Conheça os Medicamentos Utilizados para Tratar Dor nas Costas

Conheça os Medicamentos Utilizados para Tratar Dor nas Costas

Medicamentos para Dor nas Costas. A dor nas costas é um problema comum que pode interferir no trabalho e na vida pessoal de uma pessoa.

Quando a dor nas costas persiste e continua a interferir na sua qualidade de vida, podem ser necessárias várias opções de tratamento para um alívio adequado. E uma dessas opções é a utilização de medicamentos, de diversas classes farmacológicas.

Continue a leitura deste artigo e conheça os principais medicamentos que podemos utilizar no tratamento da dor nas costas.

Medicamentos para Dor nas Costas

Existem muitos medicamentos que ajudam a aliviar a dor nas costas, incluindo medicamentos orais e tópicos. Alguns destes são prescritos, e outros podem ser comprados sem receita, desde que utilizados com cautela e orientação médica.

Conheça, a seguir os principais tipos de medicamentos utilizados.

Medicamentos Orais

Os medicamentos orais para a dor vêm na forma de comprimidos, cápsulas e formulações líquidas. Exemplos desses tipos de medicamentos para a dor incluem:

  • AINEs. Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, estão disponíveis sem receita ou sob prescrição. Os AINEs podem reduzir a dor, a febre e a inflamação.
  • Paracetamol. O paracetamol atua bloqueando a transmissão dos sinais de dor ao cérebro. Ele está disponível para compra sem prescrição, mas pode ser combinado com outros medicamentos, como anti-inflamatórios ou analgésicos mais fortes. Neste último caso, somente estão disponíveis para compra mediante receita médica.
  • Antidepressivos. Certos medicamentos antidepressivos, como a duloxetina e a amitriptilina, têm se mostrado eficazes no controle de certos tipos de dor crônica, mesmo sem a presença de depressão. Os antidepressivos estão disponíveis apenas mediante receita médica.
  • Anticonvulsivantes. Alguns medicamentos dessa classe, como gabapentina e pregabalina, funcionam imitando um neurotransmissor que regula os sinais nervosos no cérebro. E isso ajuda no controle da dor neuropática. Pessoas com hérnia de disco podem sentir dor neuropática. Os anticonvulsivantes estão disponíveis apenas com receita médica.
  • Relaxantes musculares. A ciclobenzaprina é um dos medicamentos mais comuns dessa classe. Os relaxantes musculares relaxam os músculos tensos e costumam ser usados ​​para tratar a dor associada a problemas músculo-esqueléticos, como dores nas costas e no pescoço. Eles geralmente são prescritos para curto prazo (2 a 3 semanas), embora algumas pessoas possam tomar relaxantes musculares para dores crônicas.
  • Opioides. Tramadol e a codeína são exemplos de medicamentos analgésicos fortes, disponíveis apenas com receita médica. Eles são normalmente prescritos para dores agudas intensas, como durante a recuperação de uma cirurgia. Os opioides têm um risco relativamente alto de serem mal utilizados e abusados ​​e, por este motivo, devem monitorados de perto por profissionais de saúde.
  • Esteroides orais. Os esteroides orais, como a prednisona, são medicamentos anti-inflamatórios. Embora não sejam comumente prescritos para a dor, eles podem ocasionalmente ser recomendados para tratar a dor lombar ou no pescoço aguda devido à inflamação e por curtos períodos de terapia, devido ao potencial de efeitos colaterais graves.

Medicamentos Tópicos

Uma variedade de cremes analgésicos pode fornecer algum alívio da dor nas costas. Eles estão disponíveis para compra, mesmo sem prescrição.

Os cremes que contêm capsaicina, um composto encontrado nas pimentas, podem ajudar a aliviar a dor, especialmente nos casos de osteoartrite.

Os cremes analgésicos que contêm mentol têm um efeito refrescante, que pode aliviar temporariamente a dor nas costas. No entanto, é necessário muita precaução, pois utilizar mentol em excesso pode tornar a pessoa mais sensível à dor.

Todos os medicamentos, incluindo medicamentos sem receita, apresentam riscos e efeitos colaterais. Um profissional de saúde pode ajudar a selecionar quais medicamentos são apropriados para uma condição, sintoma (s) ou tipo de dor específico.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhar: