Como Prevenir Dores nas Articulações e Mantê-las Saudáveis

Como Prevenir Dores nas Articulações e Mantê-las Saudáveis

Prevenir Dores nas Articulações. O exercício é uma excelente maneira de tonificar e perder peso. Além disso, constrói músculos que sustentam seus ossos (o que ajuda a prevenir a osteoporose) e melhora sua saúde cardiovascular. No entanto, o exercício também pode ser difícil para as articulações, muitas vezes tornando-as rígidas ou doloridas após o treino.

Se a dor nas articulações for forte o suficiente, ela pode impedi-lo de se exercitar, o que afeta negativamente sua saúde, impedindo-o de obter os benefícios da atividade física. O melhor curso de ação é manter suas articulações, músculos, ligamentos e ossos fortes e estáveis.

Para compreender como diminuir e até prevenir dores nas articulações, continue a leitura deste artigo.

Prevenir Dores nas Articulações

Em outros casos além da artrite, a dor nas articulações geralmente é causada por uso excessivo ou lesão. Dizemos aos nossos pacientes que sigam essas orientações por 2 a 3 meses e vejam se sentem menos dores nas articulações:

  • Escolha exercícios de baixo impacto sempre que possível – Para muitas pessoas, o melhor tipo de exercício físico envolve atividades que não sobrecarregam as articulações, como caminhada, ciclismo, natação, ioga ou treinamento de força.
  • Não alongue antes do exercício – Ao contrário da crença popular, não é bom para os músculos e articulações alongar quando estão frios. Em vez disso, recomendamos o alongamento diariamente ou pelo menos três vezes por semana, mas não imediatamente antes de um treino. Antes de se exercitar, comece com um aquecimento leve, como caminhar por 10 minutos, para soltar as articulações, ligamentos e tendões, depois aumente gradualmente o esforço.
  • Construa músculos para apoiar suas articulações – Músculos fortes dão melhor suporte às suas articulações. Mesmo um pouco mais de força faz a diferença. Além disso, seus músculos precisam de proteína. Exatamente quanto você precisa depende da sua idade, sexo e quão ativo você é. Boas fontes incluem carnes magras, frutos do mar, feijões, legumes, produtos de soja e nozes.
  • Melhore sua flexibilidade – Se suas articulações são rígidas e pouco flexíveis, é importante aumentar sua amplitude de movimento. Quanto mais flexível você for, melhor será o seu equilíbrio e a saúde geral das articulações, e menor será a probabilidade de cair.
  • Mantenha seus ossos fortes – Para ossos fortes, é vital ingerir cálcio e vitamina D suficientes todos os dias. Os laticínios são as melhores fontes de cálcio, mas outras boas fontes são vegetais de folhas verdes, como brócolis e couve.
  • Aplique gelo nas articulações doloridas ou inchadas – O gelo é um analgésico natural que também reduz o inchaço. Para uma articulação dolorida, aplique uma compressa fria ou gelo envolto em uma toalha, deixando-o por até 20 minutos de cada vez. Nunca aplique gelo diretamente na pele, pois isso pode causar queimaduras ou bolhas.
  • Preste atenção na sua postura – Para proteger as articulações do pescoço até os joelhos, sempre fique de pé e sente-se ereto. Ao caminhar, verifique se os ombros estão para trás e a coluna reta. Se você trabalha em uma mesa, faça uma pausa a cada hora para alongar e reajustar sua postura. A natação também é uma boa maneira de ajudar a manter sua postura alinhada.
  • Desenvolva um núcleo forte – Abdominais e músculos das costas fortes melhoram muito o seu equilíbrio, diminuindo a probabilidade de você cair ou se machucar. Concentre-se em exercícios de fortalecimento do núcleo que trabalham os músculos abdominais, das costas e do quadril durante o exercício. Pilates e ioga são ótimos exercícios para fortalecer seu núcleo.
  • Manter um peso saudável – A quantidade de peso que seu esqueleto deve carregar afeta diretamente seus quadris, joelhos e costas. Se você está acima do peso, é importante emagrecer. Mesmo uma pequena perda de peso pode ajudar suas articulações.

Quando Procurar o Médico Devido a Dores nas Articulações

Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.

Uma lesão articular (ombro, joelho, tornozelo, punho, pescoço, costas) pode causar rapidamente a perda de cartilagem nessa articulação, tornando a lesão mais grave. Se você machucou uma articulação, procure atendimento médico imediatamente para avaliação, diagnóstico e tratamento. Se a lesão articular for grave o suficiente, você pode ter que parar de fazer certas atividades que colocam muito estresse nessa articulação ou usar uma órtese para estabilizá-la.

Em alguns casos, a dor nas articulações pode sinalizar algo mais sério. Se seguir essas dicas não aliviar sua dor nas articulações, você pode ter uma condição mais grave, como doença de Lyme, artrite reumatoide, bursite, osteoporose ou tendinite. Se os sintomas persistirem ou piorarem, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico adequado.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta com Ortopedista.