcleo inclui seus músculos abdominais, costas, quadril, nádegas e pélvicos. De todos esses músculos, três que estão mais associados à manutenção de uma coluna saudável são:

Músculo Transverso do Abdome

O músculo transverso do abdome está localizado sob seus oblíquos. Ele forma a frente e os lados do abdômen, envolvendo-se para se conectar aos tecidos que correm ao longo da coluna.

Em seu papel de músculo central, o transverso do abdome estabiliza a pelve e a região lombar antes de você começar a se mover. Ele também puxa o abdômen em direção à coluna e mantém uma boa postura.

Músculos Multífidos e Eretores da Espinha

O músculo multífido corre ao longo de sua coluna, proporcionando estabilização e promovendo o bom funcionamento das articulações vertebrais. Os eretores da espinha são grandes músculos em ambos os lados da coluna. Eles endireitam as costas e apoiam o movimento de um lado para o outro.

Se você pensar sobre isso, seu núcleo está no centro do seu corpo. Ele precisa ser forte para suportar o peso de todo o corpo, incluindo as costas e o pescoço. Adicionar fortalecimento do núcleo à sua rotina de exercícios pode ajudar a proteger suas costas e pescoço.

Ao aumentar a força do seu núcleo, você também terá menos probabilidade de depender de outros tratamentos para dor nas costas, como medicamentos.

É importante incorporar exercícios que trabalhem todos os músculos abdominais igualmente. Os exercícios do core devem envolver os principais músculos do abdômen, incluindo os oblíquos internos e externos e os abdominais transversais.

Como Cuidar de Seus Músculos Abdominais

Prevenir a dor nas costas causada pela tensão muscular pode ser bastante simples. Além de manter uma boa postura e desenvolver a força do núcleo, existem algumas técnicas importantes que podem ajudá-lo a evitar a dor nas costas:

  • Alongue-se regularmente: como muitos de nós passamos a maior parte dos dias sentados em uma mesa, alongar-se por alguns minutos por dia pode ser muito benéfico;
  • Perder peso, se necessário: o excesso de peso coloca uma pressão extra nas costas;
  • Certifique-se de dormir o suficiente: Procure ter 8 ou mais horas de sono todas as noites. Assim como sua mente, sua coluna também precisa descansar. Ele suporta o peso das costas, portanto, priorize o sono;
  • Incorpore técnicas adequadas ao levantar algo: use a força das pernas em vez das costas para levantar.

Além disso, existem certos tipos de exercícios que podem ajudá-lo a desenvolver a força do núcleo, como ioga e Pilates.

Também é uma boa ideia trabalhar com um fisioterapeuta. Ele pode desenvolver um plano de exercícios específico que envolva exercícios de fortalecimento do núcleo e exercícios de flexibilidade para manter sua coluna saudável e ajudá-lo a manter uma boa postura.

Converse com Seu Médico

Converse com seu médico também. O seu médico irá informá-lo se houver algum exercício que você deva evitar ou que possa aumentar sua dor nas costas.

Como acontece com qualquer exercício, se você sentir mais dor ao fazer exercícios de fortalecimento do núcleo, pare e consulte seu médico ou fisioterapeuta imediatamente.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.