Hérnia de Disco Lombar – Sintomas, Causas e Fatores de Risco
Hérnia de Disco Lombar. Os discos espinhais desempenham um papel fundamental na parte inferior das costas, servindo para absorver o choque entre as vértebras, apoiando a parte superior do corpo e permitindo uma ampla gama de movimentos em todas as direções.
Se um disco forma uma hérnia, no entanto, pode rapidamente passar de um instrumento da vida diária para dor e sintomas nervosos na perna.
Este artigo aborda como uma hérnia de disco lombar se desenvolve, suas causas e fatores de risco.
Como uma Hérnia de Disco Lombar Desenvolve-se
Um anel externo resistente protege o interior gelatinoso de cada disco, conhecido como núcleo pulposo.
Devido ao envelhecimento e ao desgaste geral, os discos perdem parte do fluido que os torna flexíveis e esponjosos. Como resultado, os discos tendem a se tornar mais planos e duros. Esse processo – conhecido como degeneração do disco – começa bem cedo na vida, geralmente aparecendo em exames de imagem no início da idade adulta.
Quando pressão ou estresse é colocado na coluna, o anel externo do disco pode inchar, rachar ou rasgar. Se isso ocorrer na parte inferior das costas (a coluna lombar), a protusão do disco pode empurrar contra a raiz do nervo espinhal próxima. Ou o material inflamatório do interior do disco pode irritar o nervo. O resultado são dores agudas nas nádegas e na perna.
Sintomas
Os sintomas de hérnia de disco lombar geralmente têm curta duração. Embora uma hérnia de disco lombar possa ser extremamente dolorosa, para a maioria das pessoas os sintomas não duram muito.
Cerca de 90% das pessoas que apresentam hérnia de disco não apresentam sintomas seis semanas depois, mesmo que não tenham recebido tratamento médico.
Os sintomas de uma hérnia de disco lombar podem se resolver por três motivos:
- O corpo ataca a hérnia como um material estranho, diminuindo o tamanho do material herniado e reduzindo a quantidade de proteínas inflamatórias perto da raiz nervosa.
- Com o tempo, parte da água de dentro do disco é absorvida pelo corpo, fazendo com que o disco encolha. O disco menor tem menos probabilidade de se estender para as raízes nervosas e causar irritação.
- Os sintomas melhoram porque o tamanho menor do material herniado reduz a probabilidade de irritar a raiz nervosa.
Embora desperte a atenção quando se torna dolorosa, pesquisas médicas descobriram que é comum as pessoas apresentarem hérnia de disco lombar, mas nenhuma dor associada ou outros sintomas.
É por esse motivo que deve-se ter cuidado no diagnóstico para ter certeza de que uma hérnia de disco lombar está causando o problema.
Causas e Fatores de Risco
A dor causada por uma hérnia de disco lombar parece ocorrer repentinamente, mas geralmente é o resultado de um processo gradual.
Os discos espinhais em crianças têm um alto teor de água, o que os ajuda a permanecer flexíveis, pois atuam como almofadas entre as vértebras. Com o tempo, como parte do processo normal de envelhecimento, os discos começam a secar.
Isso deixa o anel externo resistente do disco mais frágil e vulnerável a rachaduras e rasgos devido a movimentos relativamente suaves, como pegar uma sacola de mantimentos, torcer a parte inferior das costas enquanto balança um taco de golfe ou simplesmente virar para entrar no carro.
Uma causa menos comum de hérnia de disco lombar é uma lesão traumática, como uma queda ou acidente de carro. Uma lesão pode colocar tanta pressão em um disco na parte inferior das costas que ele pode herniar.
Fatores que podem aumentar o risco incluem:
- Idade. O fator de risco mais comum é a idade acima de 35 anos.
- Gênero. Os homens têm quase o dobro do risco de hérnia de disco lombar em comparação com as mulheres.
- Trabalho fisicamente exigente. Trabalhos que exigem levantamento de peso e outros trabalhos físicos têm sido associados a um risco maior de desenvolver hérnia de disco lombar. Ações de puxar, empurrar e torcer podem aumentar o risco se forem feitas repetidamente.
- Obesidade. O excesso de peso aumenta a probabilidade de ocorrer uma hérnia de disco lombar. Carregar peso extra aumenta o estresse na coluna lombar, tornando as pessoas obesas mais propensas à herniação.
- Tabagismo. A nicotina limita o fluxo sanguíneo para os discos espinhais, o que acelera a degeneração do disco e dificulta a cura. Um disco degenerado é menos flexível, tornando-o mais propenso a rasgar ou rachar, o que pode causar uma hérnia.
- História da família. A literatura médica mostrou uma tendência hereditária para degeneração do disco, e a degeneração do disco está associada a um risco aumentado de hérnia.
Embora todos os fatores acima contribuam para um maior risco de desenvolver uma hérnia de disco lombar sintomática, é possível que qualquer pessoa de qualquer idade tenha uma hérnia de disco. Um disco também pode herniar e / ou tornar-se sintomático sem motivo conhecido.