Osteoporose na Coluna – Tratamento e Cuidados
A Osteoporose na Coluna é uma doença óssea progressiva que pode apresentar inúmeros riscos, incluindo a fragilidade óssea, que pode levar a fraturas na coluna vertebral.
Embora viver com osteoporose possa parecer frustrante, há uma série de coisas que você pode fazer para proteger sua coluna e melhorar sua qualidade de vida em geral.
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o tratamento da osteoporose e os cuidados que você precisa ter com sua coluna quando vive com esta condição.
Osteoporose na Coluna
Sua coluna é composta por 24 ossos, chamados vértebras, que são empilhados uns sobre os outros. Esses ossos se conectam para criar um canal que protege a medula espinhal.
A osteoporose é um fenômeno natural que ocorre com o envelhecimento. À medida que envelhecemos, nossos ossos enfraquecem. Quando as vértebras da coluna enfraquecem, elas podem se estreitar e se tornar mais planas. Isso pode causar perda de altura conforme envelhecemos e levar a costas arredondadas, uma corcunda ou uma aparência inclinada para a frente na coluna.
As vértebras enfraquecidas correm um alto risco de fratura. Uma fratura por compressão vertebral ocorre quando muita pressão é colocada em uma vértebra enfraquecida, e a frente dela racha e perde altura. As fraturas por compressão vertebral geralmente são o resultado de uma queda, mas as pessoas com osteoporose podem sofrer uma fratura mesmo ao fazer coisas cotidianas, como alcançar um objeto, torcer a coluna, tossir e espirrar.
Tratamento para Osteoporose na Coluna
O tratamento para a osteoporose geralmente envolve mudanças no estilo de vida, melhorando sua dieta e incluindo uma prática adequada de exercícios, bem como o uso de medicamentos que diminuem a taxa de degradação óssea (chamada reabsorção óssea), aumentam a formação óssea ou ambos.
Se um paciente sofrer uma fratura dolorosa por compressão vertebral devido à osteoporose, ele pode ser candidato a cirurgias como cifoplastia ou vertebroplastia.
Tenho Osteoporose: Como Proteger minha Coluna?
Como a osteoporose faz com que os ossos fiquem mais finos e fracos, é importante reduzir ao máximo o risco de lesões de alto impacto. É possível proteger a coluna movendo-se adequadamente durante o exercício e as atividades diárias.
Atividades que colocam estresse na coluna podem aumentar a probabilidade de quebrar um osso. Por exemplo, pessoas com perda óssea na coluna não devem:
- Inclinar-se para a frente a partir da cintura;
- Torcer e dobrar o tronco ao extremo;
- Carregar pacotes muito pesados;
- Inclinar-se para a frente ao tossir e espirrar;
- Alcançar objetos em uma prateleira alta.
Dieta e Nutrição
É importante que os pacientes com osteoporose recebam cálcio e vitamina D adequados por meio de uma dieta saudável e balanceada.
Um médico, nutricionista ou outro profissional de saúde pode educar os pacientes sobre as quantidades de cálcio e vitamina D que devem receber diariamente, bem como maneiras fáceis de incluir esses nutrientes em uma dieta diária.
Prática Adequada de Exercício
O exercício é ótimo para a osteoporose e para a saúde em geral. Não só pode ajudar a construir músculos e aumentar a resistência, mas também pode construir e manter a espessura óssea.
Embora seja extremamente benéfico, os indivíduos que vivem com osteoporose precisam garantir que estão realizando os tipos certos de exercícios. Certas atividades atléticas que sobrecarregam a coluna devem ser evitadas a todo custo, pois aumentam muito o risco de fraturas. Alguns exemplos de exercícios a serem evitados incluem flexões, abdominais e toques nos pés, pois exigem curvatura da coluna. Os melhores tipos de exercício para indivíduos que vivem com osteoporose incluem:
- Resistência. O treinamento de resistência ajuda a aumentar a densidade óssea e reduz o risco de perda óssea e fratura. Levantar pesos livres e usar elásticos que promovem resistência são ótimas opções que não sobrecarregam a coluna.
- Natação. Um dos melhores exercícios para osteoporose e saúde da coluna é a natação. Melhora a saúde cardíaca e aumenta a resistência e a massa muscular, mas também é uma atividade de impacto extremamente baixo que não sobrecarrega a coluna.
- Flexibilidade. Alongamento, ioga e pilates são ótimas opções; apenas certifique-se de não realizar movimentos que exijam que você torça a cintura.
Pacientes com osteoporose devem conversar com seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios para garantir que os exercícios sejam seguros. Se uma pessoa já tiver uma fratura, as opções de exercícios geralmente são limitadas para evitar mais lesões.
Reduzir o Risco de Queda
Existem alguns métodos que podem ajudar a reduzir o risco de queda:
- Praticar exercícios para fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio e a coordenação.
- Usar sapatos de salto baixo com sola de borracha.
- Ao caminhar, ter cuidado com rachaduras na calçada ou superfícies escorregadias.
- Fazer modificações na segurança da casa, como instalar um corrimão no chuveiro, usar um banquinho de chuveiro ou realocar itens do dia a dia no andar térreo para reduzir o uso de escadas.
- Corrigir deficiências visuais que possam fazer com que uma pessoa tropece e caia.
Além disso, um paciente com osteoporose pode trabalhar com um terapeuta ocupacional para aconselhamento mais individualizado para prevenção de quedas.
Se você tem osteoporose e sente dores nas costas, deve consultar um médico especializado para tratamento de osteoporose. A investigação diagnóstica, nesse caso, envolve verificar se há ossos quebrados na coluna. Seu médico também deve medir sua altura uma vez por ano e anotá-la no prontuário do paciente. Se a perda de altura for igual ou superior a 2cm em um ano, pode ser motivo de preocupação.