É Possível Prevenir a Progressão da Doença Degenerativa do Disco?

É Possível Prevenir a Progressão da Doença Degenerativa do Disco?

Prevenir a Progressão da Doença Degenerativa do Disco. A doença degenerativa do disco é principalmente um processo relacionado à idade, que acontece quando a almofada de absorção de choque localizada entre as vértebras da coluna se deteriora. Este é geralmente o primeiro evento em uma cascata de mudanças que podem levar à artrite e possíveis complicações, como estenose espinhal.

Mas é possível evitar que a doença degenerativa do disco piore, implementando alguns ajustes no estilo de vida. Continue a leitura para conhecê-los.

Como Prevenir a Progressão da Doença Degenerativa do Disco

Prática de Atividades Físicas

Praticar alongamento ajuda a levar suas articulações a uma amplitude total de movimento.

Fortalecer os músculos, principalmente os músculos das costas e do núcleo (abdominais) e fazer atividade aeróbica regular, com a caminhada como primeira escolha também são práticas benéficas para evitar a progressão da degeneração dos discos intervertebrais.

Evitar Torcer a Coluna

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

Pode ser necessário minimizar ou evitar ações de torção e flexão durante o treino. Isso não é uma desculpa para pular o exercício, mas você pode precisar revisar seu programa com um profissional qualificado para ter certeza de que não está prejudicando sua condição.

Empregar Mecânica Corporal Adequada

Nenhuma discussão sobre exercício está completa sem uma conversa sobre a mecânica corporal, que se refere à maneira como nos comportamos quando movimentamos nosso corpo.

Empregar a mecânica corporal adequada pode ajudar muito a manter o ajuste adequado entre os ossos que compõem as articulações; isso é fundamental para retardar as mudanças degenerativas a longo prazo.

Cuidar de sua mecânica também é uma excelente maneira de estabelecer um equilíbrio entre os grupos musculares que são projetados para mover essas articulações.

Algumas estratégias para empregar a mecânica corporal adequada incluem:

  • Utilizar as pernas em vez de forçar a coluna vertebral ao abaixar-se
  • Praticar pilates ou yoga, que treina o corpo e a mente para ficarem alinhados enquanto se movimenta
  • Manter uma boa postura ao sentar, o que ajuda você a ter uma boa postura ao se movimentar

Pare de Fumar

É sabido que fumar está associado a inúmeros problemas de saúde. E a degeneração discal está entre elas.

Estudos mostram que fumar não apenas diminui a atividade de reconstrução que ocorre nas bordas do disco, mas também contrai os vasos sanguíneos, que fornecem nutrientes ao disco.

Mantenha seu Peso Ideal

Se você não está no seu peso ideal, considere chegar lá. Para a maioria de nós, é mais fácil falar do que fazer. Mas carregar menos peso em seu corpo significa menos pressão sobre suas articulações e discos.

Equilibre o Trabalho Manual e o Sedentarismo

O que você faz no trabalho é importante para suas costas. Isso inclui pessoas de todas as esferas da vida, desde aqueles que se sentam em frente aos computadores até os trabalhadores braçais.

Se você é sedentário, provavelmente não desenvolve muita força muscular. Mas músculos fortes podem ajudar a tirar a pressão dos discos. Além disso, a fraqueza muscular pode estimular a tensão muscular, e isso geralmente leva à dor.

Por outro lado, se você se envolver em trabalho manual pesado, especialmente se não mantiver um programa de treinamento de força equilibrado fora do trabalho, poderá estar mais sujeito a tensão e desgaste nas articulações.

Os especialistas determinaram que, sempre que possível, devemos tentar encontrar um equilíbrio entre o esforço físico extremo e a inatividade.

Cuidados com a Dieta

Pense na abordagem nutricional em termos de estratégia, em vez de cura ou medidas de prevenção específicas. Alimentos e suplementos que suportam o sistema músculo-esquelético podem ajudar a preservar seus discos. Provavelmente o mais útil é a vitamina D.

Mas uma ingestão equilibrada de nutrientes pode ajudar a manter seus discos saudáveis. E beber bastante líquido também é importante para manter uma boa hidratação dessas estruturas.

Quando Fazer Cirurgia?

Se medidas preventivas como estas não funcionarem em seu caso e você continuar sentindo dor consistente, um profissional de saúde pode recomendar a cirurgia. A disponibilidade de cirurgias para ajudar na doença degenerativa do disco inclui:

  • Discectomia, que envolve a remoção de parte do disco para aliviar a pressão sobre o nervo
  • Substituição de disco artificial ou remoção do disco lesionado e inserção de um “espaçador” protético em seu lugar
  • Fusão espinhal, que pode ser recomendada para casos mais graves e envolve a remoção do disco e a união permanente das vértebras abaixo e acima do espaço onde o disco estava

O tempo de recuperação varia dependendo da cirurgia e de suas circunstâncias individuais, mas as pessoas geralmente podem retomar as atividades diárias cerca de quatro semanas após um procedimento cirúrgico.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.