Claudicação Neurogênica - Sintomas e Tratamento

Claudicação Neurogênica – Sintomas e Tratamento

A claudicação neurogênica – também conhecida como pseudoclaudicação – é considerada o sintoma clássico da estenose espinhal lombar, uma condição na qual as passagens na coluna vertebral se estreitam por esporões ósseos ou outras estruturas anormais.

Os sintomas da estenose espinhal lombar podem surgir quando os nervos que passam pelas passagens entram em contato com o osso, ligamento ou disco que foi alterado pela degeneração espinhal. Isso pode levar à irritação dos nervos, novamente, causando sintomas.

Neste artigo, saiba mais sobre a claudicação neurogênica, sua causa, sintomas e formas de tratamento.

Tipos de Claudicação

Existem a claudicação neurogênica e a claudicação vascular. Essas duas formas de claudicação atrapalham, pelo menos até certo ponto, seus planos de estar ativo.

Esta com Dores na Lombar?
Marque sua Consulta com o Ortopedista Hoje mesmo.

Com a claudicação vascular, os vasos sanguíneos se estreitam a ponto de a quantidade de sangue que flui através deles não ser suficiente para atender às demandas de suas pernas.

O termo “Neurogênico” refere-se a sintomas que surgem quando os nervos são atingidos, o que acontece com frequência em casos de estenose espinhal lombar. Nesse caso, a claudicação ocorre quando você se levanta e suas costas estão *relativamente* mais estendidas do que quando você está sentado.

Isso contribui para o estreitamento do canal espinhal, do forame neural ou de ambos, até o ponto em que o nervo que passa por esses espaços torna-se comprimido pelo osso próximo ou outra estrutura. É quando sintomas como claudicação neurogênica podem aparecer.

Síndrome de Claudicação Neurogênica

Em vez de uma doença ou condição completa, a claudicação neurogênica é na verdade uma síndrome (uma coleção de sintomas que ocorrem consistentemente juntos), que ocorre devido a uma compressão dos nervos espinhais localizados na parte inferior da coluna (lombar). É tipicamente causada por estenose espinhal – o estreitamento do canal espinhal – na região lombar.

Esse estreitamento geralmente ocorre devido ao desgaste da parte inferior da coluna, bem como alterações artríticas, como:

  • Discos salientes;
  • Espessamento dos ligamentos;
  • Crescimento excessivo de esporões ósseos.

Os sintomas da claudicação neurogênica estão relacionados à postura e podem se manifestar como dores na região lombar e/ou na perna como cãibras musculares.

Esses sintomas de claudicação neurogênica intermitente são frequentemente causados ​​pela caminhada e/ou movimento em direção à posição mais arqueada, que também é chamada de extensão da coluna vertebral.

Eles tendem a ser aliviados ao se abaixar, sentar e/ou curvar-se para a frente na cintura.

Outros sintomas incluem formigamento descendo pela perna e/ou fraqueza na perna. Problemas intestinais ou da bexiga podem ocorrer se a claudicação neurogênica for grave. Nesse caso, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Como a estenose espinhal lombar se desenvolve ao longo do tempo e não é resultado de um incidente único, pode demorar um pouco até que os sintomas sejam perceptíveis.

Tratamento

O tratamento da claudicação neurogênica geralmente começa de forma conservadora. Seu médico pode prescrever analgésicos e/ou fisioterapia.

Outros tratamentos conservadores para estenose espinhal lombar e, portanto, claudicação neurogênica, incluem modificar sua atividade ou injeções epidurais espinhais de medicação esteroide para ajudar a aliviar a dor a médio prazo.

Se a dor contínua intermitente interfere muito no seu estilo de vida, pode ser um sinal de que você precisa de uma cirurgia na coluna. Normalmente, uma laminectomia, que também é conhecida como cirurgia de descompressão, é o procedimento indicado para estenose espinhal.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Acabe Com suas Dores nas Costas!
Agende uma Consulta agora com Cirurgião da Coluna.