Duração da Ciática - Quanto Tempo Dura a Ciática?

Duração da Ciática – Quanto Tempo Dura a Ciática?

A duração da ciática normalmente depende do tipo e gravidade do problema que a está causando. Embora a ciática geralmente resolva dentro de algumas semanas, certas condições médicas podem fazer com que seus sintomas durem por muito mais tempo.

Continue lendo para compreender quando os sintomas da ciática podem continuar a persistir, e conhecer tratamentos e orientações comuns para evitar que as dores nas costas e nas pernas se repitam ou aumentem.

Ciática Aguda e Crônica

As condições comuns que podem causar ciática incluem um problema na região lombar que irrita ou inflama uma raiz do nervo ciático, como:

  • Hérnia de disco lombar;
  • Estenose do canal lombar;
  • Doença degenerativa do disco lombar;
  • Espondilolistese;
  • Espasmo muscular ou inflamação na parte inferior das costas e/ou músculos pélvicos.

Se o seu problema lombar for recente, você experimenta ciática aguda, que pode se manifestar de forma intermitente ou permanecer constante por até 4 a 6 semanas, após as quais geralmente desaparece por conta própria.

Se não for tratada ou se a causa for grave, a ciática pode se tornar crônica e persistente, com duração de dois meses ou mais. Estima-se que 20% a 30% das pessoas podem continuar a ter ciática por 1 a 2 anos.

Evitando que a Ciática se Prolongue

A ciática ocorre de forma diferente para todos. Várias raízes nervosas podem ser afetadas na ciática, cada uma causando dor e/ou dormência em uma parte diferente da coxa, perna e/ou pé.

A resposta a um tratamento específico também pode variar entre diferentes indivíduos com o mesmo diagnóstico de ciática. Encontrar o tratamento certo geralmente é um processo de tentativa e erro.

Experimente uma combinação destes tratamentos em casa para um alívio significativo da dor ciática:

  • Terapia de gelo. Para ciática aguda, tente colocar uma bolsa de gelo na pélvis traseira. A terapia com gelo ajuda a anestesiar a dor, quase imediatamente, ao contrair os vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo sanguíneo e diminuindo a inflamação na região lombar.
  • Medicação para aliviar a dor. Experimente cremes/géis tópicos para aliviar a dor ou tome medicamentos orais de venda livre, como anti-inflamatórios não esteroides (AINE). Enquanto os medicamentos orais se acumulam na corrente sanguínea e têm efeito em todo o corpo, os medicamentos tópicos podem agir mais rapidamente devido ao seu efeito localizado.
  • Terapia de calor. Se você tem ciática crônica, a terapia de calor pode ajudar a aliviar os sintomas, relaxando os músculos tensos e melhorando o fluxo sanguíneo. Esses efeitos também podem ajudar a curar os tecidos da região lombar.
  • Massagem. Massagear suavemente a região lombar pode reduzir a tensão muscular, melhorar a circulação sanguínea e liberar endorfinas (o hormônio natural do bem-estar do seu corpo). A massagem pode proporcionar alívio temporário, mas eficaz da dor, aumentando as habilidades de cura do corpo.
  • Também é importante usar posturas ergonomicamente seguras e apoiadas ao sentar, levantar e andar.

Tratamento Médico

Se sua ciática for recente (aguda), seu médico recomenda o tratamento de acordo com a causa de seus sintomas, com base no histórico médico, exame físico e testes de diagnóstico. O tratamento recomendado normalmente inclui uma combinação de:

Embora raro, para ciática crônica que não responde a várias semanas de tratamento não cirúrgico, a cirurgia pode ser recomendada.

A ciática acompanhada de dormência e/ou fraqueza progressiva ou grave e alterações nos movimentos intestinais e/ou da bexiga podem indicar condições subjacentes mais graves, como a síndrome da cauda equina, que deve ser tratada com urgência.

Cuidar da ciática deve ser considerado parte da vida diária. Embora a maioria dos sintomas se resolva em algumas semanas sem complicações graves, a ciática pode durar meses ou anos se não for tratada.

É importante continuar com a atividade física e acompanhar os exercícios de rotina e as modificações no estilo de vida para evitar que sua ciática se repita.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar: