Perda de Altura com o Envelhecimento - Por que Acontece?

Perda de Altura com o Envelhecimento – Por que Acontece?

Perda de Altura com o Envelhecimento. É um equívoco comum que todos estamos condenados a encolher à medida que envelhecemos. Um pouco de perda de altura é natural, mas um maior nível de perda de altura não é uma consequência natural do processo de envelhecimento.

Neste artigo, compreenda alguns dos aspectos mais importantes da perda anormal de altura conforme o envelhecimento e conheça algumas maneiras de preveni-la.

Perda de Altura com o Envelhecimento

A perda de altura pode acontecer à medida que você envelhece devido à osteoporose da coluna e outras condições que também afetam a coluna vertebral.

Em circunstâncias normais, as pessoas constroem mais ossos do que perdem até os 30 anos. Após os 35 anos, a perda óssea ocorre mais rapidamente do que a construção óssea, causando uma perda gradual de massa óssea. Pessoas com osteoporose, quando os ossos se tornam porosos e quebradiços, perdem massa óssea em um ritmo ainda mais rápido.

Também perdemos altura à medida que envelhecemos porque os discos que atuam como almofadas entre as vértebras se achatam um pouco por várias causas. Seus músculos também perdem massa, fazendo com que os espaços entre as articulações se estreitem, causando perda de altura.

Todo mundo perde alguma altura à medida que envelhece. As mulheres podem perder mais altura e estão em particular desvantagem porque sua taxa de perda óssea ocorre ainda mais rapidamente após a menopausa.

Fatores de Risco

A genética é o fator predominante para determinar o quão alto você será. No entanto, a perda de altura tem mais a ver com o estilo de vida e a saúde geral ao longo da vida do que com os genes. Embora a genética possa desempenhar um papel pequeno se houver um histórico familiar de osteoporose, apenas ter um vínculo genético não significa que você sofrerá com o encolhimento da coluna vertebral.

Muitas doenças experimentadas durante o envelhecimento podem exacerbar o processo de perda de altura, como:

  • Artrite;
  • Inflamação das articulações;
  • Osteoporose.

Fatores de estilo de vida também podem estar ligados a uma maior probabilidade de redução da massa óssea, assim como da altura. Por exemplo:

  • Dieta pobre;
  • Sedentarismo (falta de atividade física);
  • Tabagismo.

Prevenção

Se você é jovem, tem mais poder para evitar a perda futura de densidade mineral óssea e o encolhimento da coluna vertebral. Para aqueles que não têm esta opção devido à idade; infelizmente, não há como restaurar a altura que você perdeu. Mas não são apenas as experiências e decisões do início da vida que determinam a perda total de altura. Você ainda pode evitar a perda futura de densidade mineral óssea e o encolhimento da coluna seguindo certas diretrizes de saúde:

Exercícios Regulares

Este é um dos passos mais importantes que você pode tomar para evitar a perda de altura, além de melhorar a saúde geral e reduzir o risco de osteoporose e muitas outras condições.

Trabalhar na construção de sua força muscular ajuda a mantê-lo em uma postura saudável, o que não apenas mantém sua coluna reta, mas também ajuda a evitar a perda muscular.

Dieta Saudável

Uma dieta saudável alimenta seu corpo para evitar que seus músculos se deteriorem, além de manter seus ossos fortes para evitar a osteoporose.

Limitar Álcool

O álcool afeta a perda de altura porque pode reduzir os níveis de cálcio e acelerar a perda de densidade óssea.

Evite Fumar

Fumar contribui para o desenvolvimento da osteoporose, bem como uma longa lista de outros problemas de saúde e impede a cura do corpo.

Postura Adequada

A postura correta não é apenas sentar ereto ou manter a coluna e o pescoço neutros enquanto eretos. Você também precisa de uma postura adequada para atividades, como levantar objetos pesados.

Sente-se Menos, Mova-se Mais

Mesmo que você trabalhe sentado, pode se levantar e se movimentar mais. Quando não estiver no trabalho, concentre-se mais em ser ativo e sentar-se menos.

Fazer testes de densidade óssea frequentemente pode ajudar a determinar se você está desenvolvendo osteoporose ou outros problemas relacionados aos ossos. Essas informações podem ajudar a orientar o tratamento para interromper ou retardar a progressão da perda óssea, logo quando for diagnosticada.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar: